Menu

Pronto Socorro fica sem bolsas de sangue e pacientes correm risco de morte

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma situação complicada teria ocorrido durante o sábado, 25, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb): o estoque de sangue ficou zerado, impossibilitando que transfusões fossem feitas durante os atendimentos médicos. A denúncia foi feita por um acompanhante que estava na unidade de saúde, e confirmada por um profissional do Centro de Hemoterapia do Acre (Hemoacre).


A pedido dos entrevistados, que temem represárias, os nomes dos usuários e do profissional serão mantidos em absoluto sigilo. A situação, segundo apurado, teria acontecido durante todo o dia poderia se repetir no domingo, dia 26. “É um problema muito grave que está passando desapercebido e ninguém faz nada para resolver”, denuncia o servidor público.

Publicidade

“O que me disseram, um funcionário me disse há pouco, é que o governo não pagou o fornecedor de um material que eles precisam para saber se o sangue é bom, se serve para usar. Eles não explicam direito. O funcionário pediu para que eu ligasse o mais rápido possível para a imprensa, ou fosse até na polícia, porque meu irmão podia até morrer sem o sangue. Eu estou desesperado com isso”, conta o acompanhante de um dos pacientes.


Procurada, a Direção do Hemoacre, responsável pela distribuição das bolsas de sangue, negou as denúncias e informou que até o contato da reportagem nenhuma solicitação de sangue A+ (“A” positivo) havia sido pela equipe médica do Huerb, o maior pronto socorro de Rio Branco.


“A gente que é funcionário fica revoltado, mas não podemos fazer nada. Se a gente for falar é complicado. Acredito que a imprensa tem esse papel de contar para a sociedade o que está acontecendo nos bastidores da Saúde. Infelizmente essa é a realidade: não tem sangue disponível, mas não é porque não tem estoque, é porque não tem como fazer a sorologia, algo simples de resolver”, completa o servidor.


Nota da Redação: A reportagem do ac24horas manterá contato com os denunciantes e deve informar aos leitores se o problema que estaria ocorrendo no Pronto Socorro foi ou não resolvido.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido