Menu

Jenilson Leite é o relator da Sindicância da ALEAC que investiga mortes de bebês

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jenilson Leite ( PCdoB) foi escolhido pelos seus pares, membros da comissão de saúde, para ser o relator da Comissão de Sindicância criada pela ALEAC para investigar as mortes de bebês na Maternidade Bárbara Heliodora. A comissão foi criada através de um requerimento da deputada Eliane Sinhasique ( PMDB).


eeda169c-b662-4ace-85af-92bc6c33fb07

Publicidade

A Comissão têm por objetivos apurar as causas de mortes e sequelas em recém-nascidos. Na segunda-feira (13), os parlamentares membros da Comissão realizaram a primeira visita a Maternidade Bárbara Heliodora. Durante o encontro, a direção do Hospital apresentou alguns dados e se dispôs a colaborar com o trabalho de investigação.


A Comissão vai investigar casos de mortes e sequelas em recém nascidos de janeiro de 2015 até a presente data. Serão recolhidos prontuários de mulheres que foram acolhidas na Maternidade e a quantidade exata de óbitos ocorridos. O grupo vai considerar, ainda, se houve a realização de pré-natal durante o período gestacional e casos de doenças que não foram tratadas e acabaram afetando bebês. Por fim, será elaborado um relatório que em seguida vai ser encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).


O relator da sindicância,destacou que o papel da Comissão não é julgar antecipadamente nenhum profissional, mas buscar soluções para possíveis problemas.


“Nosso interesse em vir aqui não é apontar dedo ou lançar culpa e condenação pelos fatos ocorridos, mas captar informações que serão colocadas em um relatório. Para isso, precisaremos da colaboração dos profissionais que atuam da Maternidade”, ponderou.


O presidente da Comissão, deputado Heitor Júnior (PDT), disse que é necessário dar uma resposta à sociedade sobre o que tem ocorrido.


Na semana que vem a Comissão vai receber os primeiros prontuários de pacientes da Maternidade. A partir de então, o grupo contará com o apoio de técnicos especializados para iniciar as investigações. São membros da Comissão os deputados: Heitor Junior (PDT), Jenilson Leite (PCdoB), Leila Galvão (PT), Eliane Sinhasique (PMDB) e Gehlen Diniz (PP).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido