Menu

No Acre, 120 pessoas irão conduzir a Tocha Olímpica num trajeto de 24 km

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A contagem regressiva já começou para a passagem da Tocha Olímpica no Acre. A pouco menos de 20 dias, Rio Branco deve atrair olhares de todo o país. A Tocha Olímpica chegará a Rio Branco por via aérea, por volta das 8h, do dia 21 de junho.


A largada para o revezamento está prevista para ocorrer as 13h55 num percurso de 24 quilômetros saindo do Parque do Tucumã (imediações do conjunto Ruy Lino) sentido centro com encerramento no Calçadão da Gameleira, Segundo Distrito, com um grande evento de celebração. A Chama Olímpica deverá deixar a capital acreana por volta das 20h do mesmo dia.

Publicidade

Revezamento será realizado em meio a atrações culturais


A prefeitura de Rio Branco, principal parceira na organização do evento esportivo, prepara uma vasta programação cultural e esportiva, a fim de envolver e estimular o espirito esportivo dos acrianos.


Em entrevista a reportagem do ac24horas, o secretário municipal de esporte e Lazer, Afrânio de Lima, explica que ao longo do percurso da Tocha Olímpica serão montados vários pontos com atrações culturais variadas, que servirá também para dar apoio as paradas técnicas rápidas dos condutores da Tocha.


De acordo com informações repassadas pelo secretário, 120 condutores participam do revezamento da Tocha Olímpica em Rio Branco (AC). Ao longo do percurso irá ocorrer várias paradas rápidas e uma parada técnica de aproximadamente 15 minutos. Os locais já foram listados, mas serão mantidos em sigilo e divulgados de acordo com o calendário estabelecido pelo Comitê Olímpico.


Condutores da Tocha Olímpica


A lista parcial dos condutores da Tocha será conhecida dois dias antes do evento. A lista oficial somente será anunciada no dia 21 de junho também por questões de protocolo de segurança estabelecida pelo Comitê de Segurança do Revezamento Olímpico.


Afrânio Lima explica que dos 120 nomes, a prefeitura de Rio Branco sugeriu apenas 10. Essas pessoas, segundo ele, devem representar a história, cultura e o esporte acriano. Sem dizer nomes, Afrânio disse que a ideia foi reunir pessoas comum: aposentado, seringueiro, professores, atletas e ex-atletas com e sem necessidades especiais.


Os demais nomes foram sugeridos e serão acatados pelos membros do Comitê Olímpico e patrocinadores do evento: Nissan, Bradesco, Cola-Cola e outros.


“Não vou aqui citar nomes, a fim de evitar possíveis constrangimentos, uma vez que sugerimos os nomes, mas quem decide a lista de pessoas que conduzirão a Tocha é o Comitê Olímpico. É possível que até 24 horas antes do evento essa lista de participantes possa sofrer alterações, portanto, devemos seguir a recomendação”, explica Afrânio de Lima.


Segurança

Publicidade

O secretário de Esporte e Lazer de Rio Branco, Afrânio de Lima, ressalta que um grande esquema de segurança está sendo coordenado pelas policiais locais, Ministério da Defesa, Polícia Rodoviária Federal, Detran e RBTrans.


“O comitê de Segurança já trabalha para preparar todo o trajeto e garantir um evento seguro e organizado aos acrianos. As vias principais precisam ser liberadas, as polícias estarão atentas e trabalhando, de forma coordenada, para que esse seja o maior e melhor evento esportivo já realizado no Acre. A passagem da Tocha Olímpica é um momento único e vai emocionar todos que prestigiarem esse importante evento. Aproveito para convidar todos os acrianos, crianças, jovens, adultos e idosos. Todos juntos, numa grande festa, para celebração do esporte”, destaca Afrânio de Lima.


Atividades Culturais


Os interessados em participar do edital para seleção de atividades artísticas e culturais que irá compor a programação da Passagem da Tocha Olímpica pela capital ainda podem se inscrever até a próxima terça-feira, 31 de maio.


O objetivo é compor uma vasta programação da passagem da Tocha Olímpica pela cidade de Rio Branco. Para mais informações, os interessados devem acessar o endereço eletrônico: www.riobranco.ac.gov.br, pelo blog www.culturariobranco.blogspot.com, ou pelos telefones 9978-6085 ou 3224-0899, e também no Centro Cultural Thaumaturgo Filho, localizado na Travessa Luiz Z. da Silva, Nº 499, no Conjunto Manoel Julião.


REVEZAMENTO


Com o objetivo suscitar o espírito esportivo na população e criar um sentimento de pertencimento às Olimpíadas, o revezamento da Tocha Olímpica é um dos principais símbolos das Olimpíadas e Paralímpicos Rio-2016 e, tradicionalmente, ocorre no mundo inteiro desde 1936.


A tocha será carregada por aproximadamente 10 mil condutores ao longo de cerca de 20.000 km e voar em torno de 10 mil milhas pelo país até o dia 5 de agosto de 2016, quando acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Maracanã, no Rio de Janeiro.


A jornada da tocha começou em maio de 2016, na Grécia, onde foi acesa em Olímpia, cidade-berço da Olimpíada. Após percorrer as cidades gregas foi levada a Atenas, de onde seguiu, de avião, direto para o Brasil.


Depois que todos os estados brasileiros receberem a chama, a Tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura, dia 5 de agosto, no Maracanã (Rio de Janeiro).


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido