Menu

Pesquisar
Close this search box.

Josa não resistiu a à água benta de Sebastião Viana

Poucos políticos, diria raros – conta a lenda – conseguem resistir ao confessionário do governador Tião Viana e à sua água benta. Depois que coloca a estola no ombro e faz o sinal da cruz sobre a cabeça de quem vai se confessar, babau, adeus e bacurau. Como por encanto o amor próprio vai embora. O deputado Josa da Farmácia (PTN) engoliu a humilhação que lhe foi imposta pelos petistas de Cruzeiro do Sul, e não resistiu a uma conversa no gabinete do governador, de onde saiu dando vivas à candidatura da noviça Carla Brito (PSB) para a prefeitura cruzeirense. Não sei quanto de água benta foi espargida sobre o Josa durante a confissão, para acabar com a sua rebeldia de que seria candidato de qualquer maneira, jamais vice e não apoiaria a candidata que foi imposta pelo deputado federal César Messias (PSB) e pelos petistas daquele município. Num ato de contrição e submissão, Josa da Farmácia (PTN) deverá anunciar no próximo dia 10 de julho o apoio à candidata do PSB. Não será vice, mas subirá no seu palanque. Diz um velho ditado bem aplicável a este episódio: “quem não pode com o pote, não pega na rodilha”. É um péssimo começo para um político que foi um dos mais votados do Juruá. O Josa saiu mal, muito mal, neste filme de final nada feliz para ele.


Nem votou
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Ney Amorim (PT), não teve nenhuma participação na votação que derrubou a “CPI da Venda de Casas” na Secretaria de Habitação, porque nem votou e foi uma decisão exclusiva do plenário. Este é o fato real.


A coluna não briga com informação
A informação que tenho de deputados da base do governo foi que houve sim um acordo com o deputado Ghelen Diniz (PP), pelo qual seriam derrubados os três pedidos de CPI feitos pelo deputado Daniel Zen (PT), se rejeitaria a “CPI da Venda de Casas”, e ficaria tudo zerado.


A esperteza come o dono
Só que quando o deputado Ghelen Diniz (PP) disse na tribuna que só recorreria à justiça para que a “CPI da Venda de Casas” na SEHAB fosse implantada se a oposição apoiasse, os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Eliane Sinhasique (PMDB) deram um pulo: “não tem acordo, recorre”. Não restou outro caminho ao Ghelen a não ser o “Mandado de Segurança”.


Kalume já dizia
O saudoso senador Jorge Kalume (PSD) tinha uma frase interessante: “no Acre, não se faz acordo político com mais de 24 horas, porque vaza”. Será que os deputados iam pensar que o episódio não vazaria? Segredo para ficar seguro tem que ser de uma pessoa. Passou disso está na rua. E a posição da coluna é muito clara, a de não brigar com a notícia. Por isso noticiei.


PSDC foi democrático
Se for pelo macro, o PSDC agiu de forma democrática nesta eleição. Deixou os candidatos a vereadores decidirem. Em 13 municípios está em coligações da oposição. Em 3 estará no palanque do PT e terá candidatura própria a prefeito em Capixaba e Manuel Urbano.


Adesão oficial
Na noite de ontem, o presidente do PSDC, deputado Eber Machado, promoveu dois atos: o anúncio oficial que vai apoiar o prefeito Marcus Alexandre (a coluna tinha antecipado) e que Astério Moreira será o presidente do diretório municipal do PSDC.


Tinha que ser detonado
O ex-vereador Zemar (PRB) tinha mesmo que ser detonado na sua intenção de ser vice na chapa da vereadora Fernanda Hassem (PT) para a prefeitura de Brasiléia. O casal deputada Leila Galvão (PT) e o marido Nelson Moreira (PT) exigiram o Carlinhos do Pelado (PSB). E são hoje os padrinhos mais fortes dentro do PT daquele município. Foi um veto forte ao Zemar!


Perda de tempo
Por tudo isso será uma perda de tempo ao grupo do ex-vereador Zemar (PRB) programar uma nova conversa com o governador Tião Viana, dia 2, em Brasiléia, para tentar virar o jogo. O Tião jamais vai atropelar a Leila, a única deputada do PT no Alto Acre.


Disputa de espaço
Será uma boa disputa pelo espaço político de Xapuri nesta eleição entre os dois deputados do município: Manoel Moraes (PSB) colocou a mulher Maria Auxiliadora (PSB) de vice do Bira Vasconcelos (PT) e Antonio Pedro (DEM) lançou o filho Ailson Mendonça (DEM) a prefeito.


Argumento jurídico
O argumento jurídico a ser usado pela oposição na justiça para implantar a “CPI da Venda Casas” da SEHAB é que tinha as oito assinaturas exigidas pelo Regimento Interno da Aleac, e a sua instalação seria automática após a leitura e não poderia ter ido ao plenário.


Para onde vai a grana
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB) protocolou pedido para saber se o DETRAN gastou os 15 milhões arrecadados com multas em atividades de educação no trânsito, ou empregou em que setor. Não tenho dúvidas que o diretor Pedro Longo usou de lisura na aplicação.


Para o Marcus Alexandre
Estão faltando médicos e enfermeiros no Posto de Saúde do bairro Mocinha Magalhães?. São denúncias correntes e que chegaram ontem no plenário da Assembléia Legislativa. Cabe pelo menos uma explicação se é ou não verdade; ou se não é, não pode ficar sem resposta.


Na busca da chapa ideal
O senador Sérgio Petecão (PSD) trabalha na busca da sua chapa ideal, em Senador Guiomard: André Maia (PSD) prefeito e Branca (PSDB) vice. Não será fácil, embalada pelo deputado federal Major Rocha (PSDB), a Branca está com sua candidatura para a prefeitura na rua.


Ser o que já é?
O que a Branca (PSDB) ganharia sendo vice da chapa do André Maia (PSD)? Vice-prefeita já é do prefeito James Gomes (PP), seria se esforçar numa campanha para ser o que ela já é.


Sem definição
O PMDB ainda não definiu quem será o vice na chapa da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). A cúpula peemedebista só quer colocar o assunto em discussão quando estiver com a coligação completa. Neste ponto está certo, nome de vice tem que vir de um consenso.


 Fazendo o registro
Ao nominar os candidatos a vereador pelo PT, esqueci de colocar o principal puxador de votos da chapa, que será o vereador Antonio Moraes (PT), que veio do PSB. É um nome muito forte.


Questão de gosto não se discute
Um amigo da imprensa comentava ontem na Aleac que, no fundo sente dó do deputado Jonas Lima (PT); “já foi proibido de participar de reunião da base do governo no gabinete do governador, não foi ouvido sobre o candidato à Prefeitura de Cruzeiro do Sul e; só falta colocar os bofes para fora, na defesa do PT, na Aleac”. Gosto não se discute, meu caro!


É o meu obama!
O presidente do PHS, Manoel Roque, não tira o candidato a vereador Jeferson Barroso (PHS) debaixo do braço, consegue entrevistas, contrata cabos-eleitorais e coloca toda estrutura do PHS na candidatura do afilhado. Cada um no seu quadrado. “É o meu Obama”, diz o Roque.


Só acredito por isso
Só acreditei porque foi noticiado pela coluna do Nelson Liano, que tem crédito: quer dizer agora que o Márcio Bittar (PSDB) quer a ferro e fogo, mesmo com baixa aceitação na pesquisa, que o PSDB mantenha o Francineudo Costa (PSDB) candidato a prefeito? Não é o mesmo Márcio que até outro dia dizia ser isso uma loucura política? Apertem o cinto, o piloto sumiu!


Encargo muito grande
Uma coisa é certa, o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) está com um encargo grande nos ombros, não basta apenas só eleger o filho João Paulo (PSDB) vereador, ou o elege o mais votado ou vai se desmoralizar, se o eleger com uma votação mediana.


Mar de maldades
Ontem, o bastidor da Aleac era um mar de maldades entre os deputados da base do governo e oposição, por conta da CPI da SEHAB. Surgiu até a notícia mirabolante que um deputado da oposição usou um irmão para fazer o psicotécnico no seu lugar num concurso público federal.


Clima de revolta
A bancada governista se sente traída pelo suposto acordo que a oposição não entraria com “Mandado de Segurança“, para a instalação da “CPI da SEHAB”. E apontava como o “Judas” da história o deputado Ghelen Diniz (PP), que se deliciava: “quanto mais ataque do PT, melhor”.


Não teve efeito
O anúncio que o deputado federal Alan Rick (PRB) não formará na oposição só pegou alguns ingênuos de surpresa, os dirigentes mais calejados nunca acreditaram nesta história, plantada pela direção do PR. A coluna noticiou de pronto que era cética, quando surgiu o boato.


Vão levar um ferro
Não tenho nenhuma dúvida que se Tião Flores (PSB) e Marcos Fernandes (PT), não se unirem na disputa da prefeitura de Epitaciolândia, ambos compram passagens antecipadas para a “Balsa de Manacapuru”. Em política ou se usa o bom senso ou se coloca tudo a perder.


Sempre no calcanhar
O deputado federal Major Rocha (PSDB) e o ex-deputado federal Márcio Bittar (PSDB) não vão conseguir se entender nunca, porque disputam o mesmo espaço no partido: ser candidato a senador em 2018. Rocha leva vantagem por ser o presidente do PSDB e ter um mandato.


Tempestade em copo de água
Não sei o motivo de tanta confusão e revolta dos deputados da base do governo com a decisão da bancada da oposição de entrar com um “Mandado de Segurança” para implantar a “CPI da Venda de Casas”, é um fato político normal e com maioria, a FPA indicará o Presidente e Relator. CPI ou dê ou não dê em nada é um instrumento legítimo do parlamento. Por qual razão todo deste mau humor?. Que não vai acrescentar em nada as investigações feitas pela polícia civil e em trâmite pela justiça, disso tenho certeza. Mas não se pode exigir que a oposição viva de bajular o governo, porque os seus parlamentares não foram eleitos para isso. O resto se resolve no debate dentro da CPI, se a justiça acatar o “Mandado de Segurança” e determinar a sua criação. Porque é assim que acontece nas democracias.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.