Menu

Jovem de 21 anos morre, família doa órgãos e cinco devem sair da fila de espera no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

trans-3


Um total de cinco pacientes que estão na fila de espera da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos no Acre (CNCDO/AC) devem receber novos órgãos no Acre. Isso será possível graças à família de um jovem de 21 anos que morreu após sofrer traumatismo craniano. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Acre.

Publicidade

Como destacou a pasta, foram doados duas córneas, dois rins e um fígado. As córneas foram enviadas a Brasília, onde passam por avaliação. Já os demais órgãos devem ser transplantados em pacientes compatíveis que aguardam na fila estadual.


De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do HC, Regiane Ferrari, os procedimentos de acolhimento da família foram realizados logo após a notificação da morte encefálica. “É muito importante o ‘sim’ da família, pois dependemos da conscientização da população para realizar esse trabalho de salvar vidas”, disse.


Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito – basta informar à família o seu desejo. A doação só se efetiva após a autorização familiar documentada. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, córneas, pele e ossos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido