Menu

Onça pintada foge do Parque Chico Mendes

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Uma das cinco onças abrigadas em cativeiros no Parque Chico Mendes fugiu durante o período em que estavam sendo alimentadas. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da prefeitura municipal de Rio Branco.


Segundo Andreia Oliveira, a onça, felídeo neotropical, suçuarana, cor marrom, adulta, mas de porte pequeno. ficou durante trinta minutos escondida nas matas próximas do parque que estava fechado para visitação nesta segunda-feira (27). “Foi acionado o Corpo de Bombeiros e ela foi rapidamente resgatada”, acrescentou a assessora.

Publicidade

O trabalho de resgate foi feito com a ajuda de veterinários que aplicaram tranquilizantes para trazer a onça de volta ao seu cativeiro e durou cerca de 30 minutos. A notícia vazou por grupos de whatsapp e chegou a causar pânico em moradores próximos do Parque.


Atualmente, o Parque Chico Mendes abriga em torno de trezentos animais, sendo eles todos da Amazônia, a saber: a cutia, o veado, o leãozinho da taboca (que é o segundo menor primata do mundo, o menor das Américas), além dos felinos e primatas. No que diz respeito às onças do Parque, com os filhotes elas já totalizam cinco pintadas e duas vermelhas.


A secretária de meio ambiente do município, Silvia Brilhante, afirmou que em 20 anos de Parque Chico Mendes essa foi a primeira vez que um animal perigoso fugiu do controle dos técnicos que “são capacitados e recebem treinamentos específicos para lhe dar com esse tipo de animal”, disse.


Silvia disse que espera que o fato não volte a acontecer, garantiu que todos os procedimentos garantidos em lei foram feitos para o resgate do animal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido