Menu

Oposição do Acre não se une nas eleições e nem na CPI da Sehab

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os caminhos tortuosos da unidade
O senador Sérgio Petecão (PSD) tem dito que será o último a desistir da tentativa de conseguir uma candidatura única para a prefeitura de Rio Branco. É mais retórica, no íntimo sabe que, essa é uma missão fracassada, porque quando se trata do assunto ninguém quer cortar na carne. Petecão  tem saído das conversas com o ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) com a certeza de que, em circunstância alguma, o ex-prefeito de Acrelândia renunciará de tentar chegar na PMRB.  Dois grupos distintos estão formados: o PR da ex-deputada federal Antonia Lúcia e seus partidos satélites apoiando Tião Bocalon (DEM) e do outro, o PMDB e PP com a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB). A tendência é que com o fracasso da tese da candidatura única, o senador Sérgio Petecão (PSD) opte por engrossar a coligação do PMDB. O PSDB deve manter candidato próprio, mas não resistirá se não decolar nas pesquisas. Deve se definir até o próximo dia 2 de julho. Estes são os caminhos tortuosos da oposição na eleição para a prefeitura da Capital. Qual dos dois grupos formará a maior coligação dependerá do resultado das pesquisas. É o quadro real.


O buraco fica mais embaixo
Com a oposição com vários candidatos a prefeito em Tarauacá, não será demais dizer que, neste caso o favorecido será o prefeito Rodrigo Damasceno (PT), Mas, se sair uma aliança com Marilete Vitorino (PSD) na cabeça tendo Chico Batista (PP) de vice, o buraco fica mais embaixo.


Chapa muito forte
Marilete Vitorino (PSD) perdeu por pouco para o prefeito Rodrigo Damasceno (PT) na última eleição municipal. Chico Batista (PP) sempre esteve entre os vereadores mais bem votados de Tarauacá. Uma chapa com ambos ficaria muito forte e faria a disputa com chance de sucesso.


Questão de responsabilidade
Deixando de lado o social e o político de lado, o governador Tião Viana por mais boa vontade que tenha não pode manter os benefícios trabalhistas cortados dos servidores considerados irregulares, porque pode ser acionado por improbidade administrativa. Está atado pelo STF.


Não foi conversado
O deputado Jonas Lima (PT) disse ontem que o ex-deputado federal deputado Thaumaturgo Lima (PT) não conversou e nem foi convidado para assumir a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho pelo senador Gladson Cameli (PP). “É só boato”, garantiu Jonas.


Deve ter sangue de turco
Costuma-se dizer que quando alguém é duro nos negócios para sempre levar mais vantagem se diz que é “turco”. O ex-deputado Edvaldo Magalhães, pois, deve ter sangue de “turco”,  saiu ganhando na negociata política com o PT, por perder a indicação do vice do Marcus Alexandre: ficou com a secretaria de Educação e fez  Moisés Diniz (PCdoB) deputado federal.


Entre os poucos
Edvaldo Magalhães está entre os políticos mais hábeis e pragmáticos dentro da FPA.


Todos, menos o Jamil!
Todos poderiam votar contra a implantação da CPI que apuraria a venda de casas no programa “Minha Casa, Minha Vida”, menos o Jamil Asfury, porque assim agindo, rasgou a sua bandeira de dizer que, como ex-secretário da SEHAB, ser o mais interessado na apuração do escândalo.


Conversa de bêbado para delegado
O deputado Ghelen Diniz (PP) disse que iria consultar a oposição sobre entrar com recursos contra derrubada da “CPI da SHEAB”, porque o recurso não era consenso na oposição. Ontem, os deputados Luiz Gonzaga (PSDB) e Eliane Sinhasique (PMDB) estavam revoltados com a versão. “Vamos provocar uma reunião para lhe dizer que recorra”, disseram os parlamentares.


Instituto PETECOPE
O senador Petecão (PSD) montou uma equipe para fazer pesquisas nos municípios sobre a eleição para prefeito. Como é feita na base do amadorismo, os seus adversários ironizam os resultados do que chamam de instituto PETECOPE, mistura de Petecão com IBOPE.


Lideram tudo
A ironia dos adversários fica por conta de que nas pesquisas do instituto PETECOPE, todos os candidatos a prefeito do partido do senador Sérgio Petecão (PSD) aparecem sempre liderando.


Instituto vila bush
O Nelson Moreira, marido da deputada Leila Galvão (PT), costuma comandar nas campanhas um grupo de amigos pagos para fazer pesquisas. O chamado na gozação de “Instituto Vila Bush” (alusão a um povoado boliviano), no qual só os candidatos do PT aparecem na liderança.


Está disputa
As informações que tenho dos mais diversos setores políticos é de que no Bujari, não será fácil derrotar a candidata a prefeita Zilmar Paiva (PP), sempre bem situada nas pesquisas até aqui.


Levou uma gongada
Na última eleição para a prefeitura de Brasiléia o “Instituto Vila Bush” dava uma vitória esmagadora para o candidato a prefeito do PT, quando as urnas abriram, o petista levou uma gongada do peemedebista Everaldo Gomes (PMDB), que se elegeu prefeito.


É um fato que pesa
Numa eleição para prefeito um fato que pesa muito a favor do candidato é o número de candidaturas a vereadores. Em Senador Guiomard, quem conseguiu montar a maior chapa foi o Jorge Catalan (PP), com 66 candidatos, o adversário que chega mais perto tem 22 nomes.


Clima de comemoração
A informação que chegou ontem à coluna que o clima foi de “comemoração” na oposição com a escolha da Delegada Carla Brito (PSB) como candidata da FPA á prefeitura de Cruzeiro do Sul. Mais do que nunca agora a disputa será entre Iderley Cordeiro (PMDB) e Henrique Afonso (PSD B).


Espatifou em Brasiléia
A FPA espatifou em Brasiléia. A candidata a prefeita Fernanda Hassem (PT) venceu ao vetar o ex-vereador Zemar (PRB) para vice e colocar seu afilhado Carlinhos do Pelado (PSB). Zemar saiu ontem da reunião no gabinete do Tião Viana bufando e avisando que não apoiará Fernanda. Ganhou um adversário ferrenho que não é um qualquer, Zemar tem votos.


Sempre bem votado
O ex-vereador Zemar é estourado, mas sempre foi bem votado em todas as eleições, a campanha nem começou e a Fernanda Hassem armou um barraco para a sua candidatura. O Zemar pode até não ganhar uma eleição para prefeito, mas pode desinteirar.


Descer do salto alto
A candidata Fernanda Hassem (PT) subiu no salto alto e acha que já está eleita. Já vi muitos candidatos com a pose de “já ganhei” e quando as urnas abriram perderem a eleição. Cautela, caldo de galinha e humildade não fazem mal a ninguém.  Quanto a escolha do Carlinhos do Pelado (PSB) foi uma vitória sua, já tinha até ameaçado desistir se o vice fosse o Zemar.


Como vai reagir o josa?
A grande pergunta nos meios políticos do Juruá é como reagirá o deputado Josa da Farmácia (PTN), que foi enganado até o último minuto da prorrogação do segundo tempo pela cúpula do PT, de que seria o candidato a prefeito da FPA. Recuará ou manterá a candidatura?


Cala a boca
O grupo que apóia e lançou a Delegada de Polícia Carla Brito (PSB) candidata à prefeita de Cruzeiro do Sul, se prepara para dar um cala a boca ao deputado Josa da Farmácia (PTN), lhe oferecendo ser o vice da chapa. Carla é uma nordestina com pouco tempo de Juruá.


Toma que o filho é teu
O deputado Luiz Gonzaga (PSDB) ligou para dizer que o deputado Ghelen Diniz (PP) não depende de ninguém para recorrer contra a derrubada da “CPI da SEHAB”. “Não tem que jogar no colo da oposição, o pedido da CPI é dele e ele é que decide se recorre ou não”, pontua.


Caminhando para o desfecho
Em Sena Madureira está caminhando para o desfecho de uma chapa tendo a publicitária Charlene Lima (PV) para prefeita com o PT indicando o seu vice, numa composição esperada.


Está desenhado
Tião Bocalon (DEM) não retira a candidatura a prefeito de Rio Branco mesmo que não consiga superar nas pesquisas a deputada Eliane Sinhasique (PMDB). Usa como argumento principal com quem fala de que, todas as pesquisas erraram a seu respeito, quando disputou o governo e PMRB. Aparecia muito mal e quase foi eleito governador. Só que é outro momento.


Continuo cético
Embora alguns setores da oposição continuem convictos de que o deputado federal Alan Rick (PRB) virá somar na oposição, prefiro continuar cético quando a este desfecho. Sair da oposição para o governo é normal, mas deixar o governo para entrar na oposição é raro.


Politicamente não ganha nada
A não ser acalmar o PCdoB, nem política e nem administrativamente o governo Tião Viana ganha alguma coisa com a vinda do deputado federal  Sibá Machado (PT) para ser seu secretário e a sua substituição por Moisés Diniz (PCdoB). Uma troca de seis por meia dúzia.


Apostando em novos quadros
Nenhum dos dirigentes do PT com os quais conversei acredita que a Delegada de Polícia Carla Brito (PSB), noviça na política e novata em Cruzeiro do Sul, conseguirá ganhar a eleição para a prefeitura daquele município. Isso é ponto pacífico. A justificativa única que dão é que, mesmo sendo difícil a vitória, a FPA sairá da eleição com um novo quadro político preparado para outros embates. Neste aspecto não há como lhes tirar a razão, tanto que o governo e seus aliados não conseguiram forjar um nome com densidade eleitoral para disputar a prefeitura cruzeirense com alguma chance de vitória. A candidatura da Carla Brito é esta comprovação.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.