Menu

Pesquisar
Close this search box.

Iniciada construção de Ecoponto para o descarte de resíduos no bairro Tucumã

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Abrindo a Semana de Meio Ambiente, o prefeito Marcus Viana, assinou nesta quarta-feira, a ordem de serviço para a construção do primeiro Ecoponto do Estado, que já começa a ser construído no Conjunto Tucumã. Os Ecopontos são locais adequados para a onde a população levará resíduos, que posteriormente, serão enviados às Áreas de Triagem e Transbordo (ATT). “São locais próximos das pessoas, onde não poderá ser deixado lixo doméstico e sim resíduos. Atualmente a população faz o descarte em locais inadequados ou paga frete para levar resíduos até a UTRE. Os Ecopontos resolvem esse problema”, explicou o prefeito à comunidade do Tucumã.


3be4eb77-4a5b-48c2-9766-f75cbcd20368


A secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) vai fazer a gestão dos Ecopontos. A equipe da secretaria vai receber, separar e dar destinação aos resíduos que podem ser recebidos nos Ecopontos: resíduos da construção civil (trituráveis, solo, madeira e embalagens), resíduos volumosos, resíduos verdes, resíduos sólidos domiciliares secos, lâmpadas, pneus, eletroeletrônicos, pilhas e baterias.

Anúncios


O titular da SEMSUR, Kellyton Carvalho, diz que a prefeitura vai fazer a administração direta de alguns itens, como restos de material de construção e podas de árvores. Outros produtos, como papelão e plástico deverão passar por processos licitatórios, e deverá ser reciclado por indústrias de plástico instaladas em Rio Branco. Explica ainda que produtos como pilhas, baterias e pneus serão devolvidos à indústria, por meio da política nacional de Logística Reversa. Quinzenalmente, os caminhões das industrias vêm à Rio Branco, buscar os itens, para a reciclagem.


Nos próximos dias, o prefeito vai assinar a ordem de serviço autorizando a construção do segundo Ecoponto de Rio Branco, este será no bairro Conquista. No total, 14 Ecopontos serão construídos na cidade, contemplando todas as regionais urbanas, além disso também serão construídas três Áreas de Triagem e Transbordo (ATT) para o descarte dos resíduos gerados nos Ecopontos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido