Menu

Tião Bocalon poderá ser o vice de Eliane Sinhasique, do PMDB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

sinhasiquebocalom


Depois que levou uma rasteira do PR, que tinha lhe prometido que seria o candidato a prefeito de Rio Branco, e numa atitude monocrática da presidente Antonia Lúcia (PR), colocou no seu lugar o vereador Raimundo Vaz (DEM), não existe outro caminho ao Bocalon , avaliam os seus aliados, a não ser procurar o PMDB e fazer uma composição pela qual venha a ser o vice na chapa da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). “Ele está extremamente magoado com a traição”, disse um de seus assessores. Bocalon viajou após o desfecho da reunião em que foi destronado. Deverá voltar até a próxima quinta-feira, quando anunciará como ficará na eleição municipal. “Eu tinha um acordo com o PR para ser o candidato a prefeito do grupo e descumpriram”, pontua Bocalon.  Dentro do PMDB não existe rejeição ao seu nome para uma aliança. A cúpula do PMDB sempre viu com simpatia uma chapa formada por Sinhazique-Bocalon. A trapalhada do PR foi como a sopa no mel para o PMDB, pôs no seu colo o segundo colocado nas pesquisas dentro da oposição. Em política, não se pode tomar atitudes emocionais como a do PR.


Rocha nega traição
O presidente do PSDB, Major Rocha, ligou para dizer que, da sua parte não teve “traição” ao Tião Bocalon, que a escolha de Raimundo Vaz como candidato a prefeito foi da presidente Antonia Lúcia (PR) e entrou no grupo em troca de concessões do PR ao PSDB, em Cruzeiro do Sul.


Reação forte
A coluna tem informações que ocorreram reações fortes de prefeitos do PR e o restante da diretoria, pela decisão da escolha do candidato a prefeito de Rio Branco não ter passado por uma discussão no diretório municipal e regional. Pode haver uma debandada dentro do PR.


Reunião tensa
Uma reunião dos dirigentes do PR deve acontecer na segunda-feira, quando se discutirá as medidas monocráticas tomadas pela presidente Antonia Lúcia (PR), com tendência a ser tensa.


Financiamento de campanha
Segundo informações à coluna de integrante do PR, o principal motivo da direção do partido querer ter candidato próprio a prefeito em Rio Branco, é que a direção nacional só ajuda na campanha de prefeito em municípios com mais de 200 mil eleitores, caso da Capital.


Retrato da oposição
Esta confusão toda é o retrato fiel da oposição, onde todos gritam, ninguém se entende, e ainda ficam com raiva quando se diz ser a oposição, no Acre, é um “saco de gatos”. Como é que querem ganhar do prefeito Marcus Alexandre praticando uma festa de canibalismo?.


Falta ser anunciado
O PSD do senador Sérgio Petecão deverá entrar na coligação do PMDB. Os seus assessores mais próximos e o próprio Petecão têm dado sinal que deverão formar na coligação peemedebista, que lançará a deputada Eliane Sinhasique (PMDB) candidata a prefeita.


Ficou mal para o Judiciário
Por ter formação jurídica não advogo a tese que polícia prende e a justiça solta. A explicação da Associação dos Magistrados, sobre a soltura de supostos integrantes da quadrilha que tentou assaltar a Coca-Cola, me convence, mas não a opinião pública. Ficou mal ao Judiciário.


Não se fala em outra coisa
Por onde ando na cidade, até por ser jornalista, sou parado para ouvir protestos pela soltura dos dois supostos integrantes do grupo que tentou assaltar a distribuidora da Coca-Cola. A imagem do Judiciário acreano ficou muito mal ante a população, cansada de tanta violência.


Assessor do teto
O presidente do PHS, Manoel Roque, foi nomeado para ser o diretor do “Memorial dos Autonomistas”. Suas opções são duas: olhar para o teto ou para o retrato do Guiomard Santos.


Bons nomes
Dr. Jeferson, fisioterapeuta, é um dos bons nomes entre as opções para vereador da Capital


 Pisando na assinatura
O Pelé Campos (PMDB) não pode ser acusado de desunir a oposição, em Feijó. Tinha um acordo de apoiar o empresário Kiefe (PP) a deputado estadual, e este o apoiaria como candidato à prefeitura feijoense.Tudo assinado. Kiefe descumpriu e é candidato a prefeito.


Fez o que era para fazer
Muita gente clamou pela presença do senador Gladson Cameli (PP) nas negociações para a escolha do candidato a prefeito de Rio Branco. Fez certo ao ficar longe. Não ia acrescentar nada à sua imagem participando das confusões intestinas e amadoras que estão acontecendo.


Não atentaram para a realidade
Os dirigentes da oposição que estão se engalfinhando, não atentaram para um fato que vão enfrentar um prefeito bem avaliado como o Marcus Alexandre, organizado e com obras para mostrar. E com votos que extrapolam o muro do PT. Eleição não é mais para os amadores.


Devem estar achando bonito
É terrível para a imagem do governo aquele quadro de favela na porta da Assembléia Legislativa, com famílias às quais a SEHAB prometeu arrumar casas, com seus cartazes de protestos. Acho que devem estar achando bonito, só pode ser isso, é o que eu imagino.


Uma aula de democracia
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), está dando uma aula que, democracia não se fala, mas se pratica; ao não mandar retirar as barracas da frente da Aleac, porque se assim agisse, colocaria no colo um abacaxi que não lhe pertence. O filho é da SEHAB.


Muito constrangedor
A SEHAB não se pronuncia sobre o caso, ninguém se arvora em resolver o problema. É muito constrangedor ver pessoas idosas, crianças, mulheres, jogadas num canto. Não deve ser constrangedor para quem não tem um mínimo de sensibilidade e de humanismo. É triste!


Demitir os ociosos
O governador Tião Viana faltou completar o seu ato correto de cortar 20% dos salários dos cargos comissionados, demitindo os afilhados de políticos, que estão no ócio ganhando salários acima de 10 mil reais nas empresas da administração indireta em liquidação, daria uma boa economia mensal.


Jogou errado
Na política tem que se avaliar a pedra a ser mexida. Se o deputado Major Rocha (PSDB) tivesse saído candidato à PMRB, a chance da candidatura única na oposição seria muito grande. Se perdesse estava projetado para uma disputa majoritária em 2018. Optou pelo jogo errado.


Não consigo entender
Não me considero um tapado em política. Mas, me pergunto: o deputado federal Rocha (PSDB) e o PSDB, o que vão ganhar nesta aventura sem lenço e sem documento da aliança com o PR? Ficará isolado na oposição. E quem aspira cargos majoritários não pode se isolar.


Uma perda de tempo
O empresário Mazinho Serafim (PMDB) não perca o seu tempo em esperar que a candidata a prefeita de Sena Madureira, Toinha Vieira (PSDB), venha a ser sua vice. A possibilidade é zero.


Não tem outro caminho
Ao Mazinho Serafim (PMDB) não restará disputar a eleição para a prefeitura de Sena Madureira com o seu partido e com o PP do deputado Ghelen Diniz, pode esquecer o PSDB.


Também não retira
O DEM não retira a candidatura do jovem Carlos Vale a prefeito de Sena Madureira. E não está errado, porque é a forma do partido se projetar e forjar uma liderança para novos embates.


Oremos pelo josa
Conheço pouco o deputado Josa da Farmácia (PTN), mas dá para sentir que é uma pessoa humilde e honrada, e com um bom lastro de aceitação na camada mais pobre. A retirada da sua candidatura a prefeito de Cruzeiro do Sul pelo PT foi humilhante pela forma abrupta. Oremos pelo Josa!.


Não discuto ideologia
Não entro na discussão ideológica. Não tenho com a mesma nenhuma relação de amizade. A observação que faço é, pois, isenta: a presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, é combativa na defesa da categoria, não é pelega, e fala de frente. Merece pleitear a reeleição.


Chega de bajulação
Há anos que o movimento sindical, em sua maioria é composto por pelegos e bajuladores do poder, que não resistem a um grito de governador ou prefeito, então, quando surge alguém que exerce um mandato com independência, como a Rosana no SINTEAC, é de se elogiar.


Amigos da imprensa
Paulo Célio Catalina (PSDC), Raimundo Fernandes (PMDB) e Evandro Cordeiro (PR), são nomes da imprensa que disputarão vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. Agora são vidraças.


Não vai vingar
O grupo que quer como vice de Fernanda Hassem (PT) o ex-vereador Zema (PRB), se reúne hoje pela manhã, em Brasiléia, com o governador Tião Viana para tentar reverter a indicação do vereador Carlinhos do Pelado (PSB) para vice. Zemar tem o veto do casal Nelson Moreira-deputada Leila Galvão (PT), que exigiram Carlinhos de vice na disputa da prefeitura..


Saindo do forno
 Há toda uma conversa entre as direções do PMDB e PP para que o candidato a prefeito de Brasiléia do grupo venha ser o bem avaliado vereador Joelso Pontes (PP), que na verdade é o melhor nome que a oposição tem para o embate com a candidata a prefeita Fernanda Hassem (PT).


Caindo na real
A decisão do Tião Viana de cortar 20% dos salários dos ocupantes de cargos de confiança, da vice-governadora e do seu, é uma decisão responsável. Ou fazia isso para colaborar no ajuste da máquina ou não pagaria os servidores do quadro. Mas a medida também serviu para acabar com o ufanismo da estrutura de comunicação do governo de que somos exemplo para o Brasil e para o mundo. Não somos! Somos um Estado pobre, que não tem indústrias, com um nível altíssimo de desemprego, violência sem controle, com uma agricultura pífia e nossa economia continua girando em torno do FPE do Estado e do FPM da prefeitura da Capital. É a chamada “economia do contracheque”. Por tudo isso, o Acre não poderia ficar imune ao desastre econômico gerado pelo governo Dilma, que levou o Brasil ao fundo do poço e a perder a credibilidade internacional. A decisão do Tião tirou o Acre do mundo virtual e colocou no real.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.