Menu

Pesquisar
Close this search box.

Comissão aprova PEC que extingue pensão de ex-governadores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os deputados estaduais que integram a Comissão Especial criada para analisar matérias polêmicas na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovaram na tarde desta terça-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue a pensão vitalícia de ex-governadores no Estado do Acre.


86b83187-bf84-48d5-8388-1f079b560ccb


O projeto é de autoria do deputado Gerlen Diniz (PP). O progressista diz que foi difícil, mas conseguiu as assinaturas necessárias para apresentar a PEC que acaba com o pagamento de pensão vitalícia mandatários que ocupam a cadeira de chefe do executivo estadual pelo período de quatro anos.

Anúncios


A PEC revoga integralmente o artigo 77 da Constituição do Estado do Acre, que permitia a concessão do benefício para ex-governadores. “Se a PEC foi aprovada na comissão especial onde o governo tem a maioria, acredito que receberá apoio de todos os deputados numa votação no plenário da Casa”, diz Gerlen Diniz.


A pensão de ex-governadores chegou a ser extinta na passagem de Orlei Cameli pelo governo do Acre, mas voltou no período que Jorge Viana (PT) chegou ao executivo e um novo projeto foi apresentado para o retorno da pensão que o beneficiou após oitos anos de mandato à frente do Estado.


Em Ações Diretas de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal a OAB argumenta que a Constituição Federal de 1988 só autoriza o pagamento de subsídios para ex-governador. Caso prevaleça este entendimento, alguns ex-governadores deixaria de receber a aposentadoria vitalícia.


Neste caso, os ex-governadores Flaviano Melo, Edson Cadaxo, Edmundo Pinto, Romildo Magalhães, Orleir Cameli, Jorge Viana, Binho Marques e Sebastião Viana não teriam direito ao benefício, mas o fim do pagamento depende da apreciação da ADIN no Supremo Tribunal Federal, o que não tem data prevista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido