Menu

Pesquisar
Close this search box.

Moradores relatam problemas de saúde após instalação de incineradora de resíduos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Usina Liberdade Ambiental, localizada na comunidade Santa Rosa, em Cruzeiro do Sul, que realiza incineração de resíduos hospitalares, lixo industrial danoso e agropecuário, vem se tornando alvo de reclamações de moradores dos arredores. Vizinhos da usina relatam problemas de saúde principalmente nos idosos, que seriam causados pela fumaça e o mau cheiro.


“Quando ela começou a funcionar já veio as consequências. OS problemas respiratórios são muitos. Nós estamos procurando uma solução para esse problema. Além da falta de ar, dá muita dor de cabeça, e além do mau cheiro”, contou o morador Francisco Julião.

Anúncios


De acordo com o proprietário da empresa, a usina está toda regular, e garante que a fumaça não é tóxica. Segundo ele, a tecnologia adquirida pela usina já garante a proteção ambiental.


“ A fumaça que sai, já recebeu um tratamento, já vem sendo trabalhada. Ela passa por um processo de resfriamento, passa por três tanques de filtragem, e o produto que sai em forma de vapor, pela chaminé, não tem mais nenhum produto tóxico e nocivo ao ser humano”, alegou Rodrigo Schommer.


Essa semana, o Instituto do Meio Ambiente do Acre (Ima) foi ao local, atendendo as reclamações dos moradores, e segundo a técnica responsável pela avalição, não foi constatado nenhum elemento que poderia causar danos à saúde dos moradores. Ela afirma ainda que o Imac fará outras vistorias na usina, mas garante que até o momento a empresa está em condições adequadas de operação.


“Nossa vistoria de monitoramento não constatamos nada, nem quanto ao poluição atmosférica, nem quanto a situação de odor, e quando a empresa foi licenciada atendia todos os parâmetros”, explicou a técnica. As informações são d site Juruá Online


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido