Menu

​Fumaça no Acre é oriunda de outros estados e da Bolívia, confirma Instituto de Pesquisa

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

unnamed


Por, pelo menos, dois dias a fumaça que vem cobrindo o Acre tem se intensificado. O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) aponta que grande parte dessa fumaça é oriunda do Amazonas, Rondônia e Mato Grasso. A Bolívia, nos departamentos de Beni, Santa Cruz e Pando, também tem contribuído com o cenário.

Publicidade

Todo o leste do estado está afetado por grande concentração de fumaça, em decorrência dos ventos Sul que, apesar de sua baixa velocidade, deslocam a massa de fumo. Rio Branco apresenta a maior concentração.


Embora a fumaça venha de fora do Estado, alguns municípios acreanos também queima. Feijó, seguida de Tarauacá, Rio Branco, Manoel Urbano e Sena Madeira, lidera o ranking de focos de calor em todo o Estado. De janeiro até agosto, o Acre registrou 1.786 queimadas, entre urbanas e rurais.


As operações de fiscalização e repressão ao desmatamento ilegal e queimadas estão sendo realizadas pelo governo do Estado. O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) já aplicou mais de R$ 200 mil em multa, por crime ambiental.
O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), Paulo Viana pede a contribuição da sociedade tanto para denunciar as queimadas quanto para não fazer praticar a queima.


Ele comenta ainda da existência do Plano de Controle e Combate aos Focos de Calor, que é tratado na Secretaria de Meio Ambiente, onde os três departamentos da Bolívia discutem a situação para a redução dos focos de calor.
Segundo ele, já foram 79 multas e embargadas mais de 100 propriedades, que ficam impedidas de financiamento até sanar o dano ambiental.


As multas geradas são contabilizadas de julho deste ano, logo quando iniciaram as operações contra as queimadas pelos órgãos de meio ambiente.


0393e7ba-03f6-4c63-bc47-971613c5b86b d40d4953-45b8-4408-ac6d-ed498b32efeb


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido