Menu

Pesquisar
Close this search box.

A tese que a oposição vai vencer facilmente Marcus cai por terra

Missão possível, mas muito difícil
Só um tonto em política pode defender a tese de que a oposição pode varrer com facilidade o prefeito Marcus Alexandre da prefeitura de Rio Branco. E por alguns aspectos. Um deles é que estamos chegando na semana das convenções municipais e a oposição não se entende, envolta em vaidades pessoais de seus dirigentes, ainda trabalha a formação de candidaturas alternativas à da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Do outro lado se tem o PT, um partido com a moral no fundo do poço, mas que no Acre é bem organizado, e tem um prefeito que tem votos além do petismo e em todas as pesquisas está bem avaliado. Mais uma vez a oposição poderá perder para o seu egoísmo. Não é demais se afirmar que Marcus Alexandre é um candidato fortíssimo á reeleição. É bom também lembrar que disputa a reeleição na máquina municipal e com uma grande chapa de candidatos a vereador. Tudo pesa a favor.


Mudança no jogo
O PEN, PSC, PTC e PR não apoiarão mais a chapa do candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul, Iderlei Cordeiro (PMDB). Por se recusarem a apoiar o candidato Henrique Afonso (PSDB), a ex-deputada Antonia Lúcia, que tem o domínio de quatro partidos, mudou todas as direções municipais destas siglas e no sábado dará posse aos novos membros. Significa que os quatro partidos deixarão a coligação de Iderlei Cordeiro. Em termos de votos significa quase nada. A manobra foi para garantir o apoio do PSDB à candidatura à PMRB, do vereador Raimundo Vaz (PR).


PSDC democrático
O presidente do PSDC, deputado Eber Machado, faz democracia ao deixar que os diretórios municipais escolham com que candidatos ficar na disputa das prefeituras. Em 13 municípios forma em alianças da oposição. Inclusive, em Cruzeiro do Sul. Na Capital está com o PT.


Número para CPI
Com a saída do deputado Nelson Sales (PV) da base do governo na Aleac, em tese, a oposição pode completar o número legal ao seu pedido de CPI, para investigar as obras na BR-364, quase que intrafegável. No pedido do deputado Luiz Gonzaga (PSDB) falta uma assinatura.


Candidaturas prioritárias
O PCdoB terá dois candidatos prioritários para vereador de Rio Branco, o ex-deputado Eduardo Farias e o vereador Fernando Martins. Os restantes dos membros da chapa são apenas escada.


Conversa fiada
Não passa de conversa fiada as Audiências Públicas em municípios do Vale do Juruá, com dirigentes do DNIT e do DERACRE. Não tem o que discutir o que tem que ser feito, é executar as obras e deixar de lorotas burocráticas. Blá-blá-blá não resolve os problemas da BR-364


Altamente competitiva
O PT e aliados farão amanhã, em Brasiléia, o lançamento da candidatura a prefeita da vereadora Fernanda Hassem (PT). É uma candidatura com uma boa chance de vitória.


Dificilmente escapa
Uma equipe de fiscalização do Ministério da Saúde já programou uma inspeção na prefeitura de Epitaciolândia. Sem prestar contas dos recursos recebidos, o prefeito André Hassem, dificilmente, escapará de sanções, como corte de repasses. Um triste fim de gestão.


Nome que surpreende
Ailson Mendonça (DEM) é uma candidatura a prefeito que se solidificou e está numa crescente para a prefeitura de Xapuri. Travará uma disputa com o Bira Vasconcelos (PT) sem favorito.


Passa pelo rocha
Ontem, numa roda de políticos na Aleac, a conversa girava em torno da unidade da oposição para disputar a prefeitura da Capital. E todos unânimes que passa pelo deputado federal Major Rocha (PSDB), bastando que ele se juntasse aos grandes partidos e estaria feita a união.


Política não é só emoção
É também voz corrente, que pelas alianças desastradas que está montando, o Major Rocha (PSDB) está trocando a razão pela emoção. O emocional não é um bom caminho político.


É uma insensível
Quer dizer que a presidente afastada Dilma ainda está “altiva”? Depois do mal que causou ao Brasil promovendo o maior desastre econômico que se tem notícia no país? É uma insensível!


Candidato da máquina
Pelos nomes que estão cercando o candidato a vereador de Rio Branco, Ieve Terranova (PT), será não só o candidato da máquina petista, como do grupo mais poderoso do partido, o do secretário Nepomuceno Carioca. Por isso o coloquem entre os favoritos do PT.


Atropelada com pé de cabra
A base do prefeito Marcus Alexandre na Câmara Municipal de Rio Branco será atropelada com trator “Pé de Cabra” pela chapa de candidatos a vereadores do PT. Será uma reprise do que aconteceu com o PEN na Assembléia Legislativa, que foi tratorado pelo PT e não escapou um.


É muita inocência!
Prometeram ao deputado Josa da Farmácia (PTN) para retirar sua candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul de lhe ajudarem se eleger a deputado federal em 2018. Assim como foi enganado para prefeito será para Federal. O Josa é muito inocente, acredita em tudo.


Nada acertado
Até ontem não tinha nada certo do apoio do empresário Mazinho Serafim (PMDB) à candidatura do deputado Ghelen Diniz (PP) a prefeito de Sena Madureira. Há quem não creia no apoio do Mazinho, já que em todas as pesquisas está sempre disputando a liderança.


Aliado indireto
Em alguns municípios o PMDB se tornou um aliado indireto do PT, ao lançar candidatos a prefeito com pouca chance de vitória, como acontece em Porto Acre, Xapuri e Bujari.


Afunilou para o PT
Em Sena Madureira, com a rasteira que levou a publicitária Charlene Lima (PV), em quem o PT apostaria as suas fichas na disputa da prefeitura, não restou outro caminho aos petistas do que cair no colo do desgastado prefeito Mano Rufino (PSB). Não há alternativa.


Anúncio oficial
O senador Sérgio Petecão (PSD) deverá anunciar na sexta-feira da próxima semana o seu apoio oficial à candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) e apresentará Marfisa Galvão (PSD) como opção para ser a vice da chapa. Há quem torça a cara para uma chapa só de mulher.


Comando meia bomba
O grupo do ex-presidente do PRB, Manoel Marcos, difunde que o deputado federal Alan Rick (PRB) será um presidente sem muito poder, porque teria sido obrigado a manter Digo Rodrigues na presidência do diretório municipal e o próprio Marcos de secretário-geral.


Resolver urgente
Fica difícil comandar um partido só pela metade, com ala dissidentes em posto de mando.


Posição difícil
A deputada Juliana Rodrigues (PRB) ficará numa situação política difícil na eleição, caso o deputado federal Alan Rick (PRB) leve o partido para a oposição. Como uma parlamentar do partido estará contra as determinações partidárias, já que apoiará Marcus Alexandre?


Verbo que já não existe
Leio que o senador Jorge Viana (PT) está defendendo que o PT escute mais as divergências. Escutar é um verbo que já não existe no dicionário do comando do seu partido, Jorge. Hoje prevalece a arrogância, o não cumprimento de promessas e o pouco caso com os aliados.


Fora da disputa
O vereador Joelso Pontes (PP), que aparecia muito bem nas pesquisas para prefeito de Brasiléia, decidiu que disputará a reeleição. O PMDB lhe cortou todos os espaços.


Estava falindo
A “Fábrica de Preservativos” de Xapuri, cantada em prosa e verso como um exemplo de gestão pela mídia governamental será privatizada. Caminhando para a falência, com salários em atraso, o melhor que poderia ser feito era passar para a iniciativa privada.


Outros exemplos
O governo gastou os tubos de recursos públicos para instalar a “Fábrica de Tacos” e a ZPE. A fábrica foi mostrada como exportando até para Marte e a ZPE, que abrigaria indústrias multinacionais. Nunca funcionaram e viraram dois elefantes brancos.


Salve-se quem puder
Os partidos de oposição entraram naquela do salve-se quem puder nos municípios. Em Rio Branco ainda existe a justificativa às várias candidaturas para a prefeitura, de que aqui pode ter segundo turno. Mas, nos demais municípios é turno único. O PMDB, por exemplo, é quem comanda a campanha do “o meu pirão, primeiro”. Os seus candidatos em Xapuri, Bujari, Porto Acre, Epitaciolândia, com poucas chances de ganhar a eleição, na realidade, ajudarão o PT e a derrotar os nomes da oposição com possibilidade de se eleger prefeito. O mesmo ocorre com o PSDB e o PP em outros redutos. Dá para até antecipar o final deste filme dramalhão: dirigentes lamentando que, se a oposição estivesse unida poderiam ter ganhado quase todas as prefeituras do interior. São uns brincalhões! Não conseguem ser profissionais no que fazem.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.