Menu

Pesquisar
Close this search box.

Hortas são fiscalizadas por suposto uso de produtos cancerígenos no Juruá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Denúncias enviadas ao Instituto de Defesa Agropecuária (Idaf) estão sendo verificadas in loco, nas hortas da região do Vale do Juruá. Alguns produtores poderiam estar usando produtor cancerígenos nas hortaliças, o que é proibido. Ao menos dois produtores informam ter utilizado produtos não autorizados nas plantações.


De acordo com o coordenador de fiscalização de agrotóxicos do Idaf, Oder Gurgel, a denúncia informava sobre a aplicação de Barrage (inseticida usado para combater carrapato) e Butox, utilizado com a mesma finalidade. São produtos cuja composição envolve deltametrina e cipermetrina respectivamente, exclusivos para uso veterinário.

Anúncios


“Felizmente ou infelizmente nós não encontramos embalagens ou alguém fazendo a aplicação, mas alguns produtores nos relataram já terem utilizado esses produtos por não encontrarem no mercado local os adequados para agricultura”, explica.


Os inseticidas veterinários estariam sendo utilizados em plantações de tomate, alface, pipino, entre outras. Gurgel deixa claro que produtos com o mesmo princípio ativo são utilizados na agricultura orgânica, porém, o efeito dura poucos dias.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido