Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ninguém dos Direitos Humanos foi prestar solidariedade à família

Existe uma máxima de que, ninguém é preso por estar em igreja rezando. Antes de se querer falar em “excessos” por parte da PM, no episódio em que morreu o policial militar Alexandro Aparecido, cautela. É só pegar a ficha do acusado de ter dado o tiro no PM para se ver que não estava se tratando de um santo. O vídeo mostra que reagiu à prisão. O que se vê é uma sociedade clamando por mais segurança, quando a polícia age e ainda vira vítima, se quer culpar o morto? O advogado do acusado está no seu papel constitucional. Nada contra. Mas não queiramos querer transformar o PM morto em culpado e o suposto culpado em inocente. Eu quero externar ao comandante da Polícia Militar, coronel Júlio César dos Santos , a minha solidariedade, que não tenho dúvida que é das famílias de Rio Branco, extensiva a todos os policiais militares, não só nesta abordagem de alguém que não é nenhum santo, mas no seu trabalho como todo. Quando a polícia age com rigor, usou de força exagerada. Quando não age é omissa? Vão arrumar uma lavagem de roupa os que pensam assim. O momento é de a sociedade apoiar a PM e a Polícia Civil porque não se trava uma guerra contra monges inocentes, mas contra bandidos perigosos. O resto é a mais pura hipocrisia. Não se enfrenta bandidos que tocam fogo no patrimônio público, que assaltam, com flores, tem que ser duro.


É uma pergunta de todos
A Associação dos Policiais Militares já fez e vou reforçar: por que ninguém dos Direitos Humanos, secretário Nilson Mourão, foi prestar solidariedade à família do PM morto?


Não consigo assimilar
Por mais que tente não consigo assimilar a falta de humanidade dos que comandam a Secretaria de Habitação com o drama de famílias há meses acampadas no térreo da Aleac. Volto a bater na tecla. É desumana a omissão. Não se mexe uma palha. E o MPE? Por ser enfeite, se feche a SEHAB.


Primeira ação no tre-ac
A coluna tem a informação de uma boa fonte jurídica. O PMDB vai acionar o prefeito Marcus Alexandre (PT) pela sua presença constante vistoriando obras em execução, o que configuraria como uso da máquina pública. A ação será a primeira do gênero no TRE-AC, nesta campanha.


Jogo combinado
Um experiente deputado da oposição pintou o seguinte quadro, sobre a candidatura do Raimundo Vaz (PR) a prefeito. “Ganhar é difícil, mas o Vaz deixa seu nome em evidência para a Câmara Federal, em 2018, e a Antonia Lúcia pode eleger a filha vereadora. Exatamente isso.”


Pensando bem…
Acho também isso. Seria como unir o útil ao agradável. E o que vier é lucro.


Melhor vender bodó
Com toda estrutura da SEAPROF e da secretaria municipal de Agricultura na sua campanha, se o Mamede Dankar (PT) não conseguir se eleger vereador melhor será montar uma banca e ir vender bodó. São duas máquinas poderosas, aliado ao fato de Dankar ser um nome leve.


Composição muda bancada do PDT
O deputado Jesus Sérgio (PDT) dará entrada na sessão de terça-feira da Aleac, com um pedido de afastamento por 90 dias. O primeiro suplente Henry Nogueira (PDT) abre mão por este período, por preferir continuar secretário. Assumirá o segundo suplente, o bancário Neném (PDT).


Acordos políticos permeiam as mudanças
Por este acordo, o deputado Heitor Junior (PDT) e o novo o deputado Neném (PDT) apoiarão o deputado Jesus Sérgio (PDT) para a Câmara Federal em 2018. E Jesus e Neném trabalharão para eleger Elzinha Mendonça (PDT) vereadora de Rio Branco. Isso a torna mais forte.


Pouca coisa a perder
Nestes noventa dias que o deputado Jesus Sérgio (PDT) ficará afastado os debates na Assembléia Legislativa não perderão muito. Nas poucas vezes que Jesus foi à tribuna fez cobranças para melhoria da BR-364, mas o groso foi só elogios ao governador Tião Viana.


O grande perdedor
No tabuleiro deste xadrez político quem levou o xeque-mate foi o presidente do PDT, Luiz Tchê, que deixará de contar com o apoio dos deputados Jesus Sérgio (PDT) e Heitor Junior (PDT) para a sua candidatura de deputado federal. Levou o xeque-mate sem mover uma peça.


Rodada de pesquisas
O jornal OPINIÃO mandará fazer uma rodada de pesquisas abrangendo a disputa das prefeituras em Rio Branco, Brasiléia, Sena Madureira, Porto Acre, Feijó e Tarauacá.


A grande interrogação
Entre todos os municípios a grande interrogação é sobre as eleições para prefeito de Brasiléia. A candidata Fernanda Hassem (PT), quando a dupla Aldemir Lopes e o prefeito Everaldo Gomes estava no poder, era a favorita. Não se sabe com a oposição unida em torno da candidatura de Manoel Prete (PSDB). As próximas pesquisas é que darão a primeira luz se mudou algo ou não.


Bem antes das mudanças
O prefeito Marcus Alexandre descolar a sua imagem do chamado “velho PT” trata-se de dar cara própria à sua candidatura. Não é exatamente para conquistar votos fora do PT. Pela sua prática ao longo da sua gestão já tinha ultrapassado o teto dos votos petistas.


Novos caminhos
Até porque, o discurso de “é Dilma lá e o Marcus Alexandre aqui”, já foi para o espaço. No próximo dia 29 começa a sessão que a afastará Dilma de vez do poder. O Lula continua sendo uma grande liderança, mas nunca ganhou no Acre. O Marcus tinha mesmo que se modernizar.


Velho e bom Mauri
Encontrei o ex-prefeito Mauri Sérgio ontem no mercado distribuindo santinhos dos seus candidatos Eliane Sinhasique (PMDB) para prefeita e Roberto Duarte (PMDB) para vereador. E dizendo que a aceitação de ambos está além da expectativa. Mauri é um cidadão do bem.


Queridinho da cúpula
O que se sabe é que o advogado Roberto Duarte é o “queridinho” da cúpula do PMDB na disputa de uma vaga de vereador. É o candidato do deputado federal Flaviano Melo (PMDB).


Raimundo neném
Os candidatos a prefeito da coligação PHS-PTN podem até batê-lo na votação, mas não será uma tarefa das mais fáceis. Raimundo Neném (PHS) bateu na trave para deputado estadual.


Denúncia gravíssima
A denúncia do presidente do sindicato dos agentes penitenciários, Adriano Marques, de que a direção do IAPEN negociou secretamente com facções para ter paz no presídio é gravíssima, pois, se verdadeira, seria a falência do sistema de segurança. É uma notícia crime, e o MP tem de abrir procedimento. E a Juíza da Vara de Execuções, Luana Campos, tem de se pronunciar.


Volto insistir
Não podemos deixar de ter mulheres na Câmara Municipal de Rio Branco. Jéssica Monteiro (PMDB), Rose Costa (PT), Elzinha Mendonça (PDT), Bety Pinheiro (PDT), Lidiane Cabral (PT), Roselane (PRP), Graça da Baixada (PT), Socorro Lima (PT), Suelen (PHS), Lula Melo (PV), Lene Petecão (PSD), Pastora Sandra (PDT) e Gabriela Câmara (PSC). São algumas das candidatas a vereadoras da Capital.


Para não reclamarem
Depois que a eleição passa é que ficam reclamando que existe uma disparidade entre o número de homens e mulheres no parlamento, porque os números mostram que mulher parece que não gosta de votar em mulher.


Três candidatas
Também é pequeno o número de candidatas a prefeita. Marilete Vitorino (PSD) em Tarauacá, Teka Torquato (PR), também em Tarauacá, a Toinha Vieira (PSDB) por Sena Madureira, em Epitaciolândia teremos a Rosemari (PSD) e, no Bujari, Zilmar Rocha (PP).


Avaliação do PT
Dentro do PT a avaliação é que o candidato Gedeon Barros (PSDB) tem tudo para se eleger.


Ainda existem focos
Ficou mais tranqüilo, mas ainda existem focos de violência na cidade, por isso as operações policiais não podem ser desmobilizadas. Tem que apertar ainda mais as abordagens.


O jogo embolou em Sena Madureira
Ontem, conversei com o deputado federal Márcio Bittar (PSDB), apoiador intransigente da candidata a prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB). Acha que a candidata ainda é forte, mas não é mais a favorita, após a entrada da publicitária Charlene Lima (PV) na campanha do candidato Mazinho Serafim (PMDB ). “Teve muito mais impacto positivo a adesão da Charlene ao Mazinho, do que a adesão do deputado Nelson Sales (PV) à candidatura da Toinha”, avaliou Bittar. Concordo com a análise do Márcio, os últimos números estão mostrando. Até o desgastado prefeito Mano Rufino (PSB) veio para o jogo, que embolou.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.