Menu

Senador J. Viana parabeniza UFAC pela nota 4 na avaliação do MEC

Plenário do Senado
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O senador Jorge Viana destacou da tribuna do Senado nesta terça-feira o conceito quatro na avaliação de recredenciamento da Universidade Federal do Acre pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Considerando que a nota máxima da avaliação é cinco, o parlamentar parabenizou o reitor Minoru Kimpara, a vice-reitora Guida Aquino e toda comunidade acadêmica pelo bom resultado, que avalia condições de funcionamento e oferta de cursos na instituição.


“Sabemos a importância de uma universidade federal de um dos estados mais distantes do centro-sul do Brasil receber a nota quatro. Isso foi uma conquista muito importante para todos nós”, destacou.

Publicidade

Jorge Viana, que já foi prefeito de Rio Branco e governador do Acre, destacou que quando esteve à frente do Executivo, buscou na universidade referências e quadro pessoal para fazer suas administrações.


“O Acre foi um dos primeiros estados a ter a presença da sua Universidade Federal em 100% dos municípios. Por meio de convênios, levamos cursos, obviamente que eram temporários, para serem conciliados com os cursos ordinários, e levamos à possibilidade de formação para 100% dos professores do estado e dos municípios”, relatou.


Para o parlamentar, a nova direção da Ufac conseguiu estabelecer uma estrutura invejável na universidade. Segundo ele, foram dezenas de milhões de reais investidos, em infraestrutura e qualificação de pessoas. “O melhor mesmo foi o esforço dos professores e das professoras, da comunidade universitária, que conseguiu cumprir as exigências que o Ministério da Educação impõe, levando curso de doutorado, que agora nós temos, fazendo defesa de teses, cursos de mestrado, ampliando e qualificando a nossa universidade”.


O senador fez questão de ressaltar que sempre destina parte das emendas parlamentares para apoio à universidade e paralelamente ajuda outros projetos na instituição. Ele ressalvou ainda a importância dos investimentos em educação, em todas as esferas. “O Brasil, que é uma grande nação, com 200 milhões de habitantes, só vai se consolidar como uma das mais importantes nações do mundo quando não deixar nenhuma dúvida de que a educação é sua maior prioridade. E ela vai das crianças ao ensino superior”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido