Menu

Seu Quintela da Ufac, atropelado por um tempo sem razão

teodoro-quintela-2
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quintela morreu dia 21, atropelado por um tempo sem razão

Seu Quintela da Ufac cuidava de saber do tempo. Manuseava aparelhos meteorológicos. Tornou-se um guardião no interior da universidade.

Publicidade

Sempre presente, quase onipresente.


Seu interesse em ampliar conhecimentos o levava a percorrer não só os cantos da Instituição, porque saía sempre de suas limitadas fronteiras, queria um mundo novo. Estava atento aos mais diversos eventos da ciência. Educava a todos sem ser professor, pois sua postura era intransigente pela democracia, pela ajuda mútua, pela boa e agradável conversa, em qualquer área da vida. Falava mansamente, porque pensava antes, e suas palavras eram a expressão exata de seus pensamentos.


Era afeiçoado pelas florestas e, talvez por isso, tornava-se ferrenho guerreiro defensor do meio ambiente em todo o Estado. Se fosse preciso lutar para que a justiça e o bem prevalecessem, lá estava Seu Quintela.


Contava histórias e amava falar de nossa terra e de nossa gente.


Dedicou-se também ao plantio, pois teve a oportunidade de ir morar à beira do rio Acre grande parte de sua vida, vendo-o secar.


Se olharmos através das margens, ou por entre as plantações, onde ainda existem pequenas praias, é bem possível que se veja seu Quintela, cuidadoso com os alimentos que produzia, mas também com as pessoas de sua família.


Cuidou de seus sobrinhos com muita responsabilidade. Hoje todos eles estão bem encaminhados, marcados por seu caráter e saber.


Frutos, terra, água, luz do sol, brilho no olhar e amor no coração. Assim será sempre lembrado o homem do tempo da Ufac – Seu Quintela.


Alguns falam coisas ruins da Universidade. Mas essencialmente ela é gente, são aqueles que dedicam e dedicaram sua vida a aprender e a ensinar. São imortais os que lutam.


Agradecidos estamos pelo seu carinho e por compartilhar conosco sua presença, que entre nós permanece eterna. Um abraço fraterno Amigo Quintela, como você nos ensinou.

Publicidade

De seus amigos, que ainda estão lutando por uma universidade pública e de qualidade.


Reginaldo Fernando Ferreira de Castela (Economista)
Ormifran Pessoa Cavalcante (Economista e servidora da Ufac.)

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido