Menu

Henrique Afonso(PSDB): “Cruzeiro do Sul precisa de um novo modelo de gestão”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed-2


Para encerrar o ciclo de entrevistas com os candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul, o segundo maior do Estado, conversei com o candidato Henrique Afonso (PSDB). Ele tem 51 anos de idade, foi sindicalista e vereador de Cruzeiro do Sul, três vezes deputado federal, e é professor universitário de educação da UFAC.

Publicidade

ac24horas – Candidato por que o senhor quer ser prefeito de Cruzeiro do Sul?


Henrique Afonso – Eu acredito que nós podemos desenvolver um projeto com inovações, mudanças e melhorias. Uma boa parte do povo de Cruzeiro do Sul está insatisfeito com o atual modelo e conceito de desenvolvimento que tem sido implementado nesses últimos anos a nível do governo municipal. Acredito que se nós tivermos inteligência e capacidade de implementar um modelo em que a gente possa aproveitar as nossas potencialidades locais podemos encontrar o nosso autodesenvolvimento. Cruzeiro do Sul tem um potencial agrícola muito forte e precisamos ampliar o nosso parque industrial para atrairmos mais investidores e gerar emprego e renda. Através do turismo local poderemos gerar a esperança para fazermos uma transformação pujante na nossa cidade. Acredito que se eu for prefeito poderei melhorar a limpeza pública, a conservação das ruas e a nossa cidade precisa ser melhor iluminada. São contribuições da mais alta relevância para um governo. Tenho certeza que a gente pode fazer muito mais na área de educação. Eu acredito que com a capacidade que temos nas escolas municipais a valorização do magistério tem que ser olhado com muito mais carinho. Os nossos professores precisam ganhar melhor, a qualidade da merenda escolar tem que melhorar e temos que garantir transporte escolar às crianças e jovens que moram em lugares de difícil acesso. Não estou satisfeito com o atendimento dos postos de saúde e acho que dá para melhorar. Precisamos resolver a questão das pessoas que não conseguem ter a ficha para serem atendidas e vamos criar a Unidade de Demanda Livre. É um posto que vai funcionar das 8hs até às 22Hs para aquelas pessoas que vêm das comunidades e bairros que não tiveram condições de ter atendimento com os médicos. Elas terão um atendimento especial nessa unidade. Vamos implantar um centro de especialidades porque, em Cruzeiro do Sul, as pessoas vão nos postos de saúde e quando estão com um problema, por exemplo, rins, estomago, coração ou mesmo na cabeça, não têm como encaminhar para um centro de especialidades. Nós vamos implantar isso. Cruzeiro do Sul precisa de um novo modelo de gestão, novos paradigmas e estabelecer os valores da ética, da honestidade e do amor às pessoas e da humanização no atendimento.


ac24horas -Na verdade a próxima pergunta o senhor já praticamente respondeu. Mas gostaria que destacasse qual seria o seu primeiro projeto, se vencer a eleição?


HA – Hoje o que representa o maior problema de Cruzeiro do Sul é o atendimento nos postos de saúde. Quero de imediato designar um dos postos de saúde para, em parceria com o Estado, a gente garantir um médico de plantão das 8h às 22hs. Pelo SUS sei que a atribuição da prefeitura é de saúde básica e da família, mas se alguém vai num posto de saúde e tem um diagnóstico de câncer precisará de um oncologista e isso já entra no tratamento de alta complexidade. Essa questão da implantação do centro de especialidades é algo urgente. Fazendo isso já poderemos dar uma resposta numa área sensível como é a saúde pública.


unnamed-3ac24horas – Ganhando ou perdendo a eleição qual o seu sonho na política? Qual o cargo eletivo que o senhor ainda gostaria de ocupar no futuro?


HA – A minha preocupação agora é ser prefeito de Cruzeiro do Sul. A questão do amanhã pertence a Deus. Eu não vejo a política como uma obsessão pelo poder, nunca tracei isso na minha vida. Tenho a política como uma missão de quem acredita nas profundas transformações da sociedade. Posso um dia não concorrer a uma eleição, mas estarei sempre participando da vida política da sociedade. Não sei, se perder ou ganhar o que vou ser futuramente. O meu futuro vai ser fruto daquilo que já fiz ontem e o que vamos fazer hoje se refletirá no que vai ser o meu futuro.


ac24horas – Tanto no cenário político acreano quanto nacional quem seria um espelho para a sua conduta? Quem o senhor considera um exemplo para a sua trajetória política?


HA – Com toda a sinceridade a pessoa mais importante da minha vida é Cristo Jesus e o seu Evangelho. Essa pessoa pra mim é perfeita com o seu senso de justiça, de humildade, de amor às pessoas. Tem pessoas que eu admiro como a Marina Silva (Rede) com uma trajetória de vida bonita que tem sido um exemplo para esse país. É uma pessoa que tem uma trajetória semelhante com a que construí durante a minha vida. No meu presente a outra referência que tenho é o deputado federal Major Rocha (PSDB) que tem sido um grande guerreiro na luta contra a corrupção e tem dado demonstração de ética e preocupação com as pessoas. Atualmente a Marina e o Rocha são as duas referências pra mim na política.


ac24horas – Quem o senhor considera os seus principais apoiadores na sua campanha de prefeito?


HA – Em termos de apoio político é o deputado federal Major Rocha.

Publicidade

ac24horas – Agora, uma questão que sempre está presente nas campanhas de Cruzeiro do Sul. Na sua opinião o governo do Estado do PT está cumprindo com as suas obrigações sociais e políticas com a população do município?


HA – Acho que a gente hoje vê o Acre e, especialmente os municípios, como Cruzeiro do Sul, em estado de abandono. Esse projeto da FPA está vencido do ponto de vista dos pilares fundamentais que faziam parte da sua agenda, eles se perderam. Infelizmente não têm dado respostas aos problemas. Hoje o que nós estamos vivendo são os transtornos provocados por esse projeto que, se Deus quiser, nós vamos ter mudanças profundas na política do Acre, em 2018.


ac24horas – Uma pergunta que certamente os seus adversários irão lhe fazer. São coisas que as pessoas comentam no meio da política. Acham que a sua postura em relação à religiosidade pode atrapalhar o seu desempenho político e administrativo. O que o senhor tem a dizer sobre isso?


HA – Sempre digo que não vou ser prefeito dos evangélicos, mas um prefeito com um testemunho cristão que compreende que o estado é laico e que nós temos que respeitar todas as crenças. Vou ter obrigações constitucionais que tenho que respeitar.


ac24horas – Para encerrar qual é a sua mensagem aos eleitores de Cruzeiro do Sul?


HA – Primeiro que nós estamos dentro de um projeto que não quer a continuidade desse modelo que o atual prefeito tem implementado para o município que, aliás, não tem sido bom. Temos vários problemas. Por outro lado, o modelo da FPA já se degenerou com o tempo e não tem mais respostas para dar aos problemas. Acho que nós trazemos a mudança para a nossa cidade. Estamos trazendo uma forma de fazer política diferenciada e queremos fazer o jeito de governar do PSDB com uma gestão eficiente e inovadora que efetivamente tenha compromisso com os problemas do nosso povo e, principalmente, com aqueles que mais precisam.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido