Menu

Tucano Major Rocha será o vice líder do governo Temer na Câmara

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O convite foi feito pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (PSDB). O deputado federal Major Rocha (PSDB) deverá se tonar o vice-líder do governo Temer (PMDB), na Câmara Federal. Um cargo de alta importância por significar portas abertas em todos os ministérios. Além do contato direto com o atual presidente Michel Temer. Se bem utilizado politicamente o deputado acreano poderá viabilizar recursos importantes não só para as prefeituras do Estado assim como também para o Governo do Estado. O próprio Rocha, por telefone, me disse que será o interlocutor com as todas gestões públicas do Acre. “Esse é um espaço político importante num momento de crise e recuperação da economia. Por isso vou aceitar pensando nos benefícios que possa trazer para o meu Estado,” afirmou o deputado.


A costura
Segundo Rocha, Aécio teve papel fundamental na eleição do novo presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). Será um mandato tampão até fevereiro de 2017 quando será eleito um novo presidente da Casa. Tudo levar a crer que o cargo será ocupado então por um parlamentar tucano.

Publicidade

Protagonismo
O atual líder do governo, é o deputado federal André Moura (PSC), de um partido pequeno e representante do Centrão. Rocha poderá fazer a ponte entre as principais forças políticas do Congresso Nacional, PMDB e PSDB com a presidência. Será uma espécie de “homem do Aécio” na Câmara.


Rei morto, rei posto
Quem não deve ter gostado foi o ex-deputado Márcio Bittar (PSDB). Aécio, na realidade, prestigiou um adversário interno no campo regional. Sem falar que Bittar sempre destacou a sua influência e amizade junto a Aécio.


A hora da democracia
O governador Tião Viana (PT), que tem uma declarada animosidade com Rocha, poderia rever essa posição. Num momento de “vacas magras” no Acre poderá ter num interlocutor como Rocha um caminho seguro para resolver problemas de destinação de recursos.


O objetivo principal
Política se faz com grandeza e de olho nas necessidade da população. Acredito que diante dessa crise o mais importante é solucionar problemas e não aprofunda-los. Acredito ser importante Viana e Rocha terem, ao menos, uma boa relação institucional.


Fortalecido
Rocha que já vinha fazendo um bom mandato parlamentar poderá ampliar o seu poder de fogo político com a nova posição. Pode estreitar laços com prefeitos acreanos, a maioria com o pires na mão, e ainda viabilizar recursos importantes para ações sociais no Estado.


Tiroteio em Sena
Conversei com a publicitária Charlene Lima (PV) sobre as confusões geradas por sua candidatura a prefeita em Sena Madureira. Ela resumiu o seu embate com o deputado estadual Nelson Sales (PV). “Não vou pagar contas dos outros”. Charlene garantiu ainda que na hora certa irá se manifestar publicamente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido