Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre e sua safra de prefeitos do barulho

Esta safra de prefeitos foi feita na forma da mediocridade. Vejamos, pois: o prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB) se encontra afastado por denúncia de corrupção. O prefeito de Acrelândia, Jonas da Farmácia (PT), também foi afastado pela justiça. Vem agora a decretação da prisão preventiva dos prefeitos Tonheiro (PT), Roney Firmino (PR) e Rivelino Mota (PR), por fraudes à licitação e superfaturamento de compras. O prefeito de Assis Brasil (PR), Betinho (PR) está com os bens indisponíveis. A coluna tem a informação de que pelo menos dois outros prefeitos deverão ser atingidos em breve pelo braço da lei. O que estranha nisso tudo foi como o prefeito Tonheiro conseguiu escapar da prisão e ficar foragido até se entregar. Vazou o sigilo? Se algum dos candidatos a prefeito pensa em se eleger para se resolver financeiramente, esqueça: os tempos são de “Lava-Jato”. Hoje existe um controle jurídico em tempo real das prefeituras. Dos prefeitos que concorriam à reeleição, Roney (foto) era o único com chance maior de ganhar.


Ninguém entendeu nada
Não deu para entender a NOTA do governador dando todo o apoio à ação da Polícia Federal e à Justiça Federal. Ficou boiando como Pilatos no Credo. Ninguém entendeu. A operação não é em âmbito estadual, não atingiu nenhum órgão governamental.


Fundamentação fraca
Dois amigos advogados, com os quais conversei antes da soltura do ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, já me diziam que, a fundamentação da prisão era fraca, porque não havia risco de fuga e nem dele criar obstáculos à ação. Poderia sim recorrer em liberdade.


Candidatura acabou
Com a prisão preventiva do prefeito de Plácido de Castro, Roney Firmino (PR), ele pode esquecer a sua candidatura à reeleição porque acabou o seu discurso de moralidade, ainda que seja solto antes da eleição. Gedeon Barros (PSDB) passa a ser mais o favorito ainda.


Bom dia, secretário Emilson! Bom dia, comandante da PM Júlio César
Antes se tinha no Tropical III uma tranqüilidade, porque havia ronda rotineira pelo bairro com PMs de motocicletas. A pinguela construída pela prefeitura sob um bueiro ligando o Tropical à 10 de Junho, virou ponto noturno de marginais para tramar assaltos na área. Pela pinguela só passam motos. Não adianta vir de carro. Vários assaltos já foram praticados no Tropical, com os bandidos saindo desta maldita pinguela. Estou escrevendo esta nota porque moradores pedem a volta da ronda com motos. Segurança tem de ser perene. Por ora é somente isso.


Fazem parte do jogo
Mesmo no primeiro mandato, o deputado Daniel Zen (PT), sabe que na reta final a tampa da chaleira das críticas abre. E justas ou injustas, elas fazem parte do jogo. É um direito da Eliane Sinhasique (PMDB) subir o tom e do prefeito Marcus Alexandre (PT) responder ou ignorar.


Bom debate
Gosto de ver o debate do deputado Daniel Zen (PT) com a oposição, irônico e com dados.


Não é bem isso, deputada Leila!
A deputada Leila Galvão (PT) tem todo o direito de ornar com adjetivação favorável o candidato a prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos (PT), mas não de cair numa letargia de amnésia de que, Bira foi considerado quando prefeito, como um gestor fraco até pelo PT.


Reconhecer o erro é virtude
O deputado Ghelen Diniz (PP) mostrou caráter, ao pedir desculpas ao ex-deputado federal Taumaturgo Filho, a quem acusou de não destinar emendas à Mâncio Lima, já que liberou várias. Reconhecer publicamente quando se erra é uma virtude.


Não ficará muito tempo
O deputado Nelson Sales (PV) não deverá ficar muito tempo no partido. Após este apoio à candidatura da Toinha Vieira (PSDB) a prefeita de Sena Madureira, seu espaço político irá se encurtar. As direções, regional e municipal do PV, no Acre, são aliadas do governador, que é do PT. E o parlamentar jamais conseguirá mudar o rumo político do PV, no Acre .


Brincando de toma que o filho é teu
Está entrando no quinto mês que os trezentos funcionários da EMATER-ACRE estão sem receber os salários. Dão a desculpa que a culpa é do INCRA, em outro momento que é do governo federal, de quem contratou foi o Estado, mas pagar os servidores, isso nada.


Ou protestam ou não recebem
Ou os servidores da EMATER fazem algum tipo de pressão política ou então vão continuar a serem enrolados com a conversa mole que estão esperando o repasse do governo federal.


Atingiu em cheio
A decretação da prisão preventiva do prefeito Tonheiro (PT) atingiu em cheio a candidatura  de Clóvis Melo (PT) a prefeito do Bujari, porque Tonheiro (PT) era um dos principais apoiadores da sua campanha. Mesmo não tendo nada com o caso, será baleado de tabela por ser do PT.


Fora em 2018
Com a peça da Denúncia do MPF contra o ex-presidente Lula, que será indiciado como “comandante do esquema de desvio de recursos da Petrobrás”, na Operação “Lava-Jato”, está caindo o maior e mais poderoso ícone do petismo, o que deve lhe deixar fora do jogo em 2018.


MPF resolve
Não cabe mais na Aleac a discussão sobre se é legal ou ilegal a contratação de uma empresa de Goiânia para gerir um sistema de monitoramento eletrônico nas escolas estaduais. A acusação está no MPF, que é o lugar onde as dúvidas serão resolvidas, porque é recurso do FUNDEB.


Convicção plena
O senador Petecão (PSD) me disse ontem que, se tem um município onde existe a certeza que o seu partido elegerá um prefeito é em Tarauacá, com a candidata Marilete Vitorino (PSD). Garante que não há mais tempo para o prefeito Rodrigo Damasceno (PT) lhe alcançar.


Entra na campanha
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PR), não deve manter a neutralidade na sucessão eleitoral e a tendência é que na última semana jogue o peso da máquina municipal contra o candidato a prefeito pelo PT, Marcos Fernandes. André pode acabar decidindo a eleição.


Para todos os gostos
O deputado federal Major Rocha (PSDB) exibe uma pesquisa em que a candidata Branca Menezes (PSDB) aparece na frente pela disputa da prefeitura de Senador Guiomard. O senador Petecão (PSD) exibe outra com seu candidato André Maia (PT) liderando. As urnas decidem.


Derrota acachapante
Nas contas das lideranças da oposição, o PT deverá sofrer uma derrota acachapante no Juruá, só elegendo o prefeito de Mâncio Lima, Isac Lima (PT), por estar muito bem estruturado.


Esquema de denúncia
Há todo um esquema de denúncias à justiça eleitoral a ser disparado contra o candidato Railson Correia (PTN) por “abuso do poder econômico”, com o dedo de aliados da sua coligação com o PHS. Não busque os articuladores da manobra fora da sua coligação.


Colocados de escanteio
O vereador professor Roger (PSB) não tem a sua reeleição como prioritária na cúpula do PSB, que joga todo o seu peso para eleger Evandro Rosas, o “Barão”. Já no PCdoB o colocado de escanteio é o vereador Fernando Martins (PCdoB). O ungido é o Eduardo Farias (PCdoB).


Um belo de um administrador
O presidente do DEPASA, Edvaldo Magalhães, mais uma vez deu uma aula de como se administra. Numa seca histórica do Rio Acre, conseguiu manter a distribuição de água sem muitas reclamações. O bom administrador não é o que choraminga na crise, mas o que cria alternativas inteligentes e eficazes.


Lista de compra de votos
Os próprios candidatos poderiam ajudar a justiça eleitoral, denunciando esquemas de compra de votos. Se monitorarem algumas das chamadas “lideranças” comunitárias, vão conseguir desbaratar os fraudulentos esquemas de montagem de listas para vender votos.


Candidato do partido
O advogado Roberto Duarte (PMDB) se tornou uma espécie de candidato oficial do partido para vereador de Rio Branco. Todos dirigentes ligados ao presidente Flaviano Melo (PMDB) trabalham pela sua reeleição. Teria sido uma exigência para se filiar ao PMDB


Mais uma vez fica fora
O PT nunca ganhou uma eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul e nem os candidatos que apoiou. Como a direção municipal do partido se descuidou de buscar construir uma liderança própria teve de procurar para disputar a prefeitura nomes de outros partidos aliados. Com a candidatura de Carla Brito (PSB) a prefeita, que nunca foi do ramo político, mas uma profissional da área policial, o PT pode mais uma vez sofrer uma derrota majoritária no segundo maior colégio eleitoral do Acre. E para o eterno rival, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), com o candidato Ilderlei Cordeiro (PMDB). Só uma zebra muda isso.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.