Menu

Alysson Bestene deverá ser o candidato a vice de Eliane Sinhasique

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ainda existem muitas especulações em torno do “possível” candidato para completar a chapa majoritária de Eliane Sinhasique (PMDB). Mas a maior possibilidade é que o odontólogo, professor universitário e ex-vereador da Capital, Alysson Bestene (PP) seja o escolhido. As razões: o PP tem o senador Gladson Cameli (PP), num momento bem avaliado. Além disso, o partido conta com três deputados estaduais, dois vereadores na Câmara de Rio Branco e tem militância. O PTB gravita na órbita do PP. Um outro motivo que conta nessa escolha é o fato do PP não ter lançado nenhum candidato a prefeito da Capital, votou unido a favor do impeachment da presidente Dilma (PT) e compõe o governo Temer (PMDB). Dificilmente outro candidato reuniria tantos atributos para compor a chapa do PMDB na disputa da prefeitura da Capital.


Fino trato
Alysson é professor na UNINORTE e muito querido por seus alunos. Teria influência, portanto, no meio acadêmico do município. É uma pessoa de fácil trato e que soma com a militância do seu partido. É aquele vice que não traz problemas de egos e vaidades.

Publicidade

Gratidão
Conversei com Sinhasique que ficou muito tocada pelo fato do ex-deputado Márcio Bittar (PSDB) ter se oferecido a ser vice na sua chapa. Mas os impeditivos políticos são evidentes. O PSDB tem um pacto com o PR que parece difícil de ser rompido.


Chega de conversa
Não vejo a menor possibilidade da ex-deputada Antônia Lúcia (PR) retirar a candidatura de Raimundo Vaz (PR). O processo está avançado. Portanto, teriam que convencer a Antônia Lúcia e o deputado federal Major Rocha (PSDB), ao mesmo tempo, para viabilizar Bittar como vice.


De banda
Na real, nem Rocha e nem Antônia Lúcia, morrem de amores por Bittar. Por que então pavimentariam o caminho para ele? Não tem lógica. Os propósitos partidários nas eleições são diferentes. O do PR e outros cinco partidos na sua órbita é garantir caminho para eleger federais em 2018.


Mais um com chances
Prevaleceu a lógica do momento político e Bocalom (DEM) desistiu de ser candidato a prefeito da Capital. Ouvi rumores que poderá indicar o suplente de senador, Fernando Lage (DEM), para vice de Sinhasique. Parece que Bocalom não sonha com isso. Mas tudo leva a crer que o vice do PMDB será mesmo do PP.


Abrigado
O senador Gladson Cameli (PP) convidou Bocalom para acompanha-lo em algumas viagens ao interior. Se a oposição vencer na Capital certamente terá espaço na gestão. Portanto, o temor de Bocalom de ser esquecido não existe.


Agora quer
Está confirmada e publicada a posição do deputado federal Major Rocha (PSDB) como vice líder do Governo Temer na Câmara. Ele já avisou, que ao contrário de outro momento, agora vai reivindicar cargos federais para aliados no Acre.


Desistiu
Realmente o prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB), não vai concorrer à reeleição. Quem me contou foi ele mesmo que também me disse que deverá apoiar a candidatura de Erivelton do PMDB. Marcinho só quer terminar bem a sua atual gestão.


Quem diria
A fonte é do PSDB. Parece que a ex-candidata a prefeita de Sena Madureira, Charlene Lima (PV) andou conversando com os tucanos. Poderá apoiar Toinha Vieira (PSDB) na corrida à prefeitura. Por um lado se queimaria se apoiasse o atual prefeito Mano Rufino (PSB), por outro, pode despertar desconfianças na FPA.


Unidade complicada
Afinal a FPA de Sena deverá fechar em torno de Mano. Enquanto a oposição deverá mesmo ter duas candidaturas, Mazinho Serafim (PMDB) e Toinha. Resta saber se os deputados estaduais Gehlen Diniz (PP) e Nelson Sales (PV) irão compor com Mazinho. Ou se teremos uma outra candidatura de oposição.


Murro em ponta de faca
O vereador Mirabor Leite (PMDB) deveria se tocar. Com a união entre Marilete Vittorino (PSD) com Chico Batista (PP) não há espaço para mais uma candidatura de oposição em Tarauacá. É uma questão de coerência.

Publicidade

Muito vivo
Não creio que o atual prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno (PT), será fácil de ser vencido. Além de estar no trono tem a força da família muito influente na região. A disputa de Tarauacá terá muitas emoções até a abertura das urnas.


Guerra santa
Em Tarauacá teremos dois candidatos a vices com o mesmo nome. O Chico Batista do PC do B, com Rodrigo e, o Chico Batista do PP com Marilete. Vamos ver quem dos dois terá a proteção dos santos Francisco de Assis e João Batista do Jordão.


Debate qualificado
Tanto Rodrigo quanto Marilete são dois bons políticos. Acredito que os eleitores de Tarauacá terão um debate qualificado na disputa da prefeitura. Particularmente conheço os dois candidatos que já têm experiências em gestão e tenho simpatia por eles. Que vença quem a população achar melhor.


Bandeira branca
Na minha conversa com o candidato à reeleição da Capital, Marcus Alexandre (PT), ele me disse que não vai incentivar pancadarias e ataques gratuitos na campanha. Afirmou que quem estiver perto dele e partir para o ataque será duramente repreendido. Marcus sempre respeitou Sinhasique e vice versa. Mas é preciso que os dois candidatos favoritos controlem as suas militâncias. Os eleitores querem saber de propostas e não de ataques. Acredito que a eleição de Rio Branco será do mais alto nível com Marcus, Sinhasique, Raimundo Vaz e Carlos Gomes (Rede).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido