Menu

Pesquisar
Close this search box.

Na fronteira com a Bolívia, rio Acre marca 1,13 metro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O nível do rio Acre voltou a baixar na região de Brasiléia e Epitaciolândia, na fronteira do Acre com a Bolívia. Na quinta-feira, 8, dia da última medição, o manancial estava marcando 1,13 metro. A situação tem deixado as autoridades e a população em estágio de preocupação. A regra que mede o nível do manancial deve marcar 1,10 metro até este sábado.


Para o morador Edimilson Nascimento, que faz a leitura das réguas diariamente, há também a possibilidade de o leito do rio se manter estável pelos próximos dias. Ele acredita que com a chegada de setembro chuvas possam ajudar até mesmo na elevação do nível.

Anúncios


Edmilson tem entendimento parecido com o do pesquisador da Universidade Federal do Acre (Ufac), Foster Brown, que tenta explicar as mudanças do tempo nos últimos meses e anos, quando o tempo oscila de 20ºC pela manhã, chegando a mais de 30ºC no período da tarde, mesmo sendo normal para a região.


Segundo Foster, a preocupação fica para a as chuvas que não tem previsão de chegada, deixando pastos secos e os proprietários estão realizando queimadas desordenadas, as vezes criando incêndios florestais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido