Menu

Urgência: cirurgias eletivas são canceladas no Pronto Socorro de Rio Branco por falta de sangue

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Secretaria de Saúde do Acre ainda não apresentou um prognostico para a situação em que está o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco desde o último sábado, 25. Faltam bolsas para as transfusões de sangue e por conta disso todas as cirurgias eletivas que ocorrem na unidade teriam sido canceladas na manhã desta segunda-feira, 27.


Segundo apurado pelo ac24horas, não é por falta de estoque que o problema ocorre. Na verdade, conta um colaborador do portal, “os kits de sorologias não são entregues há vários dias no Hemoacre e sem o material não é possível identificar se o sangue está apto para o uso em outros pacientes, ou seja, para as transfusões”, relata.

Publicidade

Como noticiado nas primeiras horas desta segunda, a situação no Centro de Hemoterapia coloca em risco a vida de vários pacientes. Sem o sangue disponível não é possível realizar uma série de procedimentos e os usuários, internados no hospital, acabam correndo risco de morte.


“Desde sábado que a gente luta aqui no Pronto Socorro e ninguém dá satisfação, só que hoje falaram que tudo foi cancelado. Meu medo é que meu irmão morra à mingua porque uma empresa não recebe. A que ponto chegamos nesse estado? Tanta gente do governo recebendo salários bom, pagando plano de saúde, e a gente, que é pobre, aqui, sem puder ajudar nem o irmão”, desabafa Maria Pereira da Silva, irmã de um dos pacientes.


Questionada ainda no sábado, a Direção do Centro de Hemoterapia negou as denúncias feitas ao portal e afirmou que nenhum pedido de sangue foi feito para o Pronto Socorro e que, quando realizados, são amplamente atendidos. Mas não foi isso que contou um dos servidores da instituição.


Sobre o cancelamento dos procedimentos cirúrgicos, a Secretaria de Saúde não havia se manifestado até a publicação desta reportagem. A informação é que isso deve ocorrer ainda nesta segunda-feira.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido