Menu

Pesquisar
Close this search box.

Eduardo Cunha e seu aviso de quem carrega dinamite

Ao dizer após a sua cassação de que o governo Michel Temer se uniu ao PT para eleger o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), com o objetivo de cassar o seu mandato, o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB) deixou um recado claro que vai virar a sua metralhadora giratória para o Planalto. Ele um inimigo com um cinto de dinamite no corpo. Perigoso! Para o PMDB, principalmente! Ao falar que colocará tudo na íntegra sobre o que antecedeu o impeachment num livro, deixou claro (embora negue) que tem gravações. Reputo o Cunha como uma mente privilegiada. Derrubou a Dilma e, dependendo do que revelar, poderá complicar moralmente o presidente Temer. Ainda ouviremos muito falar do Cunha. Ninguém tenha dúvida de que poderá acabar fazendo uma delação premiada explosiva.


Um golpe fatal
A prisão do ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal , foi um golpe mortal na campanha do prefeito Mano Rufino (PSB), porque o tinha como um apoiador que poderia lhe ajudar a sair da má colocação em que se encontra nas pesquisas. A prisão de Areal não chega a causar muita surpresa, porque responde a vários processos por improbidade administrativa. Nilson Areal era na atualidade o representante do DERACRE naquele município. Nilson Areal sempre foi o principal ponto de apoio do PT às suas campanhas. Quando era prefeito, Sena se transformou num reduto que era uma espécie de reserva de mercado dos candidatos petistas.


Complicará muita gente
O ex-prefeito Nilson Areal é frio, calculista, se sentir que foi abandonado pelos companheiros de campanha poderá fazer uma delação premiada que tende a sacudir a política acreana.


Ficou muito claro, mas nos indignemos
Depois da declaração do presidente do DEM, Tião Bocalon, de que o autor das ofensas à candidata Eliane Sinhasique (PMDB) é filiado do seu partido, morre a hipótese do envolvimento do prefeito Marcus Alexandre (PT). Mas não pode morrer a nossa indignação contra este tipo de acontecimento numa campanha política, em que o debate deve ser de idéias. Antes da coletiva, o PMDB deveria ter checado onde o autor estava filiado. Simples!


Fora das contas
Sena Madureira não está mais nas contas do PT de uma vitória da FPA. A fonte é muito boa.


Para não dizer que não falei de flores
A prisão de chefões do crime organizado pela polícia merece ser registrado como um ponto positivo. Não me furto á crítica pela violência desenfreada na cidade, mas também elogio quando necessária e exitosa a ação policial. Ponto para o sistema de segurança como um todo.


Dificilmente é derrotada
Até os radicais petistas comentam que a candidatura do Kiefe (PP) a prefeito de Feijó, pegou embalo nesta reta final da campanha. Andou tendo uma queda, mas ao que as opiniões indicam é que, se recuperou e entra nesta reta final com uma ampla chance de ganhar.


Não se combate com flores
Marginais não se combatem com flores, por isso a PM me terá sempre ao seu favor na trincheira.


Marcus alexandre
Foi criticado pelas alas petistas mais radicais, mas a melhor decisão que tomou ao iniciar a campanha foi a de ter deixado a ala dos aloprados e alopradas do seu partido longe, sem palpitar, porque teve condições de moldar um programa leve, sem ofensas e propositivo.


Disputa dura e sem favorito
Um importante cardeal petista me disse ontem que, já não considera o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), como “franco favorito”, mas que hoje há uma disputa muito dura com a ex-prefeita Marilete Vitorino (PSD), que cresceu muito e se tornou “séria ameaça”.


Desfecho nada elogiável
A campanha para prefeito de Sena Madureira está entrando perigosamente para o campo pessoal. As campanhas trazem inúmeros exemplos de que partir para a desmoralização pura e simples do adversário, longe de destruí-lo, lhe transforma em vítima e só lhe favorece.


“Tite do Mazinho”
Idel Diniz, o mago da política de Sena Madureira, só chama a publicitária Charlene Lima de  “Tite do Mazinho”, numa alusão ao técnico Tite, que desde que assumiu a seleção só ganha. “O Mazinho estava lá embaixo, foi a Charlene assumir a coordenação que ele disparou”, explica.


 Única maneira
Só há um meio de derrotarem o Gedeon Barros (PSDB) em Plácido de Castro, se os seus adversários conseguirem burlar a justiça eleitoral e colocarem em campo nesta reta final um esquema financeiro de compra de votos. Figuras conhecidas da prática circulam por Plácido.


Grosso, mas não omisso
O prefeito de Capixaba, Vareda (PR), é uma pessoa grossa, acha que todo mundo tem de lhe baixar a cabeça. Mas com quem converso me diz que enxugou a prefeitura, paga em dias, é honesto, e que pode acabar se reelegendo por ter muitos candidatos na disputa.


Vinha em baixa
O PT já vinha em baixa em Sena Madureira desde a última eleição para o governo, quando o atual governador perdeu no primeiro e segundo turno, no município, para o candidato Márcio Bittar (PSDB). E como o prefeito Mano Rufino (PSB) não deslanchou, a oposição poderá vencer.


Força diminuída
A prisão do ex-prefeito Nilson Areal (PR) deixa, definitivamente, a campanha para a prefeitura de Sena Madureira entre os candidatos Mazinho Serafim (PMDB) e Toinha Vieira (PSDB), ambos da oposição. É o fim de um ciclo de prefeitos da FPA naquele município.


Mexeu com os adversários
A carreata –maior da campanha – organizada pelo prefeito James Gomes para o candidato à sua sucessão, Jorge Catalan (PP), mexeu muito com os adversários. Deu para se notar pela enxurrada de críticas, pela “grandiosidade”. Sempre disse que Catalan disputaria a ponta.


Buscar outro mote
Para derrotar o Jorge Catalan (PP) vão ter que buscar outro mote que a xenofobia de que não nasceu no município. Basta se buscar a formação histórica do Acre para ver que isso é uma tremenda bobagem. Assim como têm quem chega de fora pilantra tem acreano pilantra.


Jogo sujo, não!
A campanha não pode descambar para a virulência, como aconteceu no caso do ataque à honra da candidata a prefeita, deputada Eliane Sinhasique (PMDB).  A sua conduta é de uma mulher reta, sem deslizes morais. Não importa de que partido venha o ataque, repudiemos.


Clima dos bastidores
Num papo de ontem, de um dirigente de partido nanico e um deputado da FPA, na Aleac, a conversa era sobre a campanha. E ambos elogiando ser deixado fora do horário eleitoral do Marcus Alexandre, a Dilma e o Lula. “Se colocasse estava morto”, comentou um deles.


Sem nenhuma aparição
O deputado presente na conversa polemizou, ao defender que seja mantido o formato atual do programa eleitoral, também, só com a presença do prefeito Marcus Alexandre no vídeo.


Não foi digerida
A coluna tem informação que não foi digerido pelos pensadores da campanha do Marcus Alexandre, o duro discurso do senador Jorge Viana (PT) contra a deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Acharam que quebrou o tom da campanha adotado por Marcus, de não polemizar.


Conversa informal
Como se tratou de conversa informal, não foi uma entrevista, não seria ético revelar nomes. Mas, com o cerne dos comentários, envolve o bastidor petista de campanha, não haveria como não publicar; brigo com o Papa, mas não brigo com a notícia, em hipótese alguma.


Não presenciei
Em mais de 40 anos de jornalismo político não me lembro de ter visto uma eleição tão fria, sem motivação do eleitorado e bairros com poucos cabos-eleitorais. Sinal de que a crise econômica é braba e que também o eleitor está descrente com a política e políticos.


Gilmar giles
Um bom candidato a vereador em Cruzeiro do Sul é o enfermeiro Gilmar Giles (PDT),  nome com qualificação. Câmara Municipal é lugar para pessoas preparadas. Giles é.


Vou virar general de brigada
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), disse que vai terminar a eleição não mais como “coronel”, mas como “general de brigada” da tropa que acabou com o PT no Juruá. E previu: em Marechal Taumaturgo o Izaque  Pianco (PMDB) vai dar uma pisa de votos no prefeito Aldemir Lopes, como nunca aconteceu no município. Em Porto Valter o Zezinho Barbary (PMDB) ganha fácil. O Sebastião Correia (PMDB) ganhará com o dobro de votos do candidato do PT, em Rodrigues Alves. Em Cruzeiro do Sul, o Iderley Cordeiro (PMDB) será eleito. Em Mâncio Lima vamos trabalhar para vencer. Pode anotar para conferir, este é o verdadeiro quadro eleitoral do Juruá, previu Vagner. Em política é bom não apostar todas as fichas contra o prefeito Vagner Sales, porque pode perder tudo, ele sabe se mexer como poucos nos bastidores da política. Está feito o registro do que disse e é aguardar as urnas.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.