Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Acre, servidores públicos especialistas reclamam de defasagem salarial

0e9d20de-6765-47ed-a1fd-3621c7748fc2


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Dezenas de servidores públicos do Estado estiveram nas primeiras horas da manhã desta terça-feira, 23, em frente à sede da Secretaria de Gestão Administrativa (SGA), em um ato pacifico, para cobrar agilidade quanto a negociação de reajuste salarial de especialistas com nível técnico e superior. A categoria reúne mais de 200 servidores que foram aprovados mediante concurso público realizado em 2006.


Os cargos de especialistas são: Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Assistente Social, Biólogo, Cientista Social, Contador, Economista, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Pedagogo, Psicólogo, Sociólogo e Terapeuta Ocupacional.

Anúncios


d7110c52-4e7b-4ea8-986e-09a79207388c


Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos em Informações (Sindpd), Ari Palu Junior, desde 2008, os servidores especialistas não recebem reajuste salarial. “A defasagem é notória se equipararmos os salários desses servidores com os de outro poder, como por exemplo, do Legislativo e Judiciário. A diferença salarial é superior a 100% do que recebemos. Um especialista que recebe R$ 2.680,00 pelo Estado, em outro poder recebe mais de R$ 5 mil, ou seja, recebe o dobro do que ganhamos no Estado”, explicou.


Ari Junior pediu mais celeridade por parte do Estado, a fim de que as negociações possam avançar. Ele informou que o diálogo tem sido constante por parte dos gestores e equipe de governo, porém nada foi deliberado para por fim a defasagem salarial.


“Desde 2013 estamos em constante diálogo, mas infelizmente as coisas não avançam. Estamos tentando mais uma vez dialogar, de forma amigável. O problema vem sendo empurrado com a barriga. Eles alegam desde problemas ambientais (enchentes) até atual crise econômica, mas isso não pode ser usado, como argumento constante, para não deliberação por parte do governo”, destacou.


O presidente do Sidpd informou ainda que a SGA chegou a apresentar uma proposta que contemplou os especialistas, porém alegando impedimentos jurídicos envolvendo as inúmeras classificações de especialistas, a negociação foi paralisada. Ele destacou ainda que os profissionais já se mobilizam para dar início a paralisações, caso não haja avanços significativos. “Estamos aqui para pedimos agilidade nas negociações e respeito a todas as categorias”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido