Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jéssica defende envolvimento da União para acabar com os lixões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Sales_02Somente prorrogar o prazo e transformar os lixões em aterros sanitários não basta,   é preciso um planejamento de gestão para reciclagem com eficiência e eficácia; diz Jéssica Sales.


A deputada Jéssica Sales (PMDB-AC) destacou nesta terça-feira 23, um assunto relevante que  voltou a ser discutido na Câmara dos Deputados. Em audiência pública promovida hoje pela Comissão de Desenvolvimento Urbano será debatido o Projeto de Lei Complementar 14/2015, de autoria do deputado Odelmo Leão, que amplia até 2024 o prazo para que estados e municípios  cumpram a legislação de por fim aos lixões no país.


Pelo projeto, a   União também será obrigada a oferecer apoio técnico e financeiro a estados e municípios na elaboração dos planos de saneamento básico e de resíduos sólidos.

Anúncios


A Lei dos Resíduos Sólidos foi   editada em 2010 e desde então, muito se vem debatendo sobre a viabilidade e os prazos  nela estabelecidos. O prazo, inicialmente determinado pela legislação, expirou em 2014  porém,  por falta de estrutura técnica e recursos financeiros, a maioria dos municípios brasileiros, inclusive os municípios acreanos, exceto Rio Branco, não conseguiram obedecer os ditames da lei.


Para a deputada Jéssica Sales, é imprescindível o envolvimento  da União.  “Prorrogar tão somente o prazo não resolve, é preciso um esforço conjunto para criação de aterros sanitários  adequados. Esta responsabilidade não pode recair somente sobre as prefeituras, os custos são elevados, é uma sobrecarga, principalmente para os pequenos municípios” – disse.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido