Menu

Pesquisar
Close this search box.

Manoel Roque do PHS leva umas caçoletas e declara amor a Socorro

Peia não é remédio, mas dá resultado
Um dos slogans do movimento hippie da década de 70 era: “não confie em ninguém com mais de 30 anos”. Na política acreana pode ser adaptada para “não confie em dirigente de partido nanico”. O presidente do PHS, Manoel Roque, há duas semanas vinha vociferando deflagrar uma rebelião contra a indicação da professora Socorro Nery (PSB) para ser a vice na chapa do prefeito Marcus Alexandre. Pois bem, foi chamado nesta última sexta-feira pelo governador Tião Viana em seu confessionário islâmico, de onde saiu caladinho após fazer juras de amor eterno com os olhos marejados de lágrimas à ex-tucana Nery. Não se sabe o que aconteceu na a confissão, no mínimo levou um carão e uma caçoleta. Peia não é remédio, mas dá resultado, diz o ditado.


É tudo muito simples quando se dialoga
O secretário de Saúde, Gemil Junior, tem quebrado a regra geral do governo estadual que é a de impor e não dialogar. Entre os poucos secretários a ter um perfil conciliador e por isso se situou com destaque no cargo e vem fazendo um bom trabalho está o Gemil. Quando se caminhava para um confronto do governo e a categoria dos enfermeiros, negociou, conseguiu uma saída jurídica e evitou uma possível greve. Estava sendo exigido pela Procuradoria Geral do Estado, que os enfermeiros tivessem apenas um contrato ou com o Estado ou com o Pró-Saúde, neste caso teriam que pedir demissão de um deles. Foi feito um estudo jurídico e se conseguiu uma brecha legal que o enfermeiro pode ter sim dois contratos, desde que haja compatibilização. Fosse um desses secretários porra-louca tinha metido a caneta e estava feita a confusão num ano eleitoral, aumentando o desgaste do governo na opinião pública. Ponto.


Revolta na fronteira
Um amigo jornalista de Brasiléia me ligou ontem para dizer que há uma revolta nos demais postulantes a ser o vice na chapa da candidata a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, com a preferência do governador Tião Viana pelo ex-vereador Zemar (PRB), sem  discussão prévia.


Estava custando a entrar no jogo
Aliados do candidato a prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), acusam o secretário e assessor político do governo, Nepomuceno Carioca, pela manobra de deixar o petista Marcos Fernandes (PT) como candidato único da FPA àquela prefeitura. Sobrou para o Carioca! Estava custando…..


Não foi levada a sério
Delação que pode ruir a República é a do Marcelo Odebrecht. A do Sérgio Machado já foi detonada pelo STF, ao não acatar o pedido de prisão dos senadores Renan Calheiros (PMDB), José Sarney (PMDB) e Marcelo Jucá (PMDB), por Machado não apresentar nenhuma prova.


Comida requentada
São fatos supostamente acontecidos há 18 anos. Não duvido que tenham sido reais, mas sem prova cheira a uma afirmação de quem quer salvar a pele para não ir preso. Pode até virar denúncia pela PGR, mas quando chegar ao STF morre. Contra o Temer, então, não há nada.


Comida sem sal
Na última reunião da Associação dos Prefeitos, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, virou para o prefeito Marcus Alexandre, e provocou:- Marcus, eu passei oito anos de boicote do PT e dificuldade para conseguir recursos, agora é você quem vai sofrer isso na pele.


Basicamente isso
Como era extensa não deu para colocar o inteiro teor. Mas, em Nota, o PCdoB se diz pronto a continuar colaborando para as conquistas da FPA, enaltece o governador Tião Viana e ressalta que mudanças na administração são prerrogativas suas. É da lavra do Edvaldo Magalhães.


Nem se discute
Não discordo que o PCdoB lute para ampliar os seus espaços no governo e na prefeitura de Rio Branco. E tampouco que o governador Tião Viana dê dez ou cem cargos aos comunistas. É problema dos outros aliados. Uma coisa ninguém tira dos comunistas: a lealdade à FPA.


Dois carnavais sem orquestra
Não consigo embarcar nesta teoria da conspiração de que o PMDB está impedindo junto ao presidente Michel Temer a liberação de recursos para concluir o Shopping Popular. A Dilma teve todo tempo do mundo para liberar e não liberou. E quanto aos políticos regionais do PMDB é do mais puro oportunismo cobrar a conclusão da obra. Quantas emendas mandaram?


Não haverá pronta liberação
E a liberação deverá retardar ainda mais porque o Ministério do Turismo está sem ministro, quando o novo for nomeado vai custar tomar pé da situação. Simplesmente o PMDB apontar o dedo para o Marcus Alexandre como culpado pelo atraso é no mínimo um ato de politicagem.


Só com o PP
Pelo desenho que está na cabeça dos aliados do Tião Bocalon (DEM), no frigir dos ovos a candidatura da deputada Eliane Sinhasique (PMDB) ficará apenas com o PP como aliado. Esquecem uma coisa: para a candidatura Bocalon ser atrativa tem que bater ela nas pesquisas.


Continua sendo um sonho
E há uma convicção que o deputado federal Alan Rick (PRB) virá somar na oposição ao lado da candidatura Tião Bocalon (DEM). Para esta coluna isso continua sendo febre com delírio.


Entrou arrastado, não lembram?
O gozado que se fala no deputado federal Alan Rick (PRB) como um fator que pode decidir a eleição para prefeito da Capital. Esquecem que foi eleito na rabada, nas últimas urnas? Esquecem? Se tivesse tido uma votação estupenda isso poderia até ter certo sentido.


Ainda sobre o Alan
Amigo do PRB diz que na sigla ninguém é contra ele assumir a presidência, mas sim contra a forma descortês como vem tratando os membros do partido. Diz que quem tem o apoio dos militantes é o presidente do diretório regional, o vereador Manoel Marcos (PRB). Sobre ser candidato á PMRB, descarta: “a direção do PRB o chamou para ser candidato a prefeito e o Alan não aceitou”.


Custo menor
Não só a campanha será curta, com 45 dias; mas também, o horário eleitoral teve o seu tempo diminuído, o que deve reduzir os custos de produção das peças para o rádio e a televisão.


Uma vantagem, sem dúvida
Na disputa de vagas para vereador, uma eleição de tiro curto em tese beneficiará o político que já tem uma base eleitoral, que já é conhecido, o novato terá pouco tempo para ser fazer conhecer. Nunca o corpo a corpo numa eleição foi tão acirrado como será agora.


Acabou a mamata
Nesta eleição também não terá mais a mamata de dirigente de partido nanico pegar 300, 400, 500 mil reais em dinheiro vivo para “ajudar” na campanha dos candidatos a vereador, quantias que, na verdade iam para o bolso de alguns deles. Agora a burra secou, acabou a dinheirama.


Apenas achei graça
Alguns colegas de menor experiência embarcaram na canoa furada do deputado Jesus Sérgio (PDT), de que poderia assinar a “CPI da BR-34”. E muita ingenuidade imaginar que tendo cargos no governo, o Jesus fosse trombar com os interesses do governo, que é o de não ter CPI.


Joga político muito claro
A ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) não esconde o seu projeto político que é o de montar bases em todos os municípios para trabalhar em 2018 para ela voltar á Câmara Federal. A eleição da Capital, unidade da oposição, são assuntos periféricos para o seu grupo político.


Sinal sabedoria
Seria um sinal de sabedoria da oposição se conseguisse se unir, em Epitaciolândia, em torno de um único candidato para prefeito, porque ficaria mais forte; já que, professora Rosemari (PSD) e o Wiliam (PMDB) têm números razoáveis em todas as pesquisas que vi até o momento.


Escândalo certo
Na eleição para a prefeitura de Assis Brasil uma acusação que circula pode abater mesmo antes de voar uma candidatura a prefeito, porque o fato é algo que a sociedade repugna.


Candidatura bem situada
Uma candidatura que começa bem situada em Assis Brasil é a do ex-prefeito Zum (PSDB), que fez uma boa administração e é querido no município. Entra na disputa com chance real de ganhar. O melhor nome da FPA não vai para a disputa, o ex-prefeito Manoelzinho (PT)


Não acredito
Em política não duvido de nada, mas não consigo acreditar que, com todo desgaste, com problemas jurídicos sérios, o prefeito de Assis Brasil, Betinho (PR) tenha a coragem de disputar a reeleição. Betinho era um gestor que tinha tudo para dar certo, mas afundou.


Ninguém apostava nada
A publicitária Charlene Lima (PV) está fazendo em Sena Madureira uma campanha profissional. Começou do zero, sem nunca ter participado de campanhas políticas no município, caiu na graça da população e hoje é o nome da FPA melhor situado em todas as pesquisas.


A coisa não é tão simples
Alguns políticos falam em novas eleições presidenciais para este ano como se a coisa fosse depender apenas da canetada de uma PEC. Para ser viável teria que, neste momento, a presidente afastada Dilma teria que renunciar e renunciar também o presidente interino Michel Temer. Não há outra saída jurídica. E simplesmente fazer uma eleição não resolveria em nada, porque quem ganhasse teria que governar com este sistema presidencialista político podre e ficar refém dos políticos e partidos nanicos. Quem mais defende a tese de eleições presidenciais este ano é o PT. Por qual razão não defendeu quando a Dilma estava no poder? Fica então uma tese oportunista. E nova eleição, se acontecesse, teria que vir com uma Constituinte só para fazer a reforma política, porque se depender dos atuais senadores e deputados federais a bagunça continua. E sem o fim das coligações proporcionais, suplência de senador, não ter uma cláusula de barreira para frear os partos de partidos nanicos, e nada seria a mesma coisa. Não acredito que possa acontecer, seria como crer em Papai Noel.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.