Menu

Uma análise aprofundada da candidatura de Ilderlei Cordeiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Não se pode analisar a candidatura do ex-deputado federal Iderley Cordeiro (PMDB) a prefeito de Cruzeiro do Sul, como alguns fazem, apenas no potencial do candidato. Não há como se descolar de qualquer comentário que Iderlei é apoiado pela estrutura da prefeitura de Cruzeiro e que tem como coordenador de sua campanha o prefeito Vagner Sales (PMDB), sempre bem avaliado e reconhecido até pela oposição como um político que sabe armar campanhas. Transferir votos é uma ciência nada fácil na política, mas que o Vagner domina. Com pouco mais de um mês de campanha elegeu a filha Jéssica Sales (PMDB) deputada federal. Ganhou todas eleições que disputou contra candidatos do PT com a máquina do governo. Por todo somatório dessas situações, Iderlei Cordeiro (PMDB) é muito forte. Pode perder? Em política tudo é possível. Mas a lógica – e existe na política – aponta para o sucesso.


Ganhou luz própria na luta


O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, só tirou da sua campanha símbolos petistas como a estrela e a cor vermelha e acabou com o festival de “Fora, Temer!”, porque ao longo do bom mandato ganhou luz própria e construiu uma imagem de respeito. Ou não teria força para enfrentar as alas radicais petistas e impor uma mudança tão profunda na sua campanha.


Sentiu nos bairros


Como a coluna furou o sigilo da reunião do Marcus Alexandre com os dirigentes dos partidos aliados que definiu pelas mudanças é questão de ter fonte. As novas cores da campanha do petista deverão ser anunciadas na próxima terça-feira, no lançamento da sua campanha.


Não tenho nem dúvida


Eu não tenho nem dúvida de que, o que motivou Marcus Alexandre a tirar o vermelho, a estrela, da sua propaganda, foi a grande rejeição ao PT nos bairros. Candidatos a vereador já tinham me dito que, quando chegam nas casas são saudados com: “se é do PT passe longe”.


15 na rua


Na próxima terça-feira quem também vai com a sua campanha para a rua com distribuição de santinhos e adesivos é a candidata do PMDB à PMRB, deputada Eliane Sinhasique. Não esperem que esta disputa seja um caminho fácil para os seus adversários, porque não será.


Usou da sinceridade


Na entrevista na TV-RIO BRANCO, a candidata à vice-prefeita Socorro Neri (PSB) usou da sinceridade. Questionada sobre o plano de governo da sua chapa para o setor previdenciário, reconheceu: “não sei”. Devia saber. Mas não é algo que venha lhe diminuir a competência.


Um assunto puxa o outro


Acerca do pagamento dos aposentados do governo estadual a previsão é que o instituto que cuida deste tipo de recursos só terá caixa para pagar até o fim do ano. E que a partir de janeiro o abacaxi gigante vai cair no colo do combalido tesouro estadual, que terá de cobrir os custos.


De fácil solução


O caso dos vereadores gazeteiros em Rio Branco é de muito fácil solução: o presidente da Câmara Municipal, vereador Artêmio Costa (PSB), cortar os pontos dos faltosos e divulgar os atos na imprensa. Caso continue fechando os olhos, se torna conivente com a ilegalidade.


Maior cabo-eleitoral


No Bujari, o maior cabo-eleitoral da oposição é o prefeito Tonheiro (PT) com a sua fraca administração. Ficará difícil ao candidato Clóvis Melo (PT) tê-lo no palanque sem desgaste.


Não consegue se entender


Mas a oposição também não sabe tirar proveito desta situação e se juntar à candidata de maior densidade eleitoral, Zilmar Rocha (PP), e lançou uma penca de candidaturas sem chance, que pode levar a que todos acabem morrendo abraçados.


Única maneira


Quem conhece bem o ex-prefeito de Sena Madureira, Nilson Areal, não acredita que entre de cabeça na campanha do prefeito Mano Rufino (PSB). Acha que, no momento em que Mano vetou a indicação de Leuda Areal (PSL) como a sua vice diminuiu o seu empenho na campanha.


Atendeu o patrão


O que levou o ex-prefeito Nilson Areal a fazer aliança com o prefeito Mano Rufino (PSB), mesmo que à meia-bomba, foi o governador Tião Viana. Não teve como negar ao seu patrão.


Mãe de todas as batalhas


Será em Tarauacá com Marilete Vitorino (PSD), em Epitaciolândia com Rosemari (PSD) e, em Senador Guiomard, com o candidato André Maia (PSD), que o senador Sérgio Petecão (PSD) jogará todas as suas fichas para ganhar essas prefeituras e segurar uma base para 2018.


Joga com a possibilidade


Que o destino da Dilma está traçado, o seu afastamento definitivo do cargo e a suspensão dos seus direitos políticos, isso nem se discute mais. Os peemedebistas já contam com a visita do presidente Temer a Rio Branco em apoio à candidata à PMRB, Eliane Sinhasique (PMDB).


Cara e a coragem


Não fazendo parte da lista de candidatos prioritários a vereador de Rio Branco do PT, o Pelezinho (PT), militante orgânico petista, está naquela de que, quem não tem cão caça com gato. Tem feito das reuniões sua força. A sua chapa, que tem PSB-PT é a “chapa da morte”.


Sem força para convocar


O grande empecilho da oposição na “CPI da BR-364” será ser minoria. Para convocar os governadores petistas e o atual prefeito para depor precisam dos votos da base do governo na comissão e não terão. Além de que a Relatoria e a Presidência ficarão com deputados da FPA.


Campanha diferente


Em Cruzeiro do Sul a campanha difere da Capital e ainda é à moda antiga com comícios todas as noites nos bairros. E são comícios que atraem muita gente. Como nos velhos tempos.


Não foi mera figurante


A deputada federal Jéssica Sales (PMDB) parecia que seria mais um peso morto, apenas para carrear emendas parlamentares à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Mas surpreendeu e tem sido uma parlamentar que tem um mandato muito ativo, não se restringiu a ficar no gabinete.


Não faz apostas


O deputado Chagas Romão (PMDB) tem os pés no chão quando se trata da eleição para a prefeitura de Xapuri. Avalia que a oposição com três candidatos o PT entra em vantagem.


Ação rápida


A polícia precisa ser ágil em descobrir e prender os que estão ameaçando uma das testemunhas do escândalo da venda de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, ao ponto de tentarem incendiar sua residência. A PF tem que ficar à frente dessas investigações.


Campanha normal


O candidato a prefeito de Porto Acre, Zé Maria (PT), toca a sua campanha para a prefeitura do município mesmo tendo como adversário o governador Tião Viana, que apoiará Bené Damasceno (PROS). Zé conseguiu unir os petistas do município em torno da sua candidatura.


Faca com dois gumes


É uma faca com dois gumes a eleição para a prefeitura de Porto Acre. Se o Bené Damasceno (PROS) for eleito é uma vitória do Tião Viana. Se perder será uma derrota do Tião Viana.


Quem decide é a urna


Em Porto Acre quem sempre aparece como favorito é o candidato a prefeito Daniel Nogueira (PP). Não quer dizer que já ganhou, conheço muitos “favoritos”, que perderam a eleição.


Canibalismo na oposição


Os candidato Pelé Campos (PMDB) e Kiefe (PP) travam uma briga de canibais pela prefeitura de Feijó, trocando acusações de traição e de ajudar indiretamente o PT. E com isso esquecem o principal adversário, que é o prefeito Merla Albuquerque (PT), a candidatura a ser batida.


Frank lima


É um moço inteligente, bem articulado politicamente, não sei qual será a sua estrutura de campanha, mas vejo como salutar que o secretário-geral do DEM, Frank Lima, entre na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Rio Branco.


Tudo o que queria


O prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino (PSB), está com tudo o que queria nesta eleição em que disputa a reeleição, que a oposição pulverizasse a sua votação. A oposição se dividiu entre as candidaturas de Mazinho Serafim (PMDB), Carlos Vale (DEM) e Toinha Vieira (PSDB).


Raimundo neném


Nas últimas eleições as urnas são abertas e em todas elas, seja para deputado estadual ou para vereador, lá aparece o nome do Raimundo Neném (PHS) como bem votado e beliscando as primeiras suplências. Nesta eleição está numa coligação PHS-PTN que o favorece.


Lembre-se do cunhado


A deputada Leila Galvão (PT) anda se esgoelando nas últimas sessões em brigas com a oposição, perdendo a sua tradicional serenidade. Não espere com isso apoio do poder na reeleição. Se cunhado Astério Moreira foi por este caminho e levou um belo bicudo. Anda radicalizando em temas infantis como discutir com a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) se quem roubou mais foi o PT ou o PMDB. É uma discussão para deixar ao militante da esquina. Pode sim fazer o seu papel de líder do PT num alto nível, como seu colega Daniel Zen (PT).


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.