Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cada dia numa campanha eleitoral curta contem uma eternidade embutida

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ninguém ganhou e ninguém perdeu. A campanha eleitoral municipal ainda não esquentou. As disputas nos 22 municípios acreanos estão abertas. Mesmo porque numa campanha de “tiro curto” um fato, ou mesmo um boato, pode mudar o comportamento dos eleitores na hora de depositar os votos nas urnas. O favoritismo de um ou outro poderá cair por terra. Não há tempo de desmentidos com tão pouco tempo. Eu diria que de agora para frente cada um dos 25 dias que faltam até as eleições conterão uma eternidade. Quem andar, conversar e convencer os eleitores terá mais chances. Achei que nesse formato de apenas 20 minutos diários de programas de rádio e TV, divididos em dois tempos de 10 minutos, a mídia eletrônica perdeu bastante a sua importância. As inserções são mais relevantes, mas mesmo assim não têm força para garantir a vitória para A ou B.


Debates
Um instrumento para informar os eleitores importante seria o debate. Mas na Capital, por enquanto, estão marcados apenas dois. Um no dia 26 de setembro e o outro no dia 29. Muito em cima da eleição. Se alguma emissora tivesse marcado um debate no início da campanha as coisas já teriam esquentado.

Anúncios


Corrida insana
Os candidatos a vereadores não estão tendo tempo fácil. Com pouco recursos financeiros e apenas algumas inserções de rádio e TV a tarefa de se tornarem conhecidos se tornou quase impossível. Vantagem grande para aqueles que já tinham feito a pré-campanha.


Apoio
O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) tem estado constantemente em Porto Acre para ajudar o seu candidato a prefeito Abílio Rodrigues (PMDB). Flaviano tem muito prestígio no município, não só pelas inúmeras emendas que destinou às gestões de Porto Acre, mas também pelo seu trabalho nos tempos de governador do Acre.


De braço dado
Por outro lado, o deputado estadual Jenilson Leite (PC do B) colocou debaixo do braço o candidato à reeleição no Jordão, Elson Farias (PC do B). Tem percorrido os mais distantes ramais do município acompanhando Farias que disputa com Esperidião Júnior (PMDB) e Turiano Filho (PSDB) a prefeitura.


Sucesso total
Me informaram que a vereadora Zeina (PMDB) que teve fotos íntimas espalhadas nas redes sociais, sem o seu consentimento, deve ser uma das mais votadas no Jordão. Uma fonte me disse que os eleitores gostaram das fotos e da sua atitude tranquila em relação ao episódio.


Guerra nas redes
Estou achando menor as disputas políticas relacionadas as eleições municipais pelas redes sociais. Parece que a maior parte dos internautas ainda debate o impeachment da presidente Dilma (PT) e o Governo de Michel Temer (PMDB). Esse continua sendo o assunto principal.


Dia da Pátria dividida
O 7 de setembro ganhou contornos políticos como tudo no Brasil atualmente. Os grupos de “Fora Temer” se enfrentando com as forças que apoiam o atual Governo do PMDB. Parece que o futebol deixou de ser mesmo a paixão número 1 dos brasileiros para dar lugar à política.


Veneno puro
Em Cruzeiro do Sul uma inserção na TV de um candidato (a) a vereador está causando polêmica. O referido (a), é um travesti que gravou um vídeo que dá entender ter tido um “relacionamento”, não se sabe de qual espécie, com um dos candidatos majoritários.


Guerra de purpurina
Uma outra travesti despeitada com o sucesso repentino da inserção, que apoia o majoritário citado, se ofereceu para dar uma pisa no candidato (a) a vereador que estaria mentindo. Evidentemente que isso tudo faz parte do folclore da eleição e não deve ter nenhuma relação com a realidade.


Todos em campo
A sessão desta quinta, 8, da ALEAC, tinha muitos poucos deputados estaduais. A maioria está em campo cuidando das candidaturas dos seus preferidos. Além do fato de ter sido mais uma enfadonha Sessão Solene que politicamente não representa nada para o Acre.


Informação democrática
Depois de ter realizado entrevistas com os quatro candidatos à prefeitura de Rio Branco a coluna vai ampliar a mostra do atual quadro eleitoral no interior acreano. Nos próximos dias estão agendadas entrevistas com as candidaturas à prefeitura de Cruzeiro do Sul, segundo maior município do Estado. Na sequência Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Tarauacá, Sena Madureira e Brasiléia. Uma contribuição para os eleitores conhecerem um pouco mais os candidatos a futuros gestores municipais.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido