Menu

Pesquisar
Close this search box.

Na política, qualquer decisão tem de ser calculada

A eleição não está decidida. O prefeito Marcus Alexandre (PT) apareceu em todas as pesquisas liderando. Seguido da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Mas um indicativo começa a se delinear como sólido: a de que a eleição poderá ser decidida no primeiro turno. O baixo índice de aceitação do candidato Raimundo Vaz (PR) – distante de Marcus e Eliane – emperra até aqui a ida ao segundo turno. Tem de crescer. O boicote armado pelos partidos de oposição, que inviabilizou a candidatura de Tião Bocalon (DEM) à PMRB foi um erro amador de egocentrismo de seus caciques. Tivesse Bocalon, também, na disputa, no mínimo estaria com 20% nas pesquisas, o que somado aos quase 30% da candidata do PMDB, seria uma garantia de segundo turno, que na atual composição de candidatos a cada dia fica mais longe. Na política, cada passo tem que ser calculado. Longe de prejudicar Tião Bocalon (foto), lhe emparedar, lhe tirar da disputa só prejudicou a oposição. Pode até haver um segundo turno, mas algo de excepcional tem de ocorrer. E como estamos menos de 30 dias da eleição, fica bem improvável.


Faltam recursos
Um aliado do candidato a prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), reclamava ontem que, o que tem prejudicado a campanha é a falta de recursos. “Estou vendo a eleição terminar e o senador Sérgio Petecão (PSD) não repassar a ajuda que prometeu ao André”, reclamou.


Campanha para governadora
Se falta estrutura ao candidato a prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), em Tarauacá, a candidata Marilete Vitorino (PSD), tem um volume de campanha de quem disputa o governo. O senador Sérgio Petecão (PSD) gosta mais de abacaxi que do amendoim. Parece!


Propaganda inclusiva
O candidato a vereador, Junior Brana (PDT), inovou na sua propaganda política, trazendo para a campanha a inclusão de minorias, apresentando suas propostas em linguagem de sinais – Libras – atingindo dessa forma a comunidade de surdos. Fugiu do trivial. É o tipo de preocupação elogiável.


Nossa solidariedade
Ao jornalista Jorge Natal a nossa solidariedade e repúdio à agressão que sofreu em Porto Valter, por buscar mostrar a realidade de ilegalidades à opinião pública. Não deixe de levar os trogloditas covardes às barras dos tribunais. Não poupe. Vivemos numa democracia.


Cabeça centrada
O deputado Daniel Zen (PT) é um petista de cabeça centrada. Seus discursos fogem do porralouquismo radical. Defende que a Dilma não cometeu o crime de “pedaladas”, mas reconhece que sua queda se deu mesmo por não assegurar a governabilidade política.


Nada mais do que isso
É buscar fantoche dizer que a Dilma perdeu o mandato por causa do Cunha, do Temer, da Rede Globo e das elites, são falácias. Foi destronada porque foi inábil, truculenta, e não conseguiu montar uma base parlamentar. Tivesse apoio político o impeachment não passava.


Mundo dá voltas
Na política, quando se está no poder, não se deve pisar nos parceiros, porque o poder é efêmero, se dorme nele e se acorda sem ele. E boi sem chocalho não puxa a manada.


Reclamação justa
O deputado Heitor Junior (PDT) reclama com razão do sistema de comunicação do governo estadual. “Gastaram 12 milhões para montar um centro de transplante de excelência, mas não fazem campanhas publicitárias intensivas para incentivar a doação de órgãos”, exemplifica.


Dois lutadores
Não há como deixar de reconhecer que, mesmo antes de ter mandato, o deputado Heitor Junior (PDT) e a sua mulher Elzinha Mendonça, sempre estiveram na linha de frente na defesa dos portadores de hepatites. Foi graças à sua luta que, o Acre foi pioneiro no recebimento pelo SUS dos novos medicamentos de combate à doença. Cada tratamento custaria 300 mil reais.


Não se julgou o mérito
Ninguém vá se admirar se no julgamento do mérito do Mandado de Segurança impetrado pela oposição, o Tribunal de Justiça dar ganho de causa ao pedido de instalação da “CPI da Venda de Casas”, que foi derrubada no plenário da Aleac pela base do governo. Há jurisprudência.


Político experiente
Quem é candidato a vereador pelo PMB, é o Afonso, que já foi vereador, por muitos anos presidente do PSDC, deu muita contribuição política à FPA, é experiente, um bom nome.


Até os adversários
Numa conversa ontem com um apoiador do prefeito Mano Rufino (PSB), este me disse que, a campanha que mais pegou vento nesta reta final foi a do candidato Mazinho Serafim (PMDB), cuja candidatura à prefeitura de Sena Madureira é embalada pela publicitária Charlene Lima.


Não é favor, mas obrigação
 Não se encontram peças de reposição na NOVESA e se nota pouco interesse na solução dos casos. É sua obrigação como revendedora FORD. Há 15 dias diz fiz um orçamento, não tinha no estoque, e até hoje não resolveram. Chegou ao limite. Vou a outras instâncias para solução.


Rasteira na fronteira
A ex-vereadora Jamislene e o marido “Dim Bom que Dói”, que foram até pouco tempo secretários do prefeito Roney Firmino, o abandonaram e estão apoiando o seu adversário na disputa da prefeitura, Gedeon Barros (PSDB).  E ainda pôs o marido de candidato a vereador.


Não se cisca para fora
O deputado Manoel Moraes (PSB) dizia ontem que, vai procurar o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, para buscar uma aliança, no apoio à candidatura a prefeito de Tião Flores (PSB). Em disputa majoritária pudor não ganha eleição, e quem quer ganhar cisca para dentro.


Efeito zero
O PR-PSC-PTC-PEN-SD continuam na coligação com o PMDB, que apóia a candidatura de Ilderlei Cordeiro (PMDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul. O único efeito prático do recurso da presidente do PR, Antonia Lúcia, foi trocar os presidentes, no horário eleitoral não mudou nada. É que na pressa esqueceram o principal: impugnar o pedido de registro de coligação.


É meio complicado
O candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Henrique Afonso (PSDB), tem dois pontos que pesam negativamente numa disputa majoritária: não ter uma grande estrutura de campanha e a sua chapa de candidatos a vereador é pequena. Só seu bom currículo não é suficiente.


Pior não pode ficar
Com o atual sistema político não tenho muitas ilusões sobre o governo do presidente Michel Temer. É como trocar de motorista do carro velho. Mas pior do que foi o segundo mandato da presidente Dilma, acredito que o Temer não será, é quase impossível ele chegar a esse feito.


Não davam nada, mas disputa
Ninguém dava nada pela candidatura do Jorge Catalan (PP) para a prefeitura de Senador Guiiomard. Coordenada pelo prefeito James Gomes, que nunca perdeu uma eleição, a campanha tomou corpo e, ao contrário do que alguns dizem, está na ponta da disputa.


Trunfo de chegada
Hoje, no confronto direto, não tem ninguém na política acreana com a popularidade do senador Gladson Cameli (PP). É um nome que caiu na graça popular. O PMDB pretende tê-lo mais presente na campanha da candidata Eliane Sinhasique (PMDB), nesta reta final.


Jogando no Piaba
O deputado federal Alan Rick (PRB) tem jogado todo seu peso político na candidatura do Piaba (PRB) para vereador de Rio Branco. Vai dar para testar o seu poder de transferência de votos. O Piaba está numa chapa muito forte, a coligação formada pelo PDT-PRB.


Jogando pesado
A Igreja Universal tem jogado pesado no seu candidato a vereador, o Pastor Manuel Marcos (PRB), a sua eleição deixou de ser uma simples questão política para ser uma questão religiosa.


Continua uma avalanche
As informações que chegam de Cruzeiro do Sul são de que a candidatura a prefeito de Ilderlei Cordeiro (PMDB) continua uma avalanche, como a ampla favorita para vencer a eleição.


Não julga antes
Como foram arroladas testemunhas à ação que o PSDB e o PT movem contra o candidato Ilderlei Cordeiro (PMDB), é improvável que a decisão sobre o pedido não saia antes da eleição.


Presunção natural
O conceituado Pastor da IBB, Agostinho Gonçalves, não está na linha de frente da eleição, mas pede votos para o prefeito Marcus Alexandre e para a candidata à vereadora, Pastora Sandra Asfury (PDT). Dos Pastores evangélicos, Agostinho é o que mais transfere votos.


Fez um milagre
Ficam criticando o técnico Álvaro Migueis sem razão. Não tinha perdido um jogo após a decisão com o Moto Clube. E só com jogadores locais. O Rio Branco gastou com importados e foi o último colocado na sua chave na Série D. O Álvaro pode não ser afável, mas é competente. Ou o Atlético não chegaria aonde chegou só com a prata da casa.


Não pode se desvincular
O deputado federal Major Rocha (PSDB) foi alertado que a sua coligação com o PR para disputar a prefeitura da Capital seria uma jogada de alto risco para a imagem do seu partido. As pesquisas têm mostrado que cometeu um grande equívoco em insistir pelo caminho.


Campanha da conversa
Os candidatos a vereador Raimundo Fernandes (PMDB) e Evandro Cordeiro (PR) têm feito uma campanha da conversa, do olho no olho, porque não são vistos como prioritários nos seus partidos. Em eleição já vi muito candidato com dinheiro, que aparecia como favorito, perder.


Uma mulher respeitável
A ex-governadora Iolanda Lima está na campanha da candidata a prefeita de Rio Branco, Eliane Sinhasique (PMDB). Iolanda entrou com as mãos limpas no governo e saiu com as mãos limpas. Não se conhece no seu governo e na sua vida pessoal um deslize político ou moral.


Não enganar é uma virtude
O que tenho ouvido de candidatos da FPA a vereador de Rio Branco é que, o que os motiva a ficar na campanha sem recursos, só com o trivial, sem as fartas “ajudas milionárias” em espécie de campanhas passadas da FPA, é o fato do prefeito Marcus Alexandre (PT) cumprir o que promete; não embromar e não enganar os parceiros. Uma virtude rara na classe política. Por isso é que não se vê defecções. A sinceridade, o respeito, pesa mais do que um caminhão de promessas não cumpridas. Por isso não conheço um candidato que não lhe elogie.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.