Menu

Político qualquer um pode ser. Mas com grandeza política são poucos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Político qualquer um pode ser. Mas com grandeza política são poucos. O deputado Ney Amorim (PT) fugiu do redemoinho da mediocridade e externou ontem a sua solidariedade à deputada Eliane Sinhasique (PMDB) pelos ataques sofridos à sua honra de mulher e mãe. Ressaltou a indignação do prefeito Marcus Alexandre pelo fato e criticou os que usam do expediente da desmoralização na campanha política. Ney (foto) é a cara nova que a política precisa, sabendo discernir o momento de se posicionar. Foi um ato que deveria servir de exemplo para alguns porraloucas que saem como uma turba de desatinados a atacar a moral das pessoas. O deputado Ney Amorim (PT) só cresce no conceito popular. Defende o seu partido, sem o escárnio, sem o radicalismo, respeitando os adversários e indo apenas para o debate de idéias. Foi-se o tempo em que se partir para o deboche do adversário rendia votos.


Deputados foram solidários
Outros deputados da FPA como o deputado Eber Machado (PSDC) também manifestaram indignação com o episódio, mesmo sendo integrante da campanha do Marcus Alexandre.


Aloprados raivosos
Tenho boas fontes. E confiáveis. Sei da resistência que o prefeito Marcus Alexandre (PT) sofre dos aloprados do seu partido por manter uma campanha sem atacar os adversários e só falar dos seus projetos e realizações. Mas esta turma terá que se acostumar com os novos tempos.


Coca-cola choca
Que o Acre avançou na Educação, isso é verdade. Os novos dados registrados no IDEB mostram uma realidade positiva. Mas não entremos na história de exemplo ao mundo. A nossa Coca-Cola ainda está choca. O vestibular de Medicina mostra isso. A maioria dos aprovados é de fora. O que indica que precisamos melhorar ainda mais na Educação.


Lugar correto
O deputado Ghelen Diniz (PP) fez o que deve ser feito com um fato supostamente ilegal: levou o caso para o MPF, onde será apurada a sua denúncia de superfaturamento na contratação de uma empresa de Goiânia para implantar um sistema de vigilância eletrônica nas escolas.


Sistemas diferentes
O líder do governo, Daniel Zen (PT), fez o contraponto mostrando que, são contratos diferentes. O da empresa que fazia o serviço tinha um sistema mais simples e a nova contratada oferece um serviço de tecnologia mais avançada. O MPF vai tirar as dúvidas


Este é o debate
O debate político deve ser sempre no alto nível, como o travado ontem entre os deputados Ghelen Diniz (PP) e Daniel Zen (PT), sem agressões, mas em cima dos fatos, como deve ser.


Não condeno suposições
Sobre esta barbárie acontecida com um rapaz de 17 anos, o que se pode neste momento é condenar. Porque é um fato concreto. Mas, até o fechamento da coluna o que havia era a suposta participação de policiais. Não condeno suposição. Só me posiciono em fato concreto.


A inteligência cabe em qualquer lugar
Até para se fazer uma armação tem que se ter inteligência. Ou vira um fato grotesco que não engana o eleitor. Em Cruzeiro do Sul, não sei quem foi o autor da ridícula chanchada de colocar um traveco candidato a vereador na TV, insinuando um caso com o candidato Ilderlei Cordeiro (PMDB). Este tipo de burrice só prejudica a chapa da candidata a prefeita Carla Brito (PSB).


Tira votos
Como é nova na política e não deve estar acostumada com este tipo de baixaria, a candidata Carla Brito (PSB) não atentou que este tipo de coisa no seu horário eleitoral, longe de lhe ajudar só lhe prejudica e faz o adversário de vítima. A grande prejudicada é ela.


Canibalismo em senador guiomard
O natural seria que, em Senador Guiomard, o adversário dos candidatos a prefeito pelos partidos de oposição teria que ser o candidato do PT. Só que deixaram a candidatura apoiada pelo PT de lado e estão promovendo um banquete de canibalismo. É falta de inteligência.


Perdendo tempo
O deputado Jonas Lima (PT) perde tempo em trazer para a tribuna da Aleac o debate sobre a eleição para a prefeitura de Mâncio Lima. Seu irmão e candidato a prefeito Isac Lima (PT) ser atacado é da política, é da campanha, só se ataca o candidato com real chance de ganhar.


Os amigos vão sumir
A primeira pessoa a ser procurada pelos cardeais da FPA, quando chegavam em Sena Madureira, sempre foi o Nilson Areal. Seja como prefeito ou ex-prefeito. Preso, ele vai sentir que não existia sinceridade nesta relação, a não ser o interesse político. Os “amigos” sumirão.


Não me regozijo
Vejo com certa tristeza gente que o ex-prefeito Nilson Areal, ajudou comemorando a sua prisão. Não consigo me regozijar com a desgraça alheia, isso não enobrece o espírito.


Neto padeirinho
O ex-prefeito Padeiro começou a sua desgraça política quando deixou o PMDB e foi para a FPA, com a promessa de que seria o candidato único da coligação. O PT não cumpriu. Vetado pela justiça eleitoral, Padeiro tenta chegar de novo à prefeitura do Bujari via seu filho Neto.


Mais votado
Pelo volume da sua campanha não causará nenhuma surpresa se João Paulo (PSDB), filho do ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) disparar para vereador de Rio Branco. O casal Márcio e Márcia, conhecem tudo de campanha e sabem aonde buscar os votos.


Apostando na recuperação
O ex-deputado Gilberto Diniz me ligou ontem para dizer que, o seu candidato, o prefeito Mano Rufino (PSB) será reeleito em Sena Madureira. Acha que nesta reta final Mano vai recuperar a popularidade perdida ao longo do mandato. Quem não fez a imagem até aqui, difícil melhorar.


Prefeitos apavorados
Pelo que sei o que respondem na justiça, pelos menos cinco dos atuais prefeitos do interior devem estar temerosos, mal dormindo, com esta prisão do ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal.


Falo do que conheço
Falo do que conheço. A jornalista Andréia Forneck está dando um banho nos concorrentes na batalha da divulgação na rede social. Coloca tudo no ar em tempo real à medida que os fatos estão acontecendo na campanha do prefeito Marcus Alexandre. Tem que se reconhecer.


O “Barão” está com tudo
Encontro com um amigo da cúpula do PSB, que vai logo me dizendo: “quero apostar uma garrafa de wisky como vamos eleger o Barão (Evandro Rosas) vereador. Vamos ganhar do Artêmio e do Roger”. Não aposto em política. Isso mostra que a cúpula do PSB joga duro.


Procure do seu lado
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) reclamou ontem na tribuna na Aleac de uma “campanha suja” contra a candidatura do seu irmão Railson a vereador de Rio Branco. Se olhar com calma vai descobrir que os sabotadores estão dentro da sua coligação. Não procure fora.


Uma disputa imprevisível
O deputado Manoel Moraes (PSB) está convicto de que o candidato Bira Vasconcelos (PT) se elege prefeito de Xapuri. O deputado Antonio Pedro (DEM) comemora seu filho  Ailson Mendonça (DEM) “liderar” as pesquisas. A única coisa de concreto é que a eleição vai chegando na reta final embolada.


Era o melhor nome
O ex-prefeito Francimar ganharia a eleição para prefeito de Feijó. Não pode ser candidato. Do seu filho, o prefeito Merla Albuquerque (PT), não se pode dizer o mesmo. O candidato do PP, Kiefe, nestes últimos dias de campanha, deu uma disparada. Ouvi de um petista.


Clima pesado
É em Sena Madureira onde o clima eleitoral está mais pesado, com troca de agressões pessoais entre os apoiadores do Mazinho Serafim (PMDB) e da Toinha Vieira (PSDB). Parece que estão numa guerra de vida ou morte. Bobagem. A eleição acaba e a vida continua.


Raimundo Fernandes
Conseguiu juntar o apoio da chamada “velha guarda” do PMDB para vereador de Rio Branco. E de alguns como o deputado Chagas Romão (PMDB), com sólida base eleitoral. A ex-governadora Iolanda Lima é outra envolvida na sua campanha. Não tirem o Fernandes do jogo.


“Vou ganhar da filha da bispa”
Outro jornalista na disputa, Evandro Cordeiro (PSC), é só otimismo com o apoio do Missionário José da “Casa da Benção”. Cordeiro faz até uma previsão: “vou ganhar da filha da Bispa”. Ele refere-se à candidata Gabriela Câmara (PTC), filha da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR).


Uma luz no fim do túnel
Começa a tramitar no Senado da República dois pontos importantes para a Reforma Política: o fim das coligações proporcionais e a criação de uma cláusula de barreira, a vigorar a partir de 2020. Parece que até que enfim os grandes partidos se tocaram que não pode mais continuar a farra imoral de quase todo mês surgir um novo partido, para na eleição servir de sigla de aluguel. O que se vê da forma mais escandalosa possível é a negociata entre dirigentes de partidos nanicos e quem se encontra no poder. Ou se acaba com isso ou não se moraliza a política.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.