Menu

Helicóptero João Donato, vulgo “Estrelão”, está de volta aos ares de Rio Branco após manutenção

helacre (1)
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Helicóptero João Donato, o “Estrelão”, está de volta aos ares de Rio Branco

O helicóptero João Donato, conhecido como “Estrelão”, está de volta aos ares de Rio Branco. A aeronave retornou depois de um longo período de manutenção em um hangar no Aeroporto do Rio Grande do Sul. A informação oficial desmente boatos que circulavam pelas redes sociais e dentro da própria Policia Militar de que a aeronave estava presa por falta de pagamento.

Publicidade

A assessoria da Secretaria de Justiça e Segurança Pública esclareceu na manhã de hoje (28) que a aeronave Hárpia 01, modelo Esquilo, estava em manutenção e encontra-se desde o último domingo no hangar do Centro Integrado de Operações Aéreas da Segurança Pública (Ciopaer) no aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco.


O Esquilo AS 350 foi um investimento de R$ 7,9 milhões e chegou ao estado na gestão do ex-governador Binho Marques, em 2009, após a compra feita da Helibras. Na época, o atual senador Jorge Viana era presidente do Conselho de Administração da Helibras – maior montadora de helicópteros da América do Sul. A verba para a compra, de 7,9 milhões de reais, foi conseguida por meio do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).


A compra da aeronave chegou a ser alvo de uma investigação pelo Ministério Público Federal, em 2010 com pedido de restituição de patrimônio público para ressarcir aos cofres do estado o valor gasto na compra do helicóptero.


O Helicóptero sumiu dos ares da capital, no momento em que a cidade vive uma das maiores ondas de violência com aumento, principalmente, de assaltos e arrombamentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido