Menu

Pesquisar
Close this search box.

Operação aniquila chance do PMDB vencer em Brasiléia

O afastamento do prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), e de vários secretários e a prisão do ex-prefeito Aldemir Lopes, presidente do diretório municipal do PMDB, junto com o lado policial teve o lado político. A operação da Polícia Federal, por tabela, liquidou qualquer chance do PMDB ter candidato próprio para a prefeitura, porque a cúpula do partido no município foi envolvida nas acusações que vão do peculato à formação de quadrilha. Restam duas alternativas à oposição para lançar como candidato a prefeito: o vereador Joelso Pontes (PP) – que aparece bem nas pesquisas – ou optar pela candidatura já lançada do ex-vereador Manoel Prete (PSDB). E tem que ser na base da correria, porque as convenções municipais começam no próximo dia 20. Todos os acontecimentos policiais vão dar um discurso poderoso na campanha à candidata a prefeita pelo PT, vereadora Fernanda Hassem (foto), que já vinha liderando as pesquisas. Se dentro deste quadro a Fernanda não vencer a eleição, é de se recomendar que esqueça a política e procure uma lavagem de roupa, tal seu favoritismo.


Quebra no meio
O que acaba e quebra a espinha dorsal do PMDB em Brasiléia, é a prisão do ex-prefeito Aldemir Lopes, um excelente articulador político, sem ele no comando o PMDB fica sem pai e mãe. Aldemir conhece como poucos os caminhos políticos do município.


Discussão do sujo e mal lavado
Essa discussão travada ontem entre as deputadas Leila Galvão (PT) e Eliane Sinhasique (PMDB) sobre práticas de ilegalidades é uma espécie de guerra entre o sujo e o mal lavado. O PMDB e o PT estão hoje sem moral para atirar pedra um no outro, navegam no mesmo lodaçal.


Manter o equilíbrio
Sobre a prisão do ex-prefeito Aldemir Lopes, do afastamento do prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes (PMDB), sou da tese de que enquanto não houver um julgamento pela justiça condenando ambos pelos crimes de que são acusados, não emito juízo de valor. Não faço julgamento antecipado, como não fiz no caso do G-7. Tenho que deixar a emoção de lado e manter o equilíbrio nos comentários. Afinal nós estamos num Estado de Direito.


Rainha da Inglaterra
O deputado federal Alan Rick (PRB), que assumiu a presidência do diretório regional, vem sendo chamado nas rodas fechadas do PRB de “Rainha da Inglaterra” – tem o poder, mas não manda – porque na frente do diretório municipal continuou seu adversário Diego Rodrigues. Nada contra o Diego, mas se era para mandar pela metade, melhor seria o Alan nem ter assumido o partido.


Nunca deu certo
Quando se assume um partido se troca os postos chaves ou corre o risco de ter problemas internos. É o caso do deputado federal Alan Rick (PRB), que vem sendo ironizado. Como levar o PRB para a oposição com a direção municipal na mão de um aliado do Marcus Alexandre? Não vai conseguir nunca, porque o grupo do Diego tem compromisso de apoiar o Marcus.


 Malas e cuias
Esta confusão toda em Sena Madureira só veio beneficiar o prefeito Mano Rufino (PSB) – que de tão desgastado já tinha sido rebaixado para “Primo Rufino” – porque é para onde os petistas do município terão que correr, porque as alternativas são todas da oposição.


Não vai ganhar muito
A ida do PT para a aliança do prefeito Mano Rufino (PSB) é mais emblemática, porque o partido não tem uma liderança de expressão em Sena Madureira. Mas, não deixa de ajudar.


Amigo a cidade
O deputado federal Léo de Brito (PT) tem sido um amigo de Rio Branco, porque na medida em que, destina recursos de emendas para a infra-estrutura nos bairros, não está ajudando o prefeito Marcus Alexandre, mas os moradores da cidade. Tem sido um bom parlamentar.


Ansioso para ver
O Ruy Birico, um ícone na campanha de rua dos candidatos da oposição pela sua virulência contra o PT, filiou-se no PSDC, por onde disputará uma cadeira de vereador. Estou ansioso para lhe ver de braços com o Marcus, Tião e Jorge Viana, dando vivas ao PT no palanque.


Custo a crer
Chega a notícia de que o senador Jorge Viana (PT) assinou junto com outros senadores petistas um documento em que pede que o Juiz Federal Sérgio Moro seja investigado pelo Conselho Nacional de Justiça. Se verdade é uma roubada. Moro representa hoje o anseio por justiça do povo brasileiro.


Estilo Al Capone
Reunião, terreno para um templo, política, acordo com um empreiteiro, ameaça de morte, tudo num meio que não devia existir isso, o evangélico. Daria um filme ao estilo Al Capone.


Mal agradecido
Um deputado da base do governo fez à coluna o seguinte comentário sobre o ataque do deputado Nelson Sales (PV) ao ex-prefeito Nilson Areal, de quem era pupilo como secretário de Saúde: “depois de tudo que o Areal fez por ele, no mínimo o Nelson é mal agradecido”.


Decisão fechada
Conversei com o deputado federal Major Rocha (PSDB) e este descarta qualquer possibilidade de entrar na coligação do PMDB, devendo mesmo apoiar Raimundo Vaz (PR) para prefeito.


Tirando da reta
Perguntei se não temia que a aliança PR-PSDB não conseguisse decolar e fosse engolida pelos candidatos que venham a polarizar na disputa da PMRB. Foi lacônico: “o candidato a prefeito é do PR, o partido é que vai comandar a sua campanha, vamos apenas ajudar”.


Campanhas prioritárias
O PSDB elegeu como suas prioridades, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Brasiléia e Senador Guiomard, onde tem candidatos próprios para as prefeituras, diz o Major Rocha.


Volto a avisar
A não prestação de contas periódicas dos recursos que a prefeitura recebe para aplicar na área de saúde será um complicador para o prefeito André Hassem (PR). Uma equipe de fiscais do Ministério de Saúde já programou uma devassa na sua administração. Pode esperar problema.


Não tem porque abrir
Um profundo conhecedor da política de Sena Madureira comentava ontem que o empresário Mazinho Serafim (PMDB) só abre mão da sua candidatura a prefeito para o deputado Ghelen Diniz (PP) se for burro. E explicou: “o Mazinho está na cabeça nas pesquisas “.


Cena bizarra
Poderemos ter no palanque da FPA, em Cruzeiro do Sul, uma cena bizarra. O deputado Josa da Farmácia (PTN), que teve a candidatura rifada pelo PT e PSB, pedindo votos para a candidata Carla Brito (PSB), o Itamar de Sá (PT) e o César Messias (PSB), os algozes, rindo do fato.


Quadro vergonhoso
Continua um fato vergonhoso para a Secretaria de Habitação a cena das famílias acampadas na porta da Assembléia Legislativa. A pressão não pode ser condenada, cansaram de ser enganados com promessas de ganhar casas. Este filho vergonhoso não pertence ao Legislativo.


O filho não é seu
O deputado Ney Amorim (PT) tem recebido elogios por não mover uma palha para tirar na marra as famílias acampadas. Está correto. Se assim agisse o desgaste cairia no seu colo.


No mato sem cachorro
O PSB está no mato sem cachorro. Não conseguiu montar alianças e tem uma chapa com três medalhões – Helder Paiva, professor Roger e Artêmio Costa – e sem candidatos medianos para complementar a legenda e eleger vereadores. Quem é o tolo de servir de escada?


Mulheres candidatas
Sempre cito, como incentivo às mulheres que são candidatas a vereadora: Elzinha Mendonça (PDT), Lene Petecão (PSD), Roselane (PRP), Sandra Asfury (PDT), Rose Costa (PT), Socorro Lima (PT), Graça da Baixada (PT), Socorro Martins (PT), professora Alice (PT) e Leoneide (PT).


Opções para vereador da Capital
Dr. Jeferson (PRB), Raimundo Fernandes (PMDB), Evandro Cordeiro (PSC), Roberto Duarte (PMDB), Helder Paiva (PSB), Rodrigo Forneck (PT), Ieve Terranova (PT), Marcelo Juca (PSDC), Junior Brana (PDT), Geraldo do supermercado Gonçalves (PSOL), Tião Bruzugu (PV), são opções para vereador.


Os tempos mudaram
Alguns gestores não entenderam que os tempos mudaram, o exemplo acontecido em Brasiléia, serve como parâmetro para outros administradores. Grande parte dos atuais prefeitos estará inelegível em 2018, por isso é bom não ficar fazendo plano para deputado estadual.


Sempre com um pé atrás
Não conheço nada que desabone a indústria “Dom Porquito”, onde existe dinheiro do governo injetado em larga escala. Mas tenho sempre um pé atrás. Por isso não condeno os deputados da oposição que, por precaução vetaram a doação de cotas da empresa a uma cooperativa.


Varredura exemplar
A prefeitura de Brasiléia está parada, depois que o prefeito Everaldo Gomes e grande parte dos secretários foram afastados por ordem judicial. Ao que parece, a “Operação Lava-Jato” não está sendo didática para alguns prefeitos acreanos. Não demora muito e deve acontecer algo parecido em outra prefeitura do Alto Acre. O vice-prefeito Jorge da Fazenda, que assumiu no lugar do prefeito Everaldo terá que se cercar de bons assessores, porque sua especialidade é a lida do gado no campo, não sabe nem o que é um empenho. Foi colocado na chapa como uma espécie de peso morto, e pelo prestígio no campo. E assim caminha a política acreana.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.