Menu

Mistério da meia-noite: o silêncio da oposição sobre a CPI das casas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

xxxx


Nem os mais famosos roteiristas de filmes de suspense conseguiriam elaborar um roteiro tão misterioso como o que está acontecendo com o episódio da derrubada em plenário da “CPI da Venda de Casas”, na Assembléia Legislativa. Deputados da base do governo garantem que a Ata, essencial para a oposição recorrer contra o fato na justiça, já foi publicada. Deputados da oposição estão cabreiros com a calmaria do deputado Ghelen Diniz (PP), autor do pedido de CPI, que tem se mantido calado. Apertado ontem, Diniz diz que desconhece a publicação. Todos estes fatos estranhos começam a reforçar a suspeita de que houve um acordo entre a oposição e a base do governo na Aleac para deixar tudo em banho-maria até caducar o prazo para a entrada de um “Mandado de Segurança”. O desfecho é que não fica sob suspeição somente o deputado Ghelen Diniz (foto), mas todos os deputados da oposição na Aleac.


“Que não ousem a nos ameaçar….A aventura pode custar caro demais”.
 A frase acima é do subcomandante da PM, coronel Ulyses Araújo, em nota para os seus comandados. É deste tipo de ação que a sociedade precisa para enfrentar a bandidagem. Não se enfrenta bandidos com flores, a reação tem de ser dura. Tem que ser uma reação exemplar.


A PM é a esperança da sociedade
Não é de hoje que Rio Branco se tornou território livre dos bandidos. Principalmente, no tocante aos corriqueiros assaltos às residências. A Secretaria de Segurança Pública fracassou. Temos que incentivar a iniciativa da PM de ir para as ruas, ela é a nossa única esperança.


Desdobramento da G-7
Não se trata de nenhuma defesa, ainda porque não integro a sua turma de bajuladores na imprensa. Tenho posição de independência. No que me sinto muito bem.  Mas, nesta questão da G-7, sejamos justos: o Juiz Federal Jair Facundes negou com razão a convocação do governador Tião Viana para depor no caso, que apura escândalos na construção da “Cidade do Povo” e outras obras. Nas centenas de horas de gravações judiciais não há nenhuma menção a que tenha favorecido a ação ilegal de empreiteiros. Juridicamente, o Juiz Facundes acertou.


Terão que se reinventar
O deputado Daniel Zen (PT) comentava ontem que os candidatos a vereadores da FPA têm que se reinventar na campanha porque os recursos serão escassos. Terão o básico do santinho e alguma gasolina. Além do empresariado não poder doar legalmente, não tem dinheiro.


Tenho levantado o assunto
Por várias vezes toquei neste assunto. A burra secou. Alertei aos dirigentes dos partidos nanicos que recebiam boladas em espécie nas campanhas passadas que, isso não se repetiria. Os empresários da construção civil estão parados, sem obras. E todos quebrados e endividados.


Quem vai correr o risco?
Com tudo o que está acontecendo na “Lava-Jato”, o empresariado que ainda tiver algum dinheirinho, com a PF e a justiça eleitoral de olho, vai se arriscar a fazer doações ilegais, ser denunciado e preso? E quem souber de “caixa-dois” pode denunciar e não se identificar.


O Bené é ponto faturado, diz petista
O ex-deputado Bené Damasceno (PROS), o candidato a prefeito de Porto Acre do governador Tião Viana, será o terceiro colocado na disputa da prefeitura. Foi a previsão feita ontem pelo deputado Jonas Lima (PT), que apóia o petista Zé Maria (PT), contra a cúpula do partido.


Adversário muito forte
Sobre o candidato da oposição, Daniel Nogueira (PP), o deputado Jonas Lima (PT) reconhece que hoje pode ser apontado como o favorito. Bate com que a coluna vem publicando há tempos. Mas, o deputado Jonas Lima (PT) promete lutar até o fim para reverter a previsão.


Prefeitura enxuta
Porto Acre é o município mais difícil de ser governado, por ter cinco distritos distantes entre si, o que dificulta as ações municipais. Quem ganhar pelo menos terá um consolo: pegar a prefeitura enxuta com a gestão do prefeito Carlinhos da Saúde (PSDB).


Junior Brana
É um dos candidatos a vereador da chapa do PDT e cara nova na política. É muito bem falado.


Os velhinhos se preparem
Os velhinhos dançarinos do “Senadinho” se preparem para receber as visitas de candidatos a vereadores e a prefeito de Rio Branco, todos querendo um par para dançar. Só aparecem de quatro em quatro anos. E nenhum interessado no espaço de lazer, apenas na busca de votos.


Ficar de olho em Plácido de Castro!
Pelo sim e pelo não é bom a justiça eleitoral espichar os olhos para a campanha em Plácido de Castro. Fala-se em uma ação ilegal para reverter a desvantagem de um candidato nas pesquisas. Eleição tem que ser limpa e registrar o que quer a sociedade.


Consolida posição
Com a confirmação de quatro candidaturas para a prefeitura de Senador Guiomard se consolida a posição confortável do candidato Jorge Catalan (PP). A sua campanha é a que tem o maior número de candidatos a vereador e é coordenada pelo prefeito James Gomes, que nunca perdeu uma eleição no município. Era a tendência natural que isso viesse a ocorrer.


Campanha para 2018
A publicitária Charlene Lima (PV), que foi impedida por uma manobra partidária de ser candidata a prefeita de Sena Madureira é uma das coordenadoras da campanha do candidato a prefeito Mazinho Serafim (PMDB). Charlene sairá da campanha com meio caminho andado para disputar em 2018 uma vaga na Aleac. A Charlene caiu na simpatia do eleitor.


Contabilidade petista
O coordenador da campanha do prefeito Marcus Alexandre (PT), vereador Gabriel Forneck (PT), disse para a coluna que a coligação PT-PSB trabalha pára eleger de cinco a seis vereadores. O número é muito alto. Cinco seria um milagre, quatro é possível que sim.


Atentos para este fato
O teto inicial para eleger o primeiro vereador deve ser em torno de 11 mil votos. Pela nova legislação, o partido, além de ter que buscar os 11 mil votos, para ficar com a primeira vaga o candidato não pode ter menos de 10% deste teto. Pode ter partido com 15 mil votos e não eleger ninguém. Funciona como uma espécie de mini-cláusula de barreira. Isso é muito bom.


Candidatura solitária
Com certeza é o único caso na eleição deste ano. E não se conhece casos semelhantes, no Acre. A candidata a vereadora de Epitaciolândia, Adriana Hassem (DEM), é a única candidata da sua chapa. Não conseguiu vagas nas outras chapas porque a achavam forte. Encarou só.


É uma missão difícil
A previsão que fazem para Epitaciolândia é de que o partido para eleger o primeiro vereador terá que ter 800 votos. Mesmo sendo irmã do prefeito André Hassem (PR) e filha do ex-prefeito Luizinho Hassem, não será uma tarefa fácil sozinha alcançar os 800 votos.


Um aviso ao Alan Rick
As vaias que recebeu dos setores mais radicais do PT no ato de lançamento da candidatura do prefeito Marcus Alexandre (PT), é um indicativo ao deputado federal Alan Rick (PRB), que tem que definir que lado ficará. Não está bem visto no PT, desde que votou pelo impeachment da Dilma. E nem é aceito na oposição, pela sua indecisão.


Outro desconforto
O deputado federal Alan Rick (PRB) teve em torno da sua candidatura todo o partido unido trabalhando pela sua eleição. Não contará para a reeleição, com certeza, com o forte grupo da deputada Juliana Rodrigues (PRB) e do Pastor Manoel Marcos (PRB), isso não é segredo algum.


Aproveitar a janela
O deputado federal Alan Rick (PRB) tem que aproveitar alguma brecha jurídica para se filiar a outro partido, no PRB os seus caminhos foram encurtados. Acho que já entendeu isso.


Complicou de vez
Coma autorização do STF para investigar o ex-presidente Lula e a presidente Dilma, por obstrução da justiça, poderá os tornar inelegíveis em 2018. E se isso acontecer, o PT desmorona, porque ficará sem um bom candidato à presidência da República


Apoio municipal ao autismo
Rio Branco vai ganhar um Núcleo de Apoio ao Autismo, a ser instalado no novo Barral y Barral. Os recursos para a compra de equipamentos e insumos virão de uma emenda de 1 milhão de reais do deputado federal Léo de Brito (PT). O projeto é do deputado Daniel Zen (PT), acolhido pelo prefeito Marcus Alexandre.


Seria o ideal, bom Pastor
O padre Mássimo Lobardi defende na rede social que os candidatos se respeitem e não se compre votos. Seria o ideal Padre! Não vai acontecer, infelizmente! A baixaria e a negociata de votos são as marcas registradas das campanhas políticas, no Acre.


Apoiada por todos
As ações repressivas anunciadas pela Polícia Militar e pela Secretaria de Segurança Pública para conter a ousadia dos marginais, que passaram a incendiar bens públicos e a confrontar o Estado de Direito devem ser duras, muito duras, porque é a única linguagem que os marginais entendem. Não se pode ter contemporização. Ou então mais policiais vão morrer nas ruas. A sociedade com um todo deve dar o seu apoio. Direitos Humanos para pessoas de bem, para o cidadão que cumpre o seu dever, para o marginal o rigor da Lei. Ou as forças policiais retomam a cidade das mãos dos bandidos de uma vez ou novas cenas de assaltos e roubos continuarão.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.