Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marcus Viana conseguiu os 57% sem ajuda dos baluartes do PT

Os 57% de preferência popular na primeira pesquisa do IBOPE, o que lhe garantiria hoje vencer no primeiro turno a eleição para a prefeitura de Rio Branco, representa um perfil conquistado pelo prefeito Marcus Alexandre (PT) pelo seu próprio esforço, o seu modo particular e direto de tratar com a população. Esta etapa conseguida não deve a ninguém. Não deve ao governador Tião Viana, ao senador Jorge Viana (PT), e a nenhuma outra liderança petista. Só tem 57% porque é um bom prefeito. E ponto. Podem fazer qualquer pesquisa colocando o Marcus com outras lideranças petistas, que aqui na Capital, ele ganha de lavada, de lapada, na preferência do povo. O Marcus hoje tem luz própria. Como ele já disse: “prefeito não tem patrão, tem parceiro”. Além de liderar a corrida para a PMRB com 57%, Marcus também tem a menor rejeição: 20%. Isso num tempo de crise e com o prestígio do PT no fundo do poço é fora de série. É natural que, nas próximas pesquisas, não mantenha este percentual. Mas, uma coisa é certa: não será fácil a oposição lhe derrotar. Já vinha dizendo isso antes da pesquisa do IBOPE.


Oposição não tem melhor nome que a Sinhasique
Sobre esta pesquisa do IBOPE vamos começar dizendo que a oposição não tem um nome melhor para a disputa da prefeitura da Capital do que a deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Só é candidata à sua própria custa. É mérito seu no número alcançado. Os seus 28% mostram isso. O que está mais perto dela, o candidato Raimundo Vaz (PR) tem 4%. Era a tendência natural que a polarização se daria entre Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB). A Eliane deve crescer ainda. Mas para ter chance de ganhar terá que ser um crescimento aos pulos, porque teremos pouco mais de um mês de campanha.


O que chama a atenção
O que está chamando a atenção nesta primeira pesquisa do IBOPE é a quebra de um paradigma: o da eleição para prefeito na Capital ser sempre apertada. E do Marcus também aparecer ganhando no primeiro turno. É aguardar os novos números.


DELTA entra em campo
Quem entra hoje em campo fazendo uma pesquisa para a prefeitura da Capital e o instituto DELTA, que tem o respeito e credibilidade conquistados em outras pesquisas nas eleições passadas. O resultado do DELTA deverá ser divulgado na próxima sexta-feira.


Como o diabo da cruz
É tudo que é candidato fugindo da cola do PT como o diabo da cruz. O Marcus Alexandre trocou o vermelho pelas cores laranja e branca. E colocou de lado a estrela. Em Brasiléia, a candidata a prefeita Fernanda Hassem (PT) também renegou o partido. O seu diretório não tem o vermelho e a estrela é pintada bem discreta. Só anda de cores claras para não lhe vincularem ao PT.  Nesta pindaíba, ela é uma das poucas sem nenhum problema de caixa.


O espatifado no ninho tucano
A troca pública de acusações entre o deputado federal Major Rocha (PSDB) e o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSD), que foi gravada e publicamos em primeira mão, e esta recente acusação de que Bittar, supostamente, estaria por trás do movimento para enfraquecer a candidatura de Henrique Afonso (PSDB) à prefeitura de Cruzeiro do Sul, aumentou ainda mais o abismo, entre as duas maiores lideranças tucanas. Pelas informações que me chegaram o deputado federal Major Rocha (PSDB) está montando um dossiê para entregar na direção nacional do PMDB, em que Márcio Bittar (PSDB) é acusado de trabalhar contra o partido. Não sei qual o desfecho final, mas um ponto me parece bem claro, não há mais lugar no espatifado ninho tucano para uma convivência pacífica dos dois. O deputado federal Flaviano Melo (PMDB) já declarou que as portas do seu partido estão abertas para receber o grupo de Márcio Bittar (PSDB). Não é nada improvável que o convite acabe sendo aceito. Ou Bittar deixa o PSDB ou a sua permanência será sempre de rusgas com Rocha. Não há clima para um armistício.


Não existe diferença
A Dilma ter ido ao Senado não mudará absolutamente nada, na votação que decidirá pelo seu afastamento definitivo do mandato. Equivale a um condenado a ser enforcado ir dois dias antes de ser executado, conhecer o local da execução. Seu erro foi o mesmo do PT: arrogância.


Cesse a hipocrisia
Certa feita numa palestra na “Biblioteca Pública de Rio Branco”, o senador Jorge Viana (PT) disse que, neste modelo político, nenhum presidente governaria o país sem estar afinado com o Congresso. Dilma está caindo exatamente por pisar e trombar com a classe política. Só isso.


Obra pessoal
Tudo o que ocorreu na Câmara Federal e está sendo finalizado no Senado é o resultado da falta de habilidade da Dilma e o seu menosprezo com a classe política. O Lula não superou o “Mensalão”? Superou porque tinha uma base do governo leal. Ela não pode reclamar de nada.


Um lado que ressalto
Mas há um ponto que ressalto como altamente positivo na personalidade da Dilma: rechaçou de forma veemente todas as tentativas dos Aloprados do PT em querer impor uma legislação para ter o controle da imprensa, o que redundaria na censura existente hoje na Venezuela.


Nenhuma influência
O presidente Lula gravou um vídeo pedindo votos para o prefeito Marcus Alexandre. Perda de tempo. Lula vive  seu pior momento político. Nem no seu melhor momento nunca conseguiu vencer a eleição, no Acre, mesmo tendo liberado muito dinheiro para os governos do PT.


Foi tudo uma grande farsa
Os políticos não podem reclamar do que está ocorrendo no país. Tiveram a oportunidade de derrubar as coligações proporcionais, criar uma cláusula de barreira para frear o surgimento de partidos de aluguel, mas optaram por não fazer uma reforma política de vergonha. Foi uma farsa. É imoral se ter 35 partidos. A grande maioria só para barganhar cargos e dinheiro. E só.


Canibalismo na oposição
O que está acontecendo em Cruzeiro do Sul é uma verdadeira guerra entre PSDB e PMDB. Como se somente ambos estivessem disputando a eleição para a prefeitura do município. Enquanto isso, o PT, que estava quase fora do páreo, agradece e começa a entrar no jogo.


Rosana Nascimento
Nunca conversamos. Não temos afinidades. Mas, para ser justo, um ponto positivo deve se ressaltar na presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento: após longos anos foi a única presidente independente da entidade. Sobre a sua reeleição ou não é com os sindicalizados.


Peso zero
Pelos valores mostrados como doações de ocupantes de cargos de confiança da prefeitura à campanha de reeleição do prefeito Marcus Alexandre, pode-se dizer que, é um montante que não terá influência na decisão do eleitorado. E até porque você fazer doação não é crime.


Última bolacha do pacote
O senador Sérgio Petecão (PSD) avaliou que pela campanha que vem realizando, a sua irmã, Lene Petecão (PSD) será a candidata a vereadora de Rio Branco, “mais votada” desta eleição. É bom deixar essa história de última bolacha do pacote para as urnas. Já vi salto alto quebrar!


Não levaria no pagode
Os adversários andam levando a candidatura a prefeito do Jorge Catalan (PP) a pagode. Não esqueçam sempre, gostem ou não dele que, tem o apoio do prefeito de Senador Guiomard, James Gomes, que nunca perdeu uma eleição. Não o coloquem como fora do páreo.


Uma fraude
De tudo o que se tem falado no Senado acerca do impeachment da Dilma, a maior bobagem defendida é a da adoção de um Plebiscito para se saber se o povo quer novas eleições. Uma nova eleição é trocar seis por meia dúzia. Sem uma Reforma Política isso se torna uma fraude.


Pesquisas a caminho
O PSDB mandou fazer pesquisas em Sena Madureira, Brasiléia, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul e Assis Brasil. Brasiléia é o único município que causa uma expectativa nos seus números, porque entrou uma nova candidatura pela oposição no jogo. Não se sabe o impacto.


Analisando pelo contexto
Não é para ser agradável a ninguém. Mas se for feita uma análise dentro do contexto, a candidatura do prefeito Marcus Alexandre (PT), mesmo com seu partido no fundo do poço, é muito forte. A sua administração tem realizações e disputa a reeleição na máquina municipal.


Posando para as câmeras
Perguntei ontem a um amigo o motivo de tanta exposição do senador Jorge Viana (PT) na defesa da Dilma, com quem nunca teve livre trânsito. A explicação: “faz parte do esquema traçado pelo PT, para a montagem do documentário em filmagem sobre impeachment na versão petista”.


Quanta bobagem!
Uma bobagem alegada, principalmente, por senadoras petistas: que a culpa da queda da Dilma é pelo fato de ser mulher. É querer brincar com quem tem um mínimo de inteligência.


Coligação PSDB-PR
João Paulo (PSDB), Sargento Silva Neto (PSDB), Célio (PSDB), Clézio Moreira (PSDB), Evandro Cordeiro (PR) e Gabriela Câmara (PSC) são os nomes tidos como os mais fortes desta coligação.


Político tem que ter lado
Não critico o petista que se empenha na defesa da Dilma, mesmo não concordando com as suas alegadas razões, porque para mim o político tem que ter lado. O que deve ser condenado é aquele político sem lado definido, que vive em cima do muro, ao sabor das conveniências.


Respondo o que me foi pedido
Vou responder o que me foi pedido numa mensagem pelo senador Jorge Viana (PT), sobre a minha opinião do seu discurso na defesa da Dilma, na sessão anterior à presença dela no Senado. “Poderia ter dito tudo o que disse sem passar uma imagem de raiva”, é o que penso.


Uma campanha fria
Uma amiga da comunicação comentou ontem que, nunca participou de uma campanha tão “fria” como esta para vereador e prefeito de Rio Branco. Os escândalos políticos devem ter tirado a motivação do eleitorado, ninguém crê mais nas promessas, acho que deve ser isso.


O restante é periférico
O principal vilão desta eleição é a elaboração de “listas” com nomes dos eleitores, que são vendidas aos candidatos na base de 100 reais. Isso virou uma patifaria quase que oficializada. É muito fácil se descobrir nos bairros os que comandam isso em várias eleições, basta se fazer um serviço de inteligência em cima de conhecidas lideranças (sic), que são os que mais lucram com esta bandalheira. O resto é periférico. Se a justiça eleitoral e a PF colocar este combate como prioridade e prenderem alguns espertalhões se terá dado um golpe na compra de votos.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.