Menu

Com aliança com PR, ninho tucano vira um problemão sem limites

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O anúncio feito pela coluna do provável acordo do PSDB com o PR para disputar as eleições municipais gerou discordâncias no ninho tucano. O deputado federal Major Rocha (PSDB) e a ex-deputada Antônia Lúcia (PR) querem os partidos marchando juntos nos vários municípios acreanos. Mas recebi telefonemas e mensagens de WhatsApp questionando essa aliança. Um tucano de alta plumagem custou a acreditar nas informações publicadas. Ele considerou a decisão precipitada. Segundo a fonte, o roteiro previsto pelo diretório municipal do PSDB de Rio Branco seria ouvir as propostas de alianças dos pré-candidatos à prefeitura Eliane Sinhasique (PMDB) e Bocalom (DEM). “O PP e o PMDB apoiaram o PSDB na disputa ao Governo do Estado, em 2014, num acordo que beneficiou a todos. E isso deveria ser levado em consideração,” afirmou. Esse mesmo personagem acredita que o PSDB ainda pode receber propostas melhores de outros partidos na disputa da Capital e que isso não deve ser ignorado. Como o ex-deputado Márcio Bittar (PSDB) já tinha se manifestado pela manutenção de candidatura própria com Francineudo Costa (PSDB), as divisões no ninho tucano ficaram acentuadas com três vertentes, aliança com PR, apoio à Sinhasique ou Bocalom e candidato próprio.


Grito do Alto Acre
O atual prefeito de Epitaciolândia e candidato à reeleição André Hassem (PR) não gostou do anúncio. Na opinião dele as questões regionais devem ser levadas em consideração antes do PR e o PSDB baterem o martelo. No caso de Epitaciolândia, segundo ele, a aliança que mais interessa à sua candidatura é com o PMDB.

Publicidade

Batendo no peito
André apoiou a então candidata a deputada federal Antônia Lúcia (PR), em 2014, e se gaba de ter conseguido 3 mil votos para ela. Além disso, tem uma proximidade grande com o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), inclusive, com planos audaciosos para 2018.


Por outro lado…
O Major Rocha não tem nenhuma simpatia por André Hassem. Esse apoio à Missionária, em 2014, foi considerado traição pelo deputado federal. Essas divergências tiraram André do ninho tucano que fez um pit stop no PP e depois se filiou ao PR.


Melhor um na mão…
O prefeito me disse que vai convocar uma reunião do diretório municipal de Epitaciolândia para debater essa aliança com o PSDB. Na minha avaliação, André deveria se dar por satisfeito pela possibilidade de reatar as suas relações políticas com o Rocha. Obviamente que um acordo não inviabiliza outros.


…que dois voando
As notícias que tenho do Alto Acre é que a reeleição de André Hassem não será um pic-nic no parque. Existem outros candidatos de oposição e da FPA também com chances de vencer a eleição. E o poder sempre é desgastante.


Dilema tucano
O pomo da discórdia interna do PSDB são as relações políticas e pessoais entre Rocha e Bittar. Enquanto isso não se resolver o partido continuará a ser integrado por grupos distintos que não se bicam, literalmente. Ou alguém abandona o ninho e vai cantar em outras freguesias ou os dois fumam o cachimbo da paz.


Momento difícil
Bocalom atravessa um momento complicado na sua carreira política. Pelos mais recentes lances do tabuleiro da eleição na Capital ficou sem apoios representativos. Marchar sozinho contra candidaturas fortes como Marcus Alexandre (PT), Eliane Sinhasique e Raimundo Vaz (PR) ficará difícil.


A história te protege
Acredito que ainda haverá uma mão estendida ao Bocalom. Ele pode se aliar a outros projetos políticos e, pela primeira vez, não ser o candidato cabeça de chapa. Mas pode também encarar sozinho o desafio de uma campanha com pouco tempo de televisão e parcos recursos.


Mágoas ao vento
Bocalom alega que o PMDB atrapalhou a sua candidatura a prefeito da Capital, em 2012, ao lançar Fernando Melo. Mas esqueceu-se que naquela ocasião Antônia Lúcia também foi candidata e teve uma quantidade de votos que ajudou a levar a disputa ao segundo turno.


PPS se posiciona
O presidente do PPS, Carlito Cavalcanti, confirmou o apoio da legenda a Eliane Sinhasique na sede do PMDB. O interessante é que o PPS que historicamente sempre marchou com o PSDB nessas eleições preferiu um caminho diferente.


Apoio anunciado
Na próxima segunda, dia 4 de julho, o senador Gladson Cameli (PP) confirmará o seu apoio à Eliane Sinhasique, na sede do PP. Nos próximos dias o senador Sérgio Petecão (PSD) também deverá anunciar com quem o seu partido marchará em Rio Branco.

Publicidade

Pé na estrada
O vereador Raimundo Vaz só tem que comemorar as adesões que estão surgindo à sua candidatura. Neste sábado, dia 2, fará um almoço para mostrar o seu Plano de Governo à imprensa, numa chácara próxima de Rio Branco e trocar ideias com os profissionais.


Viradas do destino
Até pouco tempo parecia que a candidatura de Raimundo Vaz era apenas uma moeda de troca em possíveis acordos políticos. Mas os mais recentes movimentos promovidos pela sua “madrinha” Antônia Lúcia mostram que a candidatura é do vera. Vaz teve 13 mil votos para deputado federal, em Rio Branco, e tem dois mandatos de vereador. Se confirmado o apoio do PSDB entra na disputa. Resta saber se vai tirar mais votos de Marcus Alexandre ou de Eliane Sinhasique. Por outro lado, Bocalom que era nome certo para arrebanhar parte dos partidos da oposição, no momento, está isolado. Política é algo imprevisível mesmo.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido