Menu

Em meio à seca, Depasa tenta manter abastecimento de água

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A situação é a cada dia mais crítica em Acrelândia, onde, na última terça-feira, 6, o Departamento de Saneamento (Depasa) afirmou só haver reservas de água para abastecer o pequeno município até o próximo domingo, dia 11. Com essa realidade, o órgão já iniciou um plano de ação para não deixar faltar água na torneira dos moradores.


A cidade recebia água oriunda de um açude na área rural da cidade. Com a baixa do reservatório, explica o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, alguns pontos já estão com menos de 30 centímetros. “Houve uma queda brusca na lâmina de água do açude. A profundidade do reservatório é de 2,80 metros, e atualmente está com 80 centímetros, e em alguns pontos o nível está menor que 20 centímetros”, diz.

Publicidade

O município tem um pouco mais de 14 mil habitantes e fica distante 105 quilômetros de Rio Branco. Para evitar desperdício de água, o órgão distribui água aos moradores a cada dois dias, mas isso deve ser ampliado para cada três dias. Bombas mergulhão para bombear a água de um reservatório menor, que fica próximo a bomba de captação flutuante deve ser outra medida tomada nesses próximos dias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido