Menu

Pesquisar
Close this search box.

Oposição reviver o modelo do MDA que derrotou o PT

Pela primeira vez neste período de pré-eleição, os dirigentes da oposição sentaram de forma civilizada para tentar encontrar o caminho da candidatura única a prefeito em Rio Branco e nos municípios. No encontro realizado na última segunda-feira na sede do PR, ficou deliberado que será feita uma rodada de pesquisa e os dois últimos colocados terão seus nomes retirados pelos seus partidos. Em seguida serão feitas pesquisas entre os três mais votados, sendo que, quem liderar será o candidato à PMRB e quem ficar em segundo lugar será o vice. O mesmo se aplicará em todos os municípios. Cada partido da oposição indicou três nomes para compor uma comissão especial que trabalhará caso por caso, com total liberdade de decisão. Proposta neste sentido do senador Sérgio Petecão (PSD) –foto- foi aprovada por unanimidade. Querem seguir o modelo do Movimento Democrático Acreano – MDA, que usou as mesmas regras e conseguiu ganhar a prefeitura da Capital, quando o PT era governado por Jorge Viana, no seu melhor momento. A deliberação foi o primeiro passo concreto para a candidatura única à PMRB. Ou não.


CPI da venda de casas
A base do governo terá pela frente muito trabalho para tratar de um tema delicado. A entrada ontem na ALEAC de um pedido da “CPI da venda de Casas”, colocará mais marimbondo no vespeiro do tema. O deputado Gehlen Diniz (PP) conseguiu as oito assinaturas necessárias para a instalação da CPI. A mesa diretora será obrigada a fazer a instalação. É ponto sacramentado.


Ninguém escapará de depor
Os primeiros a serem convocados serão as vítimas do esquema da venda de casas. Todos os que tiveram seus nomes citados também serão chamados a depor na CPI, independente de não terem sido ouvidos no inquérito da Polícia Civil, prometeu o autor, deputado Gehlen (PP).


Será inevitável
O maior constrangimento ficará para o deputado Jamil Asfury (PP), que era o secretário da SEHAB na época do escândalo, que também será ouvido. Não estarão descartadas as acareações. Gehlen promete que a CPI será isenta e não tem foco para prejudicar alvos.


Perda de tempo
O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT), considerou a CPI como perda de tempo e gastos desnecessários, já que o assunto é ponto de apuração da Polícia Civil, MP, o que já redundou em indiciamentos e prisões. Crê Zen que, a CPI não terá nada somará ao que já foi apurado.


Sempre lúcido
O deputado Daniel Zen (PT) é sempre muito lúcido quando faz a defesa do governo, dá o recado sem se esgoelar, na medida certa, e sem atropelar o português, o que não é comum na Aleac. Zen é uma das gratas revelações da nova safra de políticos do PT.


Conversa de bêbado para delegado
O deputado Jesus Sérgio (PDT), um dos maiores defensores do governo, apareceu ontem com uma conversa de bêbado para delegado, dizendo que “poderá ou não assinar a CPI da BR-364”, e aponta a precariedade da estrada, falta de obras, como incentivo para que assine.


Não existe meio termo
Nesta questão da “CPI da BR-364” não tem meio termo ou os deputados do Juruá assinam ou não assinam e cada um que banque o desgaste. Não creio que o deputado Jesus Sérgio (PDT) assine a CPI, pelo seu atrelamento ao governo Tião Viana, de quem é um defensor ferrenho.


É o que tem mais votos
O ex-vereador Zemar (PRB) tem votos, mas seria um vice de difícil convivência se for escolhido para a chapa da candidata a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), e ela ganhe a eleição. O vice do sonho da Fernanda é o vereador Carlinhos do Pelado (PSB), por ser controlável.


Não terá outro voto
O deputado federal Léo de Brito (PT) deverá votar pela cassação do mandato do presidente da Câmara Federal afastado, deputado federal Eduardo Cunha (PMDB). Com farto material probatório dos seus crimes, não há outro caminho sério a não ser o de votar contra Cunha.


Uma triste rotina
Rio Branco ainda é uma cidade pequena para o aparato policial perder a guerra para os bandidos. Quase todo dia é noticiado assalto a uma residência ou comércio. No caso das residências o modo de operação é o mesmo e o grau de apuração é muito pequeno.


Quanto mais mexe, mais fede
O deputado Jamil Asfury (PDT) insiste em trazer para a tribuna da Aleac o escândalo da venda de casas do “Minha Casa, Minha Vida”, descoberto quando era secretário da SEHAB. Há coisas, deputado Jamil que, quanto mais se mexe mais fede. E esse é uma delas, sem dúvida alguma.


Sem o mínimo cacoete
A deputada Leila Galvão (PT) é uma boa parlamentar, mas se mostra desconfortável como a nova líder do PT, mas terá que se acostumar a dividir o seu tempo com as pautas negativas levantadas pela oposição. A “CPI da venda de Casas” será o seu primeiro grande teste.


Sem a menor dúvida
Não tenho a menor dúvida de que a bancada da FPA não vai abrir mão de indicar o Relator da “CPI da venda de Casas”, por ser a peça mais importante e determinante de uma CPI. Nem duvido que também fique com a presidência. Seria aético, mas tem votos para isso.


Candidatura posta e sem volta
Aliados do candidato a prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores (PSB), negam que vai retirar sua candidatura para uma aliança com Marcos Fernandes (PT) e dão um argumento muito forte, o de que Flores encabeça todas as pesquisas feitas até o momento. É de fato um argumento.


Viajando, como sempre
O prefeito de Epitaciolândia, André Hassem, viajando como sempre. Agora não fala mais em reeleição, mas realizar algumas obras até o fim do mandato, juntar um dinheiro fazer uma dobradinha com um candidato a deputado federal e disputar uma vaga na Aleac, em 2018.


Quase intrafegável
Quem vem pela BR-364, conta estar ficando quase intrafegável. Para se ter uma idéia, no trecho de 70 quilometros entre Jurupari-Feijó, leva 3 horas para ser percorrido de carro.


Precisa funcionar
O deputado Raimundinho da Saúde (PTN) tem razão em cobrar o término da obra da UPA de Cruzeiro do Sul, que se arrasta por três anos. Várias construtoras assumiram a dita obra e abandonaram. O seu funcionamento iria desafogar o “Hospital do Juruá”.


Faroeste acreano
As informações que chegam de Sena Madureira não são das melhores, virou um perigo sair de casa à noite, porque se corre o risco de quando retornar, os ladrões terem levado tudo o que estiver dentro. A Segurança, definitivamente, virou o calcanhar de Aquiles do governo.


Pêsames aos comunistas
O deputado Gehlen Diniz (PP) aproveitou o seu tempo na tribuna para desejar ao PCdoB, na pessoa do deputado Jenilson Leite (PCdoB), os “pêsames” a todos os comunistas acreanos pela perda do espaço da vice, na PMRB, para a ex-candidata a prefeita do PSDB, Socorro Nery.


Ainda não creio que ficou louco
O deputado federal César Messias (PSB) não deve ter ficado louco de trocar a comodidade da Câmara Federal para ser candidato a prefeito de Cruzeiro do Sul. Se eleito, mesmo que faça uma gestão séria, não sairá como menos de cinco processos nas costas ao final do mandato.


Dado como certo
Todos dirigentes da oposição com os quais converso já dão o deputado federal Alan Rick (PRB) como aliado nas eleições municipais. Reservo-me a não acreditar. Mas como o parlamentar tem dado o calado como resposta aos comentários, começo a ficar em dúvida.


Não se faria melhor
Com a crise econômica, o Acre sendo um Estado que não tem indústrias, com baixa arrecadação, quedas mensais do FPE, não sei se outro governador faria mais do que o Tião Viana está fazendo. Os horizontes econômicos do Brasil são os mais sombrios ao curto prazo.


Reconhecer mérito sim, bajular, jamais
Não tenho nenhum problema de reconhecer o mérito de quem está no poder, de registrar um feito positivo, mas não posso jamais descambar para o puxa-saquismo explícito de alguns colegas. Mesmo porque, o puxa-saco não ajuda em absolutamente nada quem governa.


Apartaram a farinha?
Depois da detonada do presidente do PHS, Manoel Roque, no prefeito Marcus Alexandre, por conta da escolha de Socorro Nery (PSB) para vice em sua chapa, a única conclusão a que se chega é que o PHS caminha para ficar fora da FPA. Foi um ataque de apartar a farinha.


Tudo é possível, mas duvido pelo conjunto da obra
Mesmo com a luz no fim do túnel da última reunião da oposição, quando sentaram e discutiram de forma civilizada, ainda assim me sinto no direito de continuar duvidando da candidatura única à PMRB. Não é impossível, mas pelo conjunto da obra não é fácil.


Dias sombrios para a política
Com tudo o que está acontecendo na “Lava-Jato”, e com a delação em curso do Marcelo Odebrecht, que terá o poder de demolir a República, pegando a cúpula do PT como Lula e Dilma, e a cúpula do PMDB, como Renan Calheiros, Romero Juca e José Sarney; e, Aécio Neves no PSDB, nós caminhamos para um novo ciclo da política brasileira, para o fim dos grandes caciques da política nacional e o afundamento moral dos partidos. Hoje, em qualquer pesquisa que se fizer o político já virou dono do título da classe mais desacreditada do País. Não se entusiasmem muito com os resultados da “Lava-Jato”, com a permanência do atual sistema presidencialista, uma nova safra de políticos corruptos, apenas substituirá os atuais. Sem um novo sistema político a “Lava-Jato”, apenas enxugará gelo. Não tenho dúvida disso.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.