Menu

Pesquisar
Close this search box.

A Vida…

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ainda existe uma esperança de um mundo melhor, mesmo diante das guerras e das intrigas políticas que dominam os noticiários. Na última semana, durante uma solenidade de formatura de alunos de vários cursos da Uninorte, uma mensagem da professora Vanessa Vogliotti Igami, Diretora Acadêmica da instituição de ensino, calou, por alguns instantes a multidão eufórica que gritava  eufórica para comemorar os feitos de seus filhos, parentes e amigos, que aguardavam o momento de receber seus diplomas de graduação.


Esquecendo de todas as mazelas do mundo, eis que surge uma voz suave, e começa a falar… e começa a chamar a atenção pela mensagem. Nada mais cabe dizer, só ler ao que tento me referir. É um texto pra ler e refletir. Foi feito para um momento especial. Para um momento onde os jovens estão saindo de um mundo confortável, para um mundo desconhecido. [Roberto Vaz]

Anúncios


ATENÇÃO – o volume da música de fundo você pode controlar pelo seu computador


Mensagem aos Formandos Uninorte 2016.1

Meus cumprimentos a todos, em especial, aos formandos, que cumprem hoje o rito formal de outorga de grau nos seus cursos de graduação, momento especial que marca a conclusão de uma importante etapa de suas vidas.


Saúdo também aos seus familiares e amigos, que abriram mão da convivência durante o período das aulas, provas, contribuindo assim para a concretização desse sonho.


Saúdo a mesa diretora e estendo meu cumprimento aos Docentes e técnicos administrativos aqui presentes, que vêem hoje o resultado de seu trabalho enquanto educadores da UNINORTE.


Na condição de Diretora Acadêmica da Uninorte, sinto-me honrada em partilhar deste feliz momento com todos vocês e, na oportunidade, deixo algumas palavras aos formandos, no desejo de que tenham sucesso e sejam felizes nas suas respectivas carreiras profissionais.


A vida_in_850_BB


Mensagem:


Quem aqui gosta de música?


Creio que todos gostam, não é mesmo?


Mesmo aquele ser humano mais ranzinza, aprecia a música.


E mesmo com nossos diferentes gostos musicais – o que é natural – todos nós gostamos de ouvir uma boa música. Afinal, a música é parte da nossa vida, enquanto seres humanos. É uma manifestação do nosso espírito, em todos os momentos: das canções de ninar ao “parabéns pra você”, ela está em tudo o que vivemos.


Alguém duvida? Vejamos…


Quem nunca chorou ouvindo aquela música especial numa desilusão?


Ou já cantou bem alto pra extravasar toda a alegria?

Anúncios


E já cantou em inglês, francês, espanhol, mesmo sem saber uma letra do idioma?


Quem nunca… não é mesmo?


A música nos une.


E justamente por isso, pela união que ela concede, resgatei um trecho de uma das preciosidades da música popular brasileira, que traduz um sentimento muito importante pra nós. Eu vou ler um trecho, e vamos ver se alguém adivinha qual é a música:


“Há quem fale que a vida da gente


É um nada no mundo


É uma gota, é um tempo


Que nem dá um segundo.


Há quem fale que é um divino mistério profundo É o sopro do Criador


Numa atitude repleta de amor”


E então? Já sabem qual é a música?


Se não, agora vão saber. O refrão diz (e podem falar junto comigo):


“Viver


E não ter a vergonha de ser feliz.


Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor – e será.


Mas isso não impede que eu repita: é bonita, é bonita e é bonita”


Agora vocês lembraram, com certeza! Linda música, linda mensagem!


Gonzaguinha aqui foi um verdadeiro poeta. De forma simples, discursou sobre o maior questionamento dos humanos: Afinal, o que é a vida (a nossa vida)?


Durante séculos filósofos questionaram a nossa existência. De onde surgimos, porquê estamos aqui, qual a razão de tudo isso – alegrias, sofrimentos, lutas, derrotas, vitórias…


E, nessa música, de forma simples, o autor descreve:


“Há quem fale que a vida da gente É um nada no mundo


É uma gota, é um tempo


Que nem dá um segundo.”


Um nada no mundo… uma gota… menos que um segundo…


Sim, a vida é breve. E como é! Ultimamente temos sentido essa brevidade do tempo. Já é julho de 2016. Mal desfizemos os arranjos do natal passado e já será hora de arrumá-los novamente. E brindar mais um ano que inicia, com nossas esperanças à reboque.


Pela brevidade da vida, ela não pode ser desperdiçada. A vida é breve, e essa brevidade confere a ela uma importância tremenda. Cada momento é único, ímpar, singular. Não haverá outro igual. Por isso, precisamos viver cada momento.


Estão compreendendo? Vivam o momento. Vivam este momento. Guardem em seus corações cada detalhe: o olhar orgulhoso dos pais, dos professores. A alegria que estão sentindo. Vivam o futuro como ele deve ser: único.


Mas não acabou. Ainda a mesma música nos traz outra reflexão. Continuando o trecho anterior, diz:


“Há quem fale que – a vida – é um divino mistério profundo É o sopro do Criador


Numa atitude repleta de amor…”


Extraordinário. Um divino mistério: O sopro do Criador – nos dando vida e amor.


Sim, viver é um ato de amor. Amor a nós mesmos; amor ao próximo. Amor à natureza.


WanessaPor isso a vida só tem sentido quando possui amor. Não me refiro aqui ao amor-paixão dos romances, e sim, à forma de amor inerente à existência humana: dignidade. Respeito. Paz. Compaixão. Harmonia. Felicidade. Esses e tantos outros elementos formam o amor em sua plenitude. Refletindo sobre isso, não é difícil perceber porque a humanidade anda tão desanimada quanto a sua existência, não é? Muito romance e pouco amor.


Por isso, hoje, neste momento tão importante, o convite da vida é para que a vivam em sua plenitude. E para isso, vocês precisam amar. E amar, muitas vezes, significa andar na contramão. Nas suas profissões, significará abrir mão por vezes, de interesses pessoais ou de ganhos pessoais, para auxiliar um cliente. Significará ceder, em prol da harmonia da equipe. Significará lutar por ideais, ainda que sem nenhuma vantagem imediata.


O mundo precisa de profissionais humanos. Que saibam ouvir, atender, servir. Que tenham em suas profissões o exercício dos seus talentos, não apenas para o seu próprio bem, mas também para o bem dessa sociedade. Que no seu trabalho, tenham o melhor instrumento de amor. E que sejam felizes. Muito felizes. Porque gente feliz torna o mundo melhor.


E, como a música diz, vamos “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”. Somos todos aprendizes – eternos aprendizes. Vocês saíram de um aprendizado nesses anos de Faculdade. Mas a saga não acaba aqui. Ela continuará por toda a vida. Somos seres inacabados e aprender é o melhor presente que você poderá receber!


Por fim, eu também fico com a pureza da resposta das crianças: “é a vida… é bonita e é bonita!” Não é?


De coração, nesta noite especial, desejo a todos os formandos um futuro construído com sabedoria e amor. Que o aprendizado obtido nesses anos de estudos sejam utilizados para o seu sucesso e que este sucesso seja como árvore frondosa para suas famílias e comunidade. E que a sociedade possa orgulhar-se de receber profissionais competentes, humanos, éticos e solidários.


E que ao fim dessa trajetória breve, que é vida, vocês possam orgulhar-se do caminho trilhado. E com sorriso nos lábios, cantar: “sim, a vida é bonita e é bonita!”


Em nome da Uninorte, parabenizo a todos e desejo uma excelente noite! Que Deus abençoe vocês!!


Vanessa Vogliotti Igami – Diretora Acadêmica


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido