Menu

Partidos de Antônia Lúcia reagem à aliança com o PSDB em CZS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após o anúncio de que os partidos PR, PSC, PEN, PTC e Solidariedade se alinhariam com o PSDB, em Cruzeiro do Sul, houve uma reação dos diretórios municipais. Os partidos que gravitam politicamente em torno da ex-deputada Antônia Lúcia emitiram uma nota de apoio à candidatura de Ilderlei Cordeiro (PMDB). O texto deixa claro que não querem integrar a candidatura de Henrique Afonso (PSDB), como prevê o acordo que está sendo costurado com o presidente do PSDB, deputado federal Major Rocha (PSDB). Os presidentes que assinaram a nota desses partidos em Cruzeiro do Sul clamam por independência política para as decisões regionais e reafirmam o compromisso com o PMDB. Admitem a liderança política de Antônia Lúcia, mas deixam pouca margem de negociação para uma mudança em relação as eleições no município. O interessante é que o vereador Clodoaldo (PR), cotado para ser o eventual vice de Henrique, também assina o documento como presidente municipal do PR.


9ed10717-38c9-4e87-a353-eedd6d65688b

Publicidade

Mais reações
O candidato Ilderlei Cordeiro me disse que havia um compromisso de Antônia Lúcia com a sua candidatura. “Para mim ela não comunicou o apoio ao PSDB aqui em Cruzeiro do Sul. A Antônia Lúcia que me pediu para organizar esses partidos. Não tem sentido agora haver um retrocesso,” disse ele.


Espatifado
Dificilmente o PSDB continuará na coligação com o PR para a disputa da prefeitura da Capital se não tiver o apoio do grupo de Antônia Lúcia em Cruzeiro. Parece que as combinações entre as lideranças partidárias do PR e PSDB não agradaram as suas bases no interior. Em Epitaciolândia também houve reação contrária.


A cereja do bolo
O deputado federal Major Rocha (PSDB) tem como um dos principais objetivos nessas eleições fazer o prefeito de Cruzeiro do Sul. O parlamentar, inclusive, pretende permanecer bastante tempo durante a campanha no município.


Partidos reagem a assédio
Houve reação de pelos menos duas siglas no Acre em relação as pretensões de Antônia Lúcia aumentar a cesta de partidos sob seu domínio. O PPS através do seu secretário geral Souza Neto, me mandou a seguinte nota: “Historicamente nunca tivemos nenhuma relação política com a Antônia Lúcia. Sempre estivemos na oposição o que não é o caso dela. O PPS tem lado e continuará ajudando na mudança que Rio Branco e o Acre precisam,” escreveu.


Nota do PSDC
Através da mais representativa liderança do PSDC, no Acre, o deputado estadual Éber Machado (PSDC), me encaminharam uma nota do Diretório Nacional, sobre a possibilidade do partido caminhar com o grupo de Antônia Lúcia.


A Comissão Executiva Nacional do PSDC vem pela presente Nota Oficial, esclarecer:


  • Não tem nenhuma procedência a declaração da ex-deputada Antônia Lúcia, publicada hoje no jornal AC24horas, na coluna do jornalista Nelson Liano, de que estaria mantendo diálogo com a direção nacional do PSDC, em relação ao Estado do Acre.
  • O PSDC Nacional não foi procurado pela ex-deputada Antônia Lúcia e nem a procurou e com ela não mantém entendimento de qualquer ordem.
  • O PSDC nacional confia plenamente na direção estadual do PSDC do Acre e a parabeniza pelos magníficos resultados políticos.
  • Ressalta que no PSDC vigora o princípio da lealdade interna, não havendo força humana capaz de destituir um diretório estadual ou municipal que obedeçam as normas partidárias, siga as resoluções do partido e respeitem os princípios da social democracia cristã.

Quem assina a nota é o presidente nacional do PSDC José Maria Eymael


Tudo azul
A foto de lançamento da candidatura da vice de Socorro Nery (PSB) teve um detalhe diferente de outras campanhas. Nem o candidato à reeleição Marcus Alexandre (PT), nem o deputado federal César Messias (PSB) e nem a vice Nazaré Araújo (PT) usaram roupas vermelhas. O tom de azul vigorou.


Até os comunistas…
O atual vice Márcio Batista e o ex-deputado Eduardo Farias, ambos do PC do B, também aparecem sem o vermelho tradicional que imortalizou o comunismo. Com uma vice vinda do PSDB e sem o vermelho dá para imaginar como será a campanha da FPA, em Rio Branco. Mais a direita na hora das fotos.


Apoio esperado
O PMDB de Eliane Sinhasique contava com o apoio do senador Gladson Cameli (PP) para acelerar a pré-campanha. Isso aconteceu e, agora, a tendência é que os dois partidos se acertem também em outros municípios acreanos durante as eleições.

Publicidade

Sem inimigos
Durante a solenidade de aliança entre PP e PMDB uma fala do ex-deputado federal, João Correia, chamou a atenção. “Nós temos adversários políticos e não inimigos. Não queremos machucar adversários, destruí-los. Nosso desejo é recuperar a democracia no Acre.”


Mais oposição
O tom do discurso do senador Gladson Cameli (PP) foi de que esse grupo em torno de Sinhasique representa a verdadeira oposição, num claro recado aos partidos que ainda não vieram. Pelas palavras de Gladson, o senador Petecão (PSD) também deverá fazer parte dessa aliança na Capital.


Recado
Sinhasique na sua fala deixou aberto o caminho para outros partidos de oposição se aproximarem da sua candidatura. Mas ressaltou que a principal articulação deverá ser com a população.


Muitas surpresas ainda
As convenções partidárias que determinarão os candidatos a prefeitos e vices poderão acontecer até o final de julho. Até lá muitas surpresas ainda acontecerão na Capital e no interior do Acre. A política é muito volátil. Um acordo que valia numa semana pode não valer na seguinte. A corrida de bastidores está grande para os candidatos conseguirem as melhores coligações partidárias. O quadro político nacional afetou o Acre. Não será uma eleição isolada do clima que contaminou o país com as denúncias de corrupção, queda da presidente da República e uma severa crise econômica para embalar a campanha.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido