Menu

Mais de 200 ocorrências de incêndio foram registradas no final de semana em todo o AC

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a forte estiagem do período de verão a cada dia cresce o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar. Segundo o Major Falcão, somente neste final de semana, mais de 200 ocorrências foram atendidas pela corporação. Um dos incêndios de grande proporção colocou em risco aeronaves estacionadas no aeroporto do município de Feijó (AC).


“Além de aeronaves a própria estrutura do aeroporto foi colocada em risco. Na área também tinha tanques de combustível de avião, mas graças a Deus e o trabalho dos bombeiros o incêndio foi controlado” acrescentou o Major Falcão.

Publicidade

Em Rio Branco, segundo o Corpo de Bombeiros, áreas no Aeroporto Velho, Transacreana e Vila Acre foram fortemente afetadas pelos incêndios de vegetações. Na Vila Acre, ontem à noite, uma chácara foi totalmente tomada pelo fogo.


“O pico foi no sábado, mas ontem tivemos muitas ocorrências. Do total de todo o final de semana até hoje 75% das ocorrências estão ligadas a incêndios florestais” afirmou o major.


Com a chegada de mais uma frente fria prevista para esta semana, aumenta o alerta contra as queimadas comuns neste período. Monitoramentos por satélites realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) comprovam que os focos de incêndios na zona rural têm crescido ano a ano, causando perdas econômicas e ambientais com a destruição da vegetação e a emissão de gases de efeito estufa.


Segundo o Inpe, em sua maioria, os incêndios são provocados pelo homem, de forma proposital ou acidental, na limpeza de pastos, preparo do solo, desmatamento, colheita manual de cana-de-açúcar, disputas por terras, protestos sociais, entre outras causas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido