Menu

Pesquisar
Close this search box.

Racha no PRB fica evidente com possivel ida para oposição

Veia aberta no PRB
A sempre comedida deputada Juliana Rodrigues (PRB) falou ontem à coluna sobre a central de boatos em que se transformou o seu partido, envolvido numa grande discussão sobre a mudança de direção e de postura política. Juliana  diz não fazer objeção a que o deputado federal Alan Rick (PRB) assuma a presidência do diretório regional no lugar do vereador Manoel Marcos (PRB), se for o entendimento da direção nacional. Mas, quando se trata de levar o PRB para a oposição, ressalta que pretende continuar apoiando a candidatura à reeleição do prefeito Marcus Alexandre. “È uma discussão que comportará um amplo debate no partido se a proposta vier a ser feita”. Mesmo tendo parcimônia no falar, a coluna tem a informação que o se o PRB apoiar um candidato a prefeito pela oposição, a parlamentar deixará o partido junto com o seu grupo político. É uma ardorosa defensora do governo do PT.


Manifestação contrária
Chega a informação que a vereadora Fernanda Hassem (PT) teria reunido os mais próximos e discutido abrir mão de sua candidatura para a prefeitura de Brasiléia, caso a cúpula palaciana confirme que quer para ser o vice da sua chapa o ex-vereador Zemar (PERB). Ela não quer.


Nome do coração
O nome defendido pela Fernanda Hassem (PT) é do seu colega de Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Carlinhos do Pelado (PSB), que se preparou para a missão e dava como certo que seria o vice


Alguma coisa tem de ser feita
A secretária de Habitação, Janaina Guedes, tem que buscar uma solução para o acampamento que está montado por sem tetos na porta da Assembléia Legislativa, que funciona como uma péssima imagem para o governo. Alguma negociação tem que ser feita, são famílias sofrendo. Ontem, houve um panelaço quando da passagem da tocha olímpica.


CPI derrubada
Falando em SEHAB, a base do governo derrubou ontem a CPI que iria investigar o escândalo da venda de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, evitando expor gestores do governo que, não foram ouvidos e seriam chamados para depor.


Parte do jogo político
O jogo político é assim mesmo. Quem tem maioria parlamentar é quem dá o tom nas casas legislativas. E ainda porque a CPI não teria muito a que acrescentar ao que a justiça já apurou.


Suspirou e votou contra
Entre os que suspiraram aliviados com o engavetamento da CPI da compra de casas está o ex-secretário da SEHAB, Jamil Asfury (PDT), que além do suspiro votou contra a instalação da CPI. Teve os seus principais assessores envolvidos no escândalo da venda de casas populares.


Falta de cortesia
Os deputados reclamaram com a mais justa razão a falta de cortesia com a Aleac – falemos assim para sermos amenos – do secretário de Segurança, Emylson Farias, que mesmo convidado não foi à Audiência Pública para discutir a violência em Sena Madureira.


Somente desculpas
O deputado Nelson Sales (PV) fez um comentário cirúrgico ao dizer que, a ausência do secretário não quis dizer nada, porque só teria desculpas para dar e mostrar estatísticas.


Vestimenta do amargor
O presidente regional do PT, Ermício Sena, escreveu ontem um artigo contra o presidente Michel Temer carregado nas tintas do ódio, do rancor e com palavras fora do seu dicionário. O Ermício sempre foi um conciliador, diplomata, a vestimenta do amargor não lhe senta bem.


Influência zero
A exposição fotográfica das propriedades do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, na imprensa não terá nenhum peso que possa prejudicar a candidatura do seu apoiado, Iderley Cordeiro (PMDB), para prefeito do município. Não vão lhe derrotar com este tipo de coisa.


O Vagner perderia
E mesmo porque se fosse feita uma comparação entre o que tem o prefeito Vagner Sales de propriedades em Cruzeiro do Sul e um político da FPA, o Vagner viraria um simples pedinte.


Tempo computado
Um amigo jornalista que cobre os trabalhos da Câmara Municipal de Rio Branco revelou ontem que, o tempo maior que a vereadora Graça da Baixada (PT) permaneceu numa sessão até hoje foi de 12 minutos. Costuma esperar a sessão se iniciar, fica poucos minutos e vai embora.


TCE entrou no meio
Não vai ficar só na denúncia da presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, sobre ocupantes de cargos de confiança nas empresas indiretas em liquidação como CODISACRE, COLONACRE, CILA, ACREDATA e outras, o TCE entrou no jogo e pediu todas as informações até 30 de julho.


Sempre disse que era blefe
No primeiro momento em que foi noticiado que o prefeito de Epitaciolândia, André Hassem (PR), não seria candidato à reeleição disse neste espaço que era blefe. Pois, anunciou sua candidatura. Terá que conversar com os eleitores, ele aparece puxando a rabada nas pesquisas.


Situação de emergência
A vereadora Lene Petecão (PSD) apresentou na Câmara Municipal de Rio Branco um pedido para a decretação de “situação de emergência” para combater a violência na Capital. Tentará que os deputados estaduais e federais também entrem neste movimento a favor do povo.


Para não embananar
O deputado Gehlen Diniz (PP) retirou o seu projeto que acabava com as pensões de ex-governadores, para não prejudicar uma ação de extinção que corre no Supremo Tribunal Federal. Promete reapresentar se até o fim da legislatura o caso não for julgado no STF.


Na defesa da indicada
Numa conversa ontem sobre a eleição municipal e a indicação da ex-tucana Socorro Nery (PSB) de vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre, saiu o comentário: “como não tem nada a acrescentar poderá ficar fazendo acenos nos comícios”. Tem mais, ninguém vota pelo vice.


Uma reclamação para o Marcus
Os médicos da Maternidade ”Bárbara Helidora” reclamaram aos deputados que perdem muito tempo em atendimentos básicos que deveriam ser feitos às gestantes nos Postos de Saúde do município, e acabam não acontecendo. A reclamação é do diretor clínico, médico José Everton.


Que fique para sempre
Bem que a tocha olímpica poderia ficar para sempre em Rio Branco, porque assim os 220 policiais empregados em dar segurança ao evento poderiam passar mais sensação de segurança aos moradores da Capital, vítimas constantes de assaltos.


Ailson Mendonça
É um nome que de fato entrou na disputa com chance pela prefeitura de Xapuri. É o que se tem ouvido até dos que são seus adversários. Ailson é filho do deputado Antonio Pedro (DEM).


Mestre dos mistérios
O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, ainda não tornou público quem o PMDB apoiará para a prefeitura do município. A questão é que os melhores nomes da oposição estão fora do PMDB, o vereador Joelso Pontes (PP) e Manuel Prete (PSDB). Só que o PMDB tem a máquina.


Confissão de impotência
O deputado Heitor Junior (PDT) já fez tudo o que estava ao seu alcance na comissão de segurança da Aleac, para buscar meios do combate à violência, como a realização de Audiência Pública. A questão do Heitor é que não pode ir além, porque não tem poder de decisão.


Casos e casos
Não se pode relacionar todas as mortes de bebes na Maternidade “Bárbara Heliodora” ao descaso da equipe médica. Existem casos e casos e não se deve generalizar, como se a unidade fosse um matadouro de crianças. Que se investiguem as suspeitas. Sem pré-acusar. Agora, o assalto ocorrido dentro da Maternidade não pode ser encarado como algo trivial e foi grave.


Entrou no redemoinho
A campanha da Marina Silva (REDE) entrou definitivamente no alvo da “Lava-Jato”. A “Folha de São Paulo” trouxe uma matéria em que cita ser a sua campanha suspeita de ter sido irrigada com recursos irregulares. Pelo visto não vai sobrar ninguém para disputar a presidência em 2018.


Agora a Dilma volta
Depois do protesto nanico de petistas com faixas com dizeres como “GLOBO GOLPISTA” ontem, na passagem da tocha olímpica, eu cheguei à conclusão. A GLOBO vai fechar as portas e a Dilma vai voltar. Tal a importância do protesto.


Duas saídas para a oposição
O que a oposição está fazendo nestas reuniões é muitas caras e bocas. Não existe outro caminho para a oposição na eleição municipal, para ter alguma chance de vitória: ou o Tião Bocalon (DEM) passa da Eliane Sinhasique (PMDB) nas pesquisas e ela vira a sua vice, ou se permanecer a atual tendência; com a Eliane Sinhasique (PMDB) na sua frente, o Bocalon vire o seu vice. Qualquer solução fora deste binômio é uma chanchada e caminho certo para a derrota. As demais candidaturas não têm chance de decolar. Sejamos práticos, senhores!


Uma homenagem mais do que justa
O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), está prometendo para o mês de setembro, em data ainda a ser marcada, uma sessão de homenagem na Assembléia Legislativa aos que trabalham na Central de Transplantes da Secretaria de Saúde. Sou avesso e critiquei o monte de sessões solenes realizadas na Aleac, a grande maioria para fazer proselitismo político, mas endosso a proposta do Zen por ser de alta relevância. Só no setor foram realizados 256 transplantes de órgãos, como rins, fígado e córneas. É importante trazer isso ao conhecimento público para funcionar como um meio de incentivo a que se crie no Estado uma cultura de doação de órgãos. Se existe um atendimento que funciona de maneira exemplar na Saúde e que é tão mal divulgado é o realizado pela equipe da Central de Transplantes. Essa sessão poderia ser completada como uma campanha por doação de órgãos feita pela Aleac na mídia.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.