Menu

Vereadora Rose Costa, do PT, não disputará mais a reeleição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rose Costa


A vereadora Rose Costa (PT) não será mais candidata à reeleição. Rose apresentou ontem uma carta-renúncia ao coordenador da campanha do prefeito Marcus Alexandre (PT), vereador Gabriel Forneck (PT). A argumentação usada pela vereadora petista é que estava sendo preterida por outras candidaturas do partido, que supostamente estariam recebendo mais apoios. Nas contas da cúpula do PT, a reeleição de Rose era tida como muito improvável. Uma alta fonte do PT me disse que a vereadora Rose tem “mania de perseguição”.


Um belo gesto
O deputado federal Léo de Brito (PT) vai destinar 1 milhão de reais de suas emendas para a Sociedade de Proteção ao Autismo. Este tipo de entidade não é lembrada pelos políticos, por não render votos. Por isso é de se elogiar a atitude do parlamentar petista.


Não tem como contemporizar
O desabafo da atuante vereadora Lene Petecão (PSD)- contra os colegas gazeteiros, que não comparecem às sessões, mas mesmo assim continuam sem desconto salarial, ao que parece não comoveu o presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, vereador Artêmio Costa (PSB) – foto – que continua a fazer cara de paisagem para o que está acontecendo. O presidente Artêmio não pode contemporizar, porque se torna conivente com a ilegalidade. Virou uma bagunça. Só tem direito ao salário quem trabalha. E os vereadores da Capital foram eleitos para trabalhar. Façam as suas campanhas eleitorais depois das sessões. Pode até não acontecer, mas ninguém também fique admirado se houver uma grande renovação de vereadores. E se acontecer esta provável renovação gigante, não haverá o que lamentar. O povo não perderá nada. Não se perde o que não se tem, bons representantes.


Para sermos justos
Assisti ontem uma matéria sobre a saúde pública em Rondônia, Rio de Janeiro, Belém do Pará, Brasília. Um verdadeiro circo dos horrores, com gente no chão, duas pessoas se espremendo numa estreita maca, o que não acontece no Acre. Reclama-se de carências pontuais, até de falta de agilidade da Secretaria de Saúde para resolver pequenos problemas, mas, para sermos justos, se a Saúde no Acre não é excepcional, mas pelo menos estamos bem melhor do que os serviços prestados em outros Estados. Temos que ser justos neste ponto com o Tião Viana.


Perguntas comuns da campanha
Em conversas com candidatos a vereadores da FPA e da oposição, perguntei sobre o que mais ouvem dos eleitores? E listaram: Se for do PT é do portão para fora. Político tudo é ladrão. Não vou votar em ninguém. Você vai pagar quanto no dia? Dizem ser isso generalizado na cidade.


Grande beneficiado
Um amigo da oposição e velho conhecedor da política em Sena Madureira comentava ontem a situação eleitoral do município, dizendo que, mesmo tendo uma grande rejeição nas pesquisas, o prefeito Mano Rufino (PSB) está no jogo por causa da canibalização da oposição.


Ainda tem a máquina
Numa eleição em que a oposição tem três candidatos a prefeito como em Sena Madureira, e lógico que favorece o prefeito Mano Rufino (PSB), com todo o seu desgaste. Em município sem opções de emprego como Sena, quem está no poder tem a máquina, pesa numa disputa.


“Ganharia no primeiro turno”
Estou cansado de ouvir o refrão acima e de figuras importantes da oposição. Também acho que se o Marcus Alexandre (PT) estivesse e outro partido a sua votação seria bem maior. O PT poderá até reerguer sua imagem com novas lideranças, mas seu atual momento é péssimo.


Conseguindo se salvar
Com o Rio Acre na sua menor cota de água dos últimos tempos é de se reconhecer o trabalho do diretor do DEPASA, Edvaldo Magalhães, que tem mostrado que o bom gestor se conhece na crise. Magalhães conseguiu evitar o colapso no abastecimento, o que é reconhecido por todos.


Oposição convicta
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) é um dos mais convictos na oposição de que se a “CPI da BR-364” for derrubada pela base do governo no plenário da Aleac, consegue na justiça a sua instalação, com base no que prevê a Constituição federal. A meta é fazer barulho.


O pepino não é teu, Jorge da Fazenda!
O que o prefeito Jorge da Fazenda (PSD) vai ganhar em tentar anular o concurso público que aconteceu na prefeitura de Brasiléia?  Daqui poucos meses não será mais prefeito e sairá com a pecha que colocou centenas de pais de famílias na rua. Deixa o pepino para o eleito, Jorge!


Só pode ser!
Acho que o prefeito Jorge da Fazenda (PSD) está pegando corda de algum dos candidatos a prefeito para fazer a maldade e deixar a sala livre para quem for o eleito. Só pode ser.


Retrato cruel da miséria
Aquela cena retratada no facebook de duas meninas de no máximo 12 e 10 anos, com enxada e terçado, na busca de terrenos para capinar e ganhar um trocado para comprar comida, é a realidade econômica dos nossos bairros, milhares de famílias abaixo da linha de pobreza.


Fora da campanha
O Pastor da Igreja Batista do Bosque, Agostinho Gonçalves, me disse ontem que não vai entrar na campanha de nenhum candidato a vereador. A sua igreja tem seis candidatos a vereador.


Hipocrisia política
Todo ano na procissão de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, o que mais se vê no cortejo religioso são políticos com caras de contritos, como se fossem devotos da santa. Tudo para que os participantes os vejam e se lembrem na eleição. Isso é da mais pura hipocrisia.


Só contando tempo
O deputado Eduardo Cunha (PMDB) é muito bem articulado, continua empurrando a votação da sua cassação em plenário com a barriga. Mas é questão de tempo. É a Dilma ser degolada no próximo dia 29 pelo Senado da República, numa medida legal, para o Cunha ser sacrificado.


Ações distintas
Os candidatos que estão polarizando a disputa pela prefeitura da Capital, Marcus Alexandre (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB), dão a largada nas campanhas hoje, em estilos diferentes: Sinhasique, pela manhã, distribuirá adesivos, santinhos e fará corpo a corpo na “Esquina da Alegria” e; Marcus um ato público à noite, no bairro Triângulo Velho. E começa a campanha.


Acordar com a realidade
Uma das mais importantes figuras da oposição classificou ontem a decisão do prefeito Marcus Alexandre (PT) de se descolar do petismo ranheta como “uma medida inteligente”. Os bairros não querem ouvir falar do PT, o Marcus quer trazer o debate para a figura do candidato, pontua a fonte.


Vereadores mais votados?
Todos que estão na campanha e converso são unânimes que a disputa pela maior votação ficará entre João Paulo (PSDB) – filho do ex-deputado federal Márcio Bittar – e o Rodrigo Forneck (PT), que é uma espécie de candidato oficial da maioria dos secretários municipais.


O cara do phs
A chapa do PHS pode eleger dois vereadores. Errou em se coligar com o PTN, porque pode ficar sem uma vaga. O candidato Raimundo Neném (PSHS) é favorito a uma das vagas.


Número mínimo de votos
Com as novas regras eleitorais não basta um partido atingir o teto para a eleição do primeiro vereador. Se os candidatos da chapa não atingirem votação mínima exigível, estão fora.. Pode acontecer de um partido ter 15 mil votos e não eleger ninguém.  É bom ficarem atentos.


Tem respaldo
O senador Jorge Viana (PT) tem feito a sua própria agenda política, participando de atos dos candidatos do seu partido, no interior. Não é demais lembrar que Jorge ficou de fora das discussões para a montagem das chapas. Mesmo sendo uma das maiores lideranças da FPA.


Outros tempos
O senador Jorge Viana (PT) tem razão em correr porque 2018 não está longe. Quem votou nele para prefeito de Rio Branco já tem meia idade. O voto jovem não sabe o que ele representou na mudança do visual da cidade. São outras cabeças. E seu partido afundou.


Campanhas liberadas
A partir de hoje os candidatos estão liberados para fazer campanhas. Enquanto perdurar, os pobres serão as pessoas mais importantes da cidade, com direito a abraços e fotografias.


Clube do Bolinha
Raimundo Fernandes (PMDB), Tião Bruzugu (PV), Evandro Cordeiro (PR), Rodrigo Forneck (PT), Jackson Ramos (PT), João Paulo (PSDB), Rodiney Dourado (PMDB), Junior Brana (PDT), Raimundo Neném (PHS), Frank Lima (DEM), Pastor Marcos (PRB), Antonio Moraes (PT), alguns dos candidatos a vereador. Escolha quem você entender. Só não venda o seu voto.


Uma disputa interessante
Em Epitaciolândia deve acontecer um fato interessante. A FPA tem dois candidatos. Marcos Fernandes (PT), com o apoio da cúpula do Palácio Rio Branco, e Tião Flores (PSB) correndo contra a vontade do grupo do governo. E como candidata da oposição a Rosemari (PSD).


Uma bela de uma colaboração
O Supremo Tribunal Federal deu um instrumento para a blindagem dos prefeitos para fazer o que bem entenderem das suas administrações, sem o temor de se tornarem inelegíveis. Só poderão virar inelegíveis por uma decisão dos vereadores. Significa que isso raramente vai acontecer e por um exercício de raciocínio lógico: todo prefeito tem maioria na Câmara do seu município. E quem é o aliado que vai votar contra quem dá emprego para os seus parentes e afilhados? Nenhum! O que veremos serão festivais de bandalheiras sem nenhuma punição.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.