Menu

Projeto do Ministério Público do Acre é destaque em evento mundial de promoção à saúde

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Mais de dois mil pesquisadores, gestores, representantes de organizações não-governamentais e da comunidade científica mundial estiveram reunidos em Curitiba (PR), no período de 22 a 27 de maio, para a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde, um evento que acontece a cada quatro anos e que, pela primeira vez, foi realizado numa cidade latino-americana.


b0367faa-15b0-4d16-8196-bcd3331dc602

Publicidade

A proposta do encontro, promovido pela União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde (Uipes), é avaliar o progresso, compartilhar estratégias e resultados de pesquisas, além de refletir sobre políticas e práticas inovadoras que promovam a saúde.


Foi nesse ambiente de conhecimento, inovação e compartilhamento de boas práticas que o programa ‘Viver para Servir’, idealizado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), foi apresentado. Num estande, o diretor de Gestão com Pessoas do MP, Ronney Araújo, que coordena o programa; e a enfermeira Luciana Dantas fizeram demonstrações de como o MP acreano vem trabalhando para transformar o local de trabalho num ambiente saudável.


Mais do que isso, a proposta é valorizar o relacionamento, interação e o bem-estar de membros e servidores, além de oferecer condições para que consigam manter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Essa busca envolve diversas atividades, que incluem ações de saúde, como atendimento médico; emocional, por meio de oficinas; e espiritual, com a realização de imersão filosófica, entre outras.


“Nossa participação no evento foi em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, que foi nossa parceira de primeira hora nesse programa. Quando nós promovemos ações de saúde dentro da instituição, dentro do ambiente de trabalho, a consequência disso é a diminuição do adoecimento e da procura ao Sistema Público de Saúde. Isso interessa aos órgãos de saúde”, explica Ronney Araújo.


Uma nova concepção de vida no trabalho


Criado em 2014, a partir de propostas de membros e servidores, o Viver para Servir é uma ação estratégica da política de gestão que inaugurou uma nova concepção de vida no MPAC, que também pudesse interferir de forma positiva fora do ambiente de trabalho.


Entre as primeiras ações, destaca-se o Circuito de Saúde, realizado em Rio Branco e no interior do estado. Foi oferecida uma série de serviços que avaliaram as condições de saúde dos participantes e, com esses dados, o MPAC definiu estratégias de prevenção e promoção de saúde.


Uma delas foi a criação do Centro de Especialidades em Saúde (CES), que ainda não foi oficialmente inaugurado, mas que já se encontra em funcionamento. Atualmente, os atendimentos são feitos por profissionais, como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros, além de diversas atividades preventivas. São serviços que foram definidos a partir do Circuito de Saúde.
O programa contabiliza outras atividades, entre elas, oficinas criativas, imersão filosófica, rodas de conversa, que trouxeram ao Acre profissionais renomados, como a psicóloga Polyanna Rodrigues, pós-graduada com fundamentação junguiana; a artista e professora russa Ekaterina Bernik, que vive em São Paulo; a astróloga e terapeuta Astrid Schen Bender; o engenheiro florestal e mestre em ecologia Júnior Fragoso; além do físico quântico Eduardo Marino, pós-doutor pela Universidade de Harvard.


“Quis deixar, com minha administração, um legado junto a cada um que integra o Ministério Público do Acre, do servidor mais humilde ao procurador-geral. Que eles possam se sentir verdadeiramente felizes com sua missão, de sorte que o Ministério Público possa ser cada vez mais útil àqueles que precisam de sua ação”, destaca o procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.


Programa reconhecido e premiado

Publicidade

Em 2014, concorrendo com 655 práticas bem-sucedidas das unidades do Ministério Público de todo o Brasil, o programa ‘Viver para Servir – uma nova concepção de vida no trabalho’ ficou em quinto lugar no Prêmio CNMP, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público.


A iniciativa tem como objetivo identificar, premiar e disseminar projetos bem-sucedidos do MP brasileiro, alinhados ao Mapa Estratégico Nacional, e que contribuam, de alguma forma, para a melhoria da eficiência institucional e dos serviços prestados à sociedade.


Representantes de instituições, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), já estiveram no MPAC para conhecer melhor a proposta do programa, que chamou a atenção também das unidades do MP de outros estados.


“O reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo. Precisamos avançar mais, cuidar bem de nossos membros, servidores, para que eles possam, de fato, viver para servir”, acrescenta o procurador-geral.


bbf7fbcd-3331-4a73-8324-99cdeec7af16 b160c586-59c3-4115-ae9f-4c3e910903a7 1a889ca8-5c6f-4b92-b58e-ea4a7ad0b48b


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido