Menu

Pesquisar
Close this search box.

Incra manda expulsar sem-terra que ocupam área no Benfica

e9e44837-a3c9-4f29-bb60-543ecac44710


Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Até quinta-feira, dia 4 de agosto, cerca de 80 famílias terão que deixar uma área de 49 hectares que ocupam na região do Polo Agrícola Benfica. A iniciativa para o despejo foi tomada pelo Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária) proprietário das terras. A área foi ocupada pelos sem-terra em 1º de maio de 2015.


A assessoria jurídica da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) vai se reunir com os moradores nesta quinta-feira, 28, com para discutir uma alternativa legal de suspender a liminar do Incra.

Anúncios


José Janes, vice-presidente da CTB, esteve reunido com os moradores na noite de ontem. “Eles estão bastante apreensivos, porque já construíram benfeitorias, abriram ruas e estão cultivando hortaliças para comercializar na Ceasa”, informa Janes.


De acordo com a presidente da Associação dos Moradores, Leilane da Silva, a Loura, a ocupação das terras foi motivada pela demora do Incra em promover o assentamento das famílias. “Todas as famílias são ligadas à vida rural, ninguém possui propriedades, mas o Incra não tem preocupação para com a gente”, argumenta ela.


Ângelo Crisóstemo, outro líder do movimento, afirma que existem pessoas com melhor poder aquisitivo que estão sendo contempladas com maior rapidez pelo Incra.


Ao todo, cerca de 300 pessoas vivem na área em condições bastante precárias, sem luz, escola ou posto de saúde. A ocupação, segundo Ângelo, está destinada a produzir e comercializar verduras, mas ainda não há nenhum incentivo dos órgãos públicos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido