Menu

A arrogância do PT foi uma das causas principais da queda de Dilma

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em primeiro lugar são inegáveis as contribuições dos governos petistas para o avanço social do Brasil. Principalmente na educação e na distribuição de renda. Em segundo lugar, acho que ninguém ouviu falar em impeachment durante os dois governos do ex-presidente Lula (PT). Mesmo no auge da crise do “Mensalão” nenhum adversário “ousou” querer destituir Lula do trono. E por que? Lula conseguiu aliar uma boa gestão com uma eficiente articulação política. Talvez tenha sido um dos presidentes mais populares da nossa história. Ele não deixou espaço para que a oposição tentasse crucifica-lo por erros que aconteceram a sua volta. Então por que a atual presidente Dilma (PT) está com seus dias contados no Planalto? Porque, ao contrário de Lula, não conseguiu realizar as duas premissas essenciais para o sucesso de um governo, uma boa gestão associada a uma coordenação política eficiente. Portanto, Dilma não vai cair por conta de “pedaladas fiscais”, mas por ter realizado um segundo governo desastroso e impopular sem a menor orientação política para manter a sua base de sustentação aliada. Dilma e o PT enganaram os seus eleitores. Não foram verdadeiros quanto a real situação econômica do país também atingido por uma crise internacional. Prometeram aquilo que não poderiam cumprir e estão pagando um preço alto que coloca em xeque, inclusive, a jovem democracia brasileira.


O momento do erro
Dilma teve a oportunidade de colocar o seu vice Michel Temer (PMDB) para fazer a sua coordenação política. Naquele momento, os seus “companheiros” cometiam erros crassos na aprovação de importantes projetos no Congresso Nacional.

Publicidade

Precipitação
Temer permaneceu na coordenação política, em 2015, por alguns dias, e reverteu situações desfavoráveis ao Governo no Congresso. Mas o braço direito de Dilma, Aloisio Mercadante (PT), ficou enciumado com o sucesso da primeira empreitada de Temer e ajudou a derrubá-lo para evitar o seu crescimento político.


Tiro errado
Ao invés de manterem Temer atrelado ao Governo deram independência ao vice. Sentindo a fragilidade política do grupo petista, Temer, percebeu ser possível “derrubar” o governo. Assim, aquilo que Mercadante temia, que Temer crescesse politicamente como coordenador político, acabou acontecendo muito pior. E a culpa é de quem? De quem se achava acima do bem e do mal e que acreditava ter uma popularidade que já havia se esvaído com a saída de Lula da presidência.


Além do bem e do mal
Tanto os governos do PT no Acre quanto no Brasil têm a mania de se dizerem do bem e acusarem os seus adversários de serem do mal. Um maniqueísmo estúpido que acabou sendo percebido pela maioria da população depois dos ruidosos casos de corrupção em que o PT se meteu nos últimos anos.


Quem estiver sem pecado…
Não estou dizendo que o PT é mais corrupto que outros partidos. Mas ganharam várias eleições no Acre e no Brasil prometendo fazer diferente e fizeram parecido. Agora, apontam o dedo para o PSDB, o PMDB e o PP dizendo serem menos corruptos que eles. Mas a o povo queria era um PT sem corrupção nenhuma e não menos ou mais corrupto.


…atire a primeira pedra
Aqui no Acre pairam suspeitas nas obras petistas da BR 364, do Ruas do Povo, na distribuição de casas populares. Todos sofreram alguma investigação. E não refresca o fato do PT acusar outros partidos que estiveram no governo de serem mais corruptos. A vida é no presente, não no passado e nem no futuro.


Perseguição
Esse caso da nomeação do ex-deputado federal Taumaturgo Lima (PT) para a superintendência do Ministério do Trabalho do Acre ilustra bem essa situação. Taumaturgo é funcionário de carreira do MT e conseguiu a nomeação mesmo sendo do PT. Mas o PT não aceita e ameaça o ex-parlamentar de expulsão.


Perseguição 2
Vamos falar a verdade. O Taumaturgo nunca foi muito querido dentro da cúpula petista. A sua eleição, em 2010, desagradou muita gente. Queriam que o eleito fosse o atual deputado federal Léo de Brito (PT). A “zebra” Taumaturgo atrapalhou os planos de alguns caciques petistas e isso foi imperdoável.


Perseguição 3
Acompanhei de perto a tentativa, em 2014, do ex-secretário da fazenda, Mâncio Cordeiro (PT), irmão de Taumaturgo, de tentar ser candidato a federal. As rasteiras que o ex-presidente do BASA levou dos “companheiros” foram notáveis. Tanto que Mâncio desistiu da empreitada mesmo antes de registrar a sua candidatura. Ainda que tenha alegado motivos familiares.


Competência dispensada
Lembro-me bem de quando o ex-governador Binho Marques (PT) ganhou a eleição, em 2006. Iniciaram as articulações para tirar Mâncio da presidência do Banco da Amazônia e trazê-lo para colaborar com o Governo. Mas havia uma resistência do então presidente Lula que gabava a competência de Mâncio e reconhecia o trabalho de modernização que havia feito no Banco. Isso pouco contou quando Mâncio Cordeiro quis dar os seus próprios passos na política.


Patinhos feios
O fato é que Taumaturgo, Mâncio e o deputado estadual Jonas Lima (PT) não são da turma petista que manda atualmente na política do Estado. Fazem parte de uma tendência interna contrária a do governador Tião Viana (PT) e do presidente Ermício Sena (PT). A sensação é que podem colaborar, mas não brilhar.

Publicidade

Oportunismo
O senador Gladson Cameli (PP) se empenhou de corpo e alma para conseguir nomear Taumaturgo no MT. Eu estava fazendo uma entrevista com o senador Petecão (PSD), em Brasília, há uns dois meses, quando Gladson entrou no gabinete. Conversou com Petecão pedindo apoio para Taumaturgo. Além da amizade pessoal com o petista, Cameli percebeu o momento de fazer um gesto suprapartidário. Calculou corretamente que estaria premiando um funcionário de carreira do órgão e mostrando aos seus eleitores que não se prende às bandeiras partidárias. Deu certo, o PT mordeu a isca e criou toda essa polêmica desnecessária que reforça a imagem de “ou está conosco ou contra nós”. Diplomacia zero!


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido