Menu

Pesquisar
Close this search box.

Oposição apoia Sebastião Correia em Rodrigues Alves

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O que muito foi tentado em vários municípios do Acre o candidato Sebastião Correia (PMDB) conseguiu em Rodrigues Alves. Durante a sua convenção estavam os senadores Sérgio Petecao (PSD) e Gladson Cameli (PP), os deputados federais Flaviano Melo (PMDB) e Jéssica Sales (PMDB), o prefeito Vagner Sales (PMDB) e o ex-prefeito Bocalom (DEM). Mas a aliança de Sebastião terá ainda o apoio do PSDB do deputado federal Major Rocha (PSDB), o PR e outros cinco partidos que gravitam em torno da ex-deputada Antônia Lúcia (PR). Será uma disputa polarizada pela prefeitura de Rodrigues Alves já que na FPA aconteceu o que parecia impossível, o ex-prefeito Dêda (PROS) e o atual Burica (PT) estarão no mesmo palanque para apoiar o empresário Márcio (PROS).


Alves_01


Queda de braço

Anúncios


Sebastião tentará pela terceira vez ser prefeito. Do outro lado, Dêda tem dados as cartas políticas no município. Na eleição passada venceu, mas não levou por ter problemas com a Justiça. Rodrigues Alves terá certamente uma das eleições mais disputadas da sua história.


Mais uma no jogo


Por outro lado Mâncio Lima terá três ou quatro candidaturas. Nada definido às vésperas das convenções. Isaac Lima (PT) terá o apoio da família de Luiz Hellosman e Dêda. Ilselene Gadelha (PP) deve ser a candidata do senador Gladson Cameli. Terá uma candidata do PMDB, mas Ériton Maia (PC do B) ainda poderá entrar no jogo.


Preconceito


Por incrível que pareça, em pleno século XX, o indígena ashaninka, Isaac Pianko (PMDB), o pré-candidato a prefeito em Marechal Thaumaturgo, terá que enfrentar preconceitos durante a campanha. Isso por ser nascido no município e ser índio.


Forasteiros


O fato é que Thaumaturgo desde a sua emancipação política, há 24 anos, nunca teve um prefeito nascido na terra. Todos vieram de fora para governar o município. Isaac será o primeiro filho da terra a tentar ser prefeito.


Espelho


O prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (PMDB), será muito citado na campanha de Thaumaturgo. A sua gestão que transformou o município é considerada um espelho para os candidatos do Alto Juruá.


Encontro notável


O senador Gladson Cameli terá o seu terceiro encontro com o presidente Michel Temer (PMDB), no Planalto, no próximo dia 2 de agosto. Na pauta as obras das BRs 364 e 317 e o Anel Viário de Brasiléia. O senador quer liberar ainda recursos federais para as obras paradas no Estado de até R$ 1 milhão.


Convite


O convite da Convenção da pré-candidata a prefeita da Capital Eliane Sinhasique (PMDB) que recebi traz as logomarcas do DEM e do PSD. Quer dizer que Petecão e Bocalom estarão participando da coligação? O evento será no próximo dia 29.

Anúncios


Privatização


Não sei se isso é uma boa ou má notícia. Mas o fato é que a antiga Eletroacre deverá ser privatizado até o ano de 2017. Também é inegável a insatisfação dos consumidores acreanos com os serviços prestados pela empresa. Como diz o deputado federal Tiririca (PR-SP), “pior que está não fica”.


Conversa de esquina


Ouvi a seguinte teoria de um popular em Cruzeiro do Sul. “Parece que o PT não está interessado em ganhar a prefeitura. Se não investiu o suficiente quando tinha candidatos fortes como o falecido Zinho Santos e o Henrique, vai investir agora nessa candidata que é desconhecida da maioria da população?”


Nada a perder


O fato é que a delegada Carla Ivani (PSB) deverá ficar conhecida até o final da campanha. Isso é natural. Se tem chances de ganhar é com os eleitores. Mas mesmo se perder poderá sonhar com outros cargos eletivos no Estado, como deputada estadual, por exemplo.


O criador


Quem gestou e defendeu a candidatura de Carla, em Cruzeiro do Sul, foi o ex-prefeito de Thaumaturgo, Itamar de Sá (PT). Ele acredita que a população que está cansada de votar em políticos poderá escolhê-la. Mas o bairrismo do povo cruzeirense é um fato real também.


Bom debate


Em Cruzeiro do Sul teremos dois ex-deputados federais, Ilderlei Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSDB) e, uma delegada na disputa. O perfil dos candidatos pressupõe que os eleitores do município assistirão a um bom debate.


Nos dois lados


O deputado federal Alan Rick (PRB) participou da Convenção de Ilderlei em Cruzeiro do Sul. No mesmo dia acontecia a reunião do candidato à reeleição em Rio Branco, Marcus Alexandre (PT). Ele optou, ao menos nesse dia, pelo palanque da oposição.


Dois senhores


Nos discursos do senador Gladson Cameli quando fala da bancada federal de oposição nunca esquece o nome de Alan. Mas o deputado do PRB apoia o PT na Capital. Essa definição do rumo a tomar de Alan até 2018 ainda vai gerar muitas polêmicas.


Tudo será resolvido


Muitas disputas internas em curso antes das convenções partidárias que ainda não aconteceram. Mas tudo se acalmará até o próximo dia 5 de agosto, data limite para escolher os candidatos. Como a campanha será muito curta fez bem quem antecipou as convenções. Acabada as articulações partidárias resta saber quem sairá desgastado ou fortalecido para enfrentar o jogo real que é a campanha.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido