Menu

Pesquisar
Close this search box.

Polícia Militar do Acre comemora 100 anos com solenidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Militar do Acre comemorou seu centenário durante solenidade na manhã desta sexta-feira, 27, na frente do quartel da instituição em Rio Branco com desfiles e homenagens. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, entre elas o governador Sebastião Viana, a presidente do Tribunal de Justiça, Maria Cezarinete Angelim, e o presidente da Assembleia Legislativa, Ney Amorim. Autoridades da Bolívia e do Peru também participaram das comemorações.


Na oportunidade, 100 pessoas foram homenageadas pela Polícia Militar do Acre com a ordem do mérito “Guardiões da Estrela Altaneira”. Entre os homenageados estavam o governador Sebastião Viana e sua vice Nazaré Araújo.

Anúncios


O comandante da Polícia Militar do Acre, Júlio César, fez um discurso de agradecimento ao governo e a corporação e encerrou sua fala citando o hino da PM. “És por Deus abençoada. Viva a nossa Polícia Militar e mais 100 anos de vida”, completou.


O governador Sebastião Viana disse que mais de 25% do efetivo atual da PM foi contratado em seu governo via concurso público. Ele também fez um rápido resumo da história da corporação salientando a importância da instituição para o Estado.


“Vejo um sentido de comunidade na Polícia Militar do Acre. Pela dedicação pelos riscos de vida o que eu posso dizer do meu orgulho pela Polícia Militar. Vida longa e que daqui a 100 anos lembrem da dedicação de vocês. Servir e proteger”, encerrou Viana.


Um breve histórico dos 100 anos da Polícia Militar do Acre

Em 25 de maio de 1916, o Governo Federal através do decreto n° 12.077, criou as Companhias Regionais, com missão de conservar a ordem pública em cada Departamento, inclusive do recém-criado Alto-Tarauacá. As Companhias Regionais são consideradas como o embrião do Polícia Militar de hoje, por isso se comemora o aniversário da PMAC no dia 25 de maio.


A estrutura organizacional da milícia acreana modificava-se de acordo com o desenvolvimento administrativo do Acre. Após a unificação dos Departamentos, em 1° de janeiro de 1921, as Companhias Regionais foram extintas. Em seu lugar, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre.


Nesse período, escritos comprovam a participação efetiva da milícia acreana nas mais diversas áreas sociais. Além da segurança pública realizada, os soldados também deram valiosas contribuições na construção civil, no ensino e na própria administração do território.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido