Menu

​Prédio do antigo Meta pode virar Museu dos Povos Acreanos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prédio histórico da Ordem dos Servos de Maria, conhecido por ter abrigado por anos o antigo “Colégio dos Padres” e depois o Colégio Meta, pode agora funcionar como Museu dos Povos Acreanos.


O governador Sebastião Viana assinou na manhã desta sexta-feira, 27, junto com o frei Charlie Leitão, a desapropriação do prédio histórico. Com a propriedade histórica pertencendo ao governo do Estado, a ideia é de que ele seja recuperado para se tornar o Museu dos Povos Acreanos, projeto idealizado pela primeira-dama Marlúcia Cândida. A expectativa é de que o espaço seja revitalizado e inaugurado em junho de 2018.

Publicidade

O processo de desapropriação do espaço histórico levou dois anos e quatro meses. O frei Charlie Leitão ressalta que a construção do colégio, ainda nos anos 60, foi uma tentativa da Ordem de dar continuidade à formação cultural e educacional do Acre.


Depois de um tempo, dois formandos da unidade o assumiram e o transformaram no clássico Colégio Meta. Ainda assim, nos últimos anos, o prédio esteve abandonado.


“Esta agora é a maneira de dar a importância a um espaço que tem valor histórico. Quando surgiu essa ideia, a Ordem refletiu, e tomamos a decisão de entrar nesse projeto junto com o governo do Estado para favorecer esse sentimento de acreanidade que todos nós temos presentes dentro da própria história dos Servos de Maria no Acre”, conta.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido