Menu

“A decisão agora é irrevogável”, anuncia Henrique Afonso após não aceitar se juntar a Ilderlei

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

????????????????????????????????????


O grupo político do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, do PMDB, nome do prefeito Vagner Sales na disputa, acreditou até os acréscimos do segundo tempo que Henrique Afonso, do PSDB, abriria mão de sua candidatura para se unir ao peemedebista, mas a reposta foi indigesta. Enquanto os peemedebistas cruzeirenses comemoravam antecipadamente a possível união, o tucano anunciou de última hora que vai continuar candidato à prefeitura de Cruzeiro do Sul. Gladson Cameli, do PP, e Vagner Sales, não conseguiram convencer o candidato do PSDB.

Publicidade

LEIA MAIS
Em Cruzeiro, Henrique Afonso pode desistir da candidatura para apoiar Ilderlei Cordeiro


O “não” de Henrique foi definido no intervalo entre as 13h e 15h desta segunda-feira, numa reunião com correligionários.


“Nós vamos continuar com nosso projeto, o PSDB e a Rede, com a chapa pura. A decisão agora é irrevogável. Vai ser três candidaturas a prefeito em Cruzeiro. Não concordamos como as pessoas têm tratado politicamente as coisas. Tentamos abrir um diálogo, mas não deu por causa da composição da chapa. Vamos pra ganhar”, disse Henrique Afonso por telefone na tarde desta segunda-feira.


Com a “decisão irrevogável”, como afirmou o tucano, Cruzeiro do Sul permanece com três candidaturas no campo majoritário: Carla Brito, do PSB, nome da FPA; Ilderlei Cordeiro (PMDB), candidato do atual prefeito; e Henrique Afonso (PSDB).


Tentativa frustrada de união das oposições em Cruzeiro expõe ranço político

A tentativa frustrada de unidade em Cruzeiro do Sul em torno do peemedebista Ilderlei Cordeiro acabou gerando e expondo mais ranço dentro da oposição. É o que se percebe nas entrelinhas das declarações das principais lideranças oposicionistas.


Sem citar nomes, o senador Gladson Cameli diz, por meio de uma nota via WhatsApp, que chegou ao período eleitoral de 2016 “contando com o bom senso e a coerência de muitos, mas lamentavelmente corremos risco de prejuízos devido a ausência de posicionamento de algumas lideranças. Falo isso porque sei da capacidade dos partidos de oposição de vencer as eleições na maioria dos municípios. De qualquer forma, continuarei empenhado em trabalhar pelo fortalecimento e a vitória dos nossos candidatos em todos os municípios acreanos”, acrescenta o progressista.


Ao mesmo tempo, o presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha, avisa em sua página no Facebook “que as tentativas de inviabilizar a candidatura de Henrique Afonso a Prefeito de Cruzeiro do Sul foram infrutíferas”.


Ainda na postagem, através de um breve texto e um vídeo, o parlamentar tucano acrescenta que “as críticas a possíveis alianças no Juruá não têm razão de ser, qualquer aliança que fizéssemos, passaria, necessariamente, pela manutenção do PSDB como cabeça de chapa, este é um posicionamento do qual não abrimos mão. Se algum partido ligado à FPA quiser nos apoiar, apoiará nossa proposta e política. Bem diferente de Mâncio Lima, em que o Prefeito do PMDB, tendo o PCdoB como vice, apoiou o Tião Viana para governador”, completa tucano, que ainda acrescenta: “Esse é o caso em Epitaciolândia, em que a cabeça de chapa é da Frente Popular e conta com o apoio explícito do PP e do PMDB. Como será a convivência, no mesmo palanque, desses partidos com o Tião Viana?”, indaga.


Rocha continua dizendo que “o PSDB tem lado e aqueles que não conseguem conviver com nossas posições, aqueles que não são realmente tucanos, devem estranhar nossa firmeza, mas essa firmeza nos guia e nos levou a ser referência de oposição propositiva no Brasil e no Acre”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido